Durante uma semana, Cascais foi palco da 38th Annual Conference of the European Health Psychology Society, cuja organização foi liderada pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA). Na sessão de abertura do evento, a diretora da ENSP NOVA, Sónia Dias, salientou a importância da psicologia da saúde nas alterações necessárias a uma melhor Saúde Pública para todos e destacou o papel que a escola tem tido em termos de formação e investigação.
Na conferência, marcada por vários momentos inovadores, houve ainda oportunidade de apresentar aos mais de 1000 inscritos, muitos dos quais estrangeiros, a tão portuguesa palavra “saudade”, através de um momento de fado, com Gonçalo Castelbranco, que permitiu também abordar a ligação que a cultura tem com a área da saúde.
Na sua intervenção, Sónia Dias deu os parabéns a todos os envolvidos pelo programa de excelência e agradeceu a Marta Marques e Cristina Godinho, chairs do evento e professoras da ENSP NOVA, pela magnitude da semana de trabalhos e contributos para um futuro mais saudável e sustentável. O evento contou também com o apoio do Comprehensive Health Research Center (CHRC).
A diretora da ENSP NOVA aproveitou a ocasião para partilhar o trabalho que tem sido desenvolvido através da ENSP NOVA e do CHRC para criar evidência que contribua para decisões mais ágeis e informadas, nomeadamente na área da saúde mental e do bem-estar. “Este evento é uma excelente oportunidade para partilhar conhecimento e cimentar a importância que as ciências sociais podem ter na resposta aos grandes desafios que a sociedade enfrenta, nomeadamente na Saúde Pública, sempre com a ideia de envolver todos os intervenientes, bem como as comunidades, não deixando ninguém para trás”, disse.
“Estamos empenhados em investir em investigação inovadora que possa impulsionar soluções baseadas na evidência (incluindo soluções digitais) para enfrentar desafios emergentes na Saúde Pública, incluindo a prevenção e gestão de doenças não transmissíveis, o envelhecimento e a sustentabilidade ambiental, entre outras áreas”, concluiu a diretora.
Com o tema “Health Psychology for a Sustainable Future”, o maior congresso científico a nível mundial na área da Psicologia da Saúde e áreas adjacentes, como ciências comportamentais, ciência da implementação, saúde mental, saúde digital e promoção da saúde, abordou temas de saúde muito relevantes e atuais, tais como a as iniquidades em saúde e inclusão, políticas de saúde e soluções digitais, desafios demográficos e alterações climáticas, promoção da saúde e bem-estar ao longo do ciclo de vida.