Projectos

Notícias e Eventos

ENSP NOVA associa-se ao “Diagnóstico seguro”

Publicado a 03/10/2024

“Diagnóstico seguro” foi o tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde para o Dia Mundial da Segurança do Doente de 2024. A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA) associa-se às celebrações do dia 17 de setembro, partilhando um conjunto de informações em português relacionadas com a importância do diagnóstico correto para os resultados em saúde.

 

De forma simbólica, e com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade para a importância do diagnóstico seguro, a ENSP NOVA vai nesta efeméride iluminar de laranja algumas zonas na entrada da escola e adaptar a mesma cor no site, respondendo ao repto lançado pela OMS.

Com as várias iniciativas e trabalhos em que está envolvida, a ENSP NOVA que é um Centro Colaborador da OMS para a Educação, Investigação e Avaliação da Segurança e Qualidade nos Cuidados de Saúde, designado pela OMS desde junho de 2020, pretende dar mais visibilidade a esta campanha e disponibilizar à comunidade lusófona materiais de sensibilização em português, que permitam alcançar de forma mais rápida os resultados necessários para aumentar a cultura de segurança nas instituições. Esta é, aliás, uma das áreas de diferenciação da escola, presente na sua oferta formativa e na qual têm sido formadas várias gerações de profissionais de saúde e lideranças.

 

Estima-se que a magnitude dos erros de diagnóstico seja responsável por cerca de 16% dos danos evitáveis nos sistemas de saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) apela, por isso, a esforços concertados para reduzir significativamente os erros de diagnóstico através de intervenções multifacetadas assentes no pensamento sistémico e no envolvimento ativo dos doentes, das suas famílias, dos profissionais de saúde e dos responsáveis pelos cuidados de saúde.

 

 

Trabalho da ENSP NOVA na área da Segurança do Doente

A segurança do doente é uma área à qual a ENSP NOVA se tem dedicado nos últimos anos com particular destaque. Nesse sentido, já em 2024, o  Centro Colaborador da OMS para a Educação, Investigação e Avaliação da Segurança e Qualidade nos Cuidados de Saúde foi redesignado por mais quatro anos, para o período 2024-2028, pela OMS.

Nos últimos anos, a equipa da ENSP NOVA desenvolveu várias atividades em parceria com a  OMS e com instituições de referência, salientando-se a colaboração na revisão do WHO Patient Safety Curriculum Guide, o apoio no reforço e disseminação do Framework on Patient Safety and Family Engagement, a elaboração e revisão de diversos documentos da OMS, nomeadamente o WHO Global Patient Safety Report 2024, a participação em atividades nacionais e internacionais alinhadas com a implementação do Global Patient Safety Action Plan 2021-2030, a organização da 1.ª WHO Autunm School on Quality and Patient Safety em parceria com o WHO European Centre of Excellence for Quality in Care and Patient Safety e a organização da 2.ª edição WHO Autunm School on Quality and Patient Safety.

Conheça o Centro Colaborador

 

No âmbito da Investigação, a ENSP NOVA tem também apostado em projetos dedicados à segurança do doente nas suas diversas vertentes.

Atualmente, a ENSP NOVA é o parceiro nacional do projeto SAFEST (Improving quality and patient SAFEty in surgical care through STandardisation and harmonisation of perioperative care in Europe), projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Horizon Europe que pretende desempenhar um papel decisivo na melhoria da segurança dos cuidados pericirúrgicos através do desenvolvimento de práticas padronizadas SAFEST e a sua implementação em 10 hospitais de cinco países da União Europeia. Fazem parte do consórcio 10 parceiros de sete países europeus, responsáveis por nove pacotes de trabalho, onde a ENSP NOVA tem a responsabilidade de monitorizar e avaliar a intervenção, bem como coordenar os trabalhos a nível nacional.

A ENSP NOVA participa também no ERNST (COST Action 19113), um projeto de 4 anos que promove a discussão e partilha de conhecimento científico, contribuindo para um diálogo aberto entre os diversos parceiros acerca das consequências associadas ao fenómeno da segunda vítima. Integra parceiros de mais de 37 países com disciplinas e abordagens diversificadas, tendo 4 pacotes de trabalho. A ENSP NOVA coordena o Working Group 3 da Cost Action, intitulado “Making it Happen – Make feasible interventions, train professionals, and implement cultural, legal or educational changes.”

A ENSP NOVA participa ainda no Better Care – Supporting Emerging Care Economy, Empowering Caregivers to Provide Safe Care at Home, projeto europeu – iniciativa COST – que tem como objetivo a implementação de estratégias para melhorar a segurança nos cuidados domiciliários, com particular enfoque na caracterização e prevenção de erros relacionados com os cuidadores informais. O projeto, que começou em 2023 e irá até 2027, desenvolver-se-á através da criação, discussão e partilha de conhecimento de diversas áreas. A ENSP NOVA coordena o Work Group 2, intitulado “Review and Description of the State-Of-The-Art of Safe Care at Home – Conceptualization, map interventions and training programmes, metrics”.