Projectos

Notícias e Eventos

ENSP NOVA celebra Noite Europeia dos Investigadores

Publicado a 17/09/2024

Na Noite Europeia dos Investigadores, que se assinalou no dia 27 de setembro, o Pavilhão do Conhecimento abriu as suas portas fora de horas para os cidadãos terem acesso a um serão diferente, com uma mostra alargada de projetos de investigação de várias áreas. A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa aderiu a esta iniciativa e partilhou com os milhares de cidadãos que por ali passaram alguns dos seus projetos, através de vídeos, jogos e outras dinâmicas que permitiram levar a ciência mais perto de todos.

 

Será que a configuração dos espaços influencia a nossa saúde? E o design do espaço público? Estas foram duas das principais questões que orientaram a participação da ENSP NOVA nesta Noite Europeia dos Investigadores. Através da visualização de pequenos vídeos e participação em quizzes foi possível explorar com um grupo de investigadoras da ENSP NOVA (Carolina Santos, Louise Hoffmeister, Maria José Diniz e Patrícia Sousa Paulo) os atributos das comunidades saudáveis e como os ambientes de vida influenciam a incidência de doenças e sustentabilidade da vida no Planeta.

Os mais novos, através de um jogo da memória, tiveram oportunidade de perceber o impacto que o plástico está a ter no mundo e também no nosso organismo. Para os mais velhos, um quizz desafiou os conhecimentos que têm sobre a organização das cidades, o impacto da mobilidade, entre muitas outras questões. Houve ainda possibilidade de apresentar vídeos e mensagens de outros projetos relacionados com áreas diversas, desde a saúde da mulher à segurança do doente e a qualidade dos cuidados de saúde.

 

A participação da ENSP NOVA surgiu na sequência de um convite da Agência Ciência Viva. O mote desta edição foi “Science for Global Challenges”. A Noite Europeia dos Investigadores (European Research Night) é celebrada em cada vez mais locais, sendo um evento que tem como objetivo aproximar a ciência da sociedade, levando-a aos mais diversos públicos de forma simples, divertida e cativante.

Foi em 2005 que teve lugar a primeira edição da Noite Europeia dos Investigadores, promovida pela Comissão Europeia. Neste momento, o evento já acontece em 26 países e em mais de 300 cidades, sempre tendo como mote um tema diferente todos os anos.