Projectos

Notícias e Eventos

ENSP NOVA apresenta prioridades para Saúde Pública

Publicado a 05/10/2024

A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa apresentou, dia 9 de julho, em conjunto com mais de 80 organizações e peritos nacionais e internacionais, as recomendações consideradas prioritárias para o futuro da Saúde Pública e publicadas no âmbito do White Paper – Leading the Way to a Healthy Future.

 

O White Paper foi criado no âmbito da Plataforma “Leading the Way to a Healthy Future”. Esta plataforma de cooperação pioneira foi criada pela ENSP NOVA e agrega mais de 80 parceiros de vários setores e áreas de atividade, que têm como prioridade promover um modelo de Saúde Pública 5.0, que dê resposta aos principais desafios dos sistemas de saúde e da sociedade – como as emergências de saúde, as alterações climáticas, os recursos humanos ou o envelhecimento da população.

As recomendações dos especialistas destacam a importância da gestão e organização na transformação dos sistemas de saúde, bem como a necessidade de uma maior participação dos cidadãos e de respostas integradas do ecossistema social e económico aos desafios. O foco na saúde mental, na planificação e preparação a emergências de saúde pública e na sustentabilidade ambiental são outras das ideias defendidas, reforçando-se ainda a importância da translação do conhecimento, apoiada na transformação tecnológica, e uma nova visão para os recursos humanos em saúde. Fique a conhecer o White Paper na íntegra.

 

“O White Paper teve como ponto de partida quatro grandes desafios consensualizados entre os peritos: alterações climáticas, envelhecimento populacional, capacidade de resistência dos sistemas de saúde às ameaças e emergências de saúde pública e o contexto de um crescimento económico lento e de inflação. Foi com base nestes quatro desafios que identificámos as políticas e sistemas saudáveis, comunidades saudáveis, força de trabalho saudável e saúde sustentável como as quatro grandes áreas de intervenção prioritária para as quais fazemos recomendações concretas e identificados medidas facilitadoras e boas práticas que vão permitir alcançar os resultados”, explica a diretora da ENSP NOVA, Sónia Dias.

A diretora da ENSP NOVA realça que “este trabalho colaborativo inédito é um exemplo de excelência de como a abertura da academia à sociedade permite encontrar respostas para os problemas concretos do país e das pessoas, ficando agora o White Paper disponível enquanto ferramenta de trabalho para os decisores políticos e para todos os setores que participam de forma direta ou indireta na saúde”.

A plataforma quer ser uma parceira ativa na construção de um futuro sustentável, promovendo abordagens ágeis, colaborativas e apoiadas na tecnologia, que garantam o bem-estar das populações. Pretende-se também criar um ambiente propício à inovação para transformar os sistemas de saúde, com impacto social, mas também na gestão organizacional, participação, modelos de negócio, tecnológico, digital, inteligência artificial, análise de dados entre outros.

Reveja o evento de apresentação do White Paper e fique a par dos próximos passos da Plataforma Leading the Way to a Healthy Future.