“A Escola só existe porque vocês existem. É um grande orgulho trabalhar com todos”, afirmou a diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), Sónia Dias. “Aproveitem estes anos transformadores, que vão marcar uma alteração do vosso percurso profissional”, reforçou o subdiretor, Rui Santana. Foi desta forma que foram dadas as boas-vindas aos novos alunos da ENSP NOVA, num Welcome Day informal, que permitiu apresentar o campus aos recém-chegados e as principais oportunidades que encontram na ENSP NOVA, num evento que contou com a organização da Associação de Estudantes da ENSP NOVA e com a participação da Associação de Antigos Alunos.
O primeiro momento teve lugar no emblemático auditório Coriolano Ferreira, altura em que a diretora da ENSP NOVA fez uma breve intervenção, na qual partilhou a história de sucesso da Escola, com mais de cinco décadas a formar lideranças e profissionais de saúde nas mais variadas áreas. Sónia Dias aproveitou, ainda, para incentivar os novos alunos a darem também passos na área da investigação, com a ENSP NOVA envolvida em dezenas de projetos e consórcios europeus de grande sucesso.
“Proporcionamos um ensino de proximidade aos problemas reais e a investigação que fazemos responde a estes desafios e está também incorporada nas aprendizagens. Aproveitem o que a ENSP NOVA tem de melhor”, reforçou a diretora, lembrando que muitos dos atuais e antigos alunos “fazem parte do sistema de saúde” e que os docentes e investigadores têm também muita experiência e ligação direta aos serviços de saúde, governança, estruturas políticas de governação, etc, pelo que a passagem pela ENSP NOVA é um momento único para alimentar uma rede de conhecimentos.
Já o subdiretor partilhou algumas informações sobre a internacionalização da ENSP NOVA e a oferta de cada vez mais cursos e formações em inglês, lembrando também a excelência de muitos “visiting professors” com que os alunos se cruzarão nos seus percursos. “Procuramos uma constante inovação nos métodos pedagógicos que utilizamos, integrando novas tecnologias, como a inteligência artificial, e trazemos para as nossas aulas simuladores internacionais e metodologias de case study, entre muitos outros exemplos”, reforçou Rui Santana.
A sessão, que decorreu no dia 1 de outubro, terminou com um convívio nos jardins da ENSP NOVA, momento que contou com docentes, investigadores, staff e novos alunos e que serviu para marcar o início de um ano de grandes aprendizagens.