Um grupo de 7 estudantes da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA) participou na primeira edição da Summer School PROTECT 24, um curso realizado no âmbito do programa ERASMUS + – Blended Intensive program – BIP, organizada pelas universidades Miguel Hernández, Espanha, Hochschule RheinMain, Alemanha, LAB University of Applied Sciences, Finland e ENSP NOVA, Portugal. A primeira edição da Summer School PROTECT 24 decorreu entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro.
Este evento contou com a presença de estudantes de Portugal, Espanha, Alemanha e Finlândia, e foi estruturado em torno da aplicação de frameworks para a avaliação e mitigação de riscos no âmbito da Segurança do Doente.
Para além da formação prática no uso de ferramentas de gestão do risco, o programa proporcionou um espaço valioso para a partilha de experiências e boas práticas nas áreas da Qualidade em Saúde e Segurança do Doente, destacando-se a relevância para o reforço dos sistemas de saúde.
A Summer School incluiu também seminários sobre o conceito de “Second Victim” (Professor Jose Mira Solves. Universidade Miguel Hernández), onde se abordou o impacto emocional em profissionais de saúde após eventos adversos, a apresentação da estratégia da OMS para a década – “Global Action for Patient Safety 2021-2030” (Professor Paulo Sousa, ENSP NOVA), e sessões dedicadas à comunicação eficaz em momentos de crise (Professor Reinhard Strametz, Hochschule RheinMain e Professora Susanna Tella, LAB University of Applied Sciences).
Esta combinação de formação teórica e prática reforçou a importância de implementar práticas seguras e eficazes na promoção da segurança do doente, destacando a necessidade de uma abordagem holística e proativa no planeamento e gestão da qualidade em saúde.