Projectos

Notícias e Eventos

Primeira Pós-Graduação em Integração de Cuidados no país

Publicado a 21/10/2024

A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA) assinou um protocolo que vai permitir avançar com a primeira Pós-Graduação em Integração de Cuidados em Portugal. O acordo de colaboração foi formalizado com a Portuguese Association for Integrated Care (PAFIC), durante o 4º Encontro Nacional de Integração de Cuidados, que decorreu este mês, em Aveiro.

As transformações económicas, sociais e culturais das últimas décadas têm alterado o perfil sociodemográfico da população, com os sistemas de saúde a sofreram cada vez maior pressão para responder a uma população mais envelhecida e com mais doença crónica. A integração de cuidados surge como um caminho determinante para a organização de melhores respostas, que vão ao encontro das necessidades e expetativas dos cidadãos, mas também dos profissionais de saúde.

 

“A assinatura deste protocolo que vai conduzir ao lançamento desta Pós-Graduação em Integração de Cuidados é um marco significativo para a saúde em Portugal. Com a crescente necessidade de modelos de cuidados mais integrados, este programa responde diretamente aos desafios que o sistema de saúde enfrenta hoje e às necessidades dos líderes, gestores, administradores e outros profissionais que fazem parte do sistema de saúde, muito em particular com uma metodologia aplicada às necessidades das ULS”, explica o subdiretor da ENSP NOVA, Rui Santana.

“A ENSP NOVA está a promover mais uma formação especializada e colaborativa, cientes de que só um modelo de ensino aberto, em parceria e apoiado em casos práticos poderá preparar os profissionais que irão liderar a transformação da prestação de cuidados em Portugal, garantindo maior eficiência e melhores resultados para as pessoas”, acrescenta Rui Santana.

 

“A integração de cuidados é fundamental para a continuidade e a qualidade dos cuidados de saúde, especialmente numa altura tão desafiante e complexa como aquela que vivemos. Esta parceria com a ENSP NOVA reflete o nosso compromisso com a capacitação de profissionais para que possam implementar soluções inovadoras e eficazes. Acreditamos que este protocolo será um passo crucial na promoção de um sistema de saúde verdadeiramente centrado nas necessidades das pessoas, com benefícios claros para a sociedade”, afirma a presidente da PAFIC, Adelaide Belo.

 

Este curso surge como resposta à crescente necessidade de profissionais capazes de articular diferentes níveis de cuidados de saúde, colocando a pessoa no centro do processo e assegurando uma abordagem mais integrada e contínua. A assinatura do protocolo simboliza um compromisso com a formação avançada de profissionais, fornecendo-lhes ferramentas práticas e teóricas para liderar e implementar mudanças nos seus contextos de trabalho.