Os cuidados em saúde para as trabalhadoras sexuais representam um desafio para a Saúde Pública e os Direitos Humanos. Este grupo enfrenta questões únicas e multifacetadas, que exigem abordagens específicas e sensíveis para garantir a equidade na saúde. Na quinta-feira, dia 31 de outubro, entre as 14h e as 15h30, terá lugar um webinar que tem como principal objetivo refletir sobre os desafios dos cuidados de saúde no contexto dos trabalhadores sexuais.
O webinar acontece num momento de aumento da vulnerabilidade em várias condições de saúde, nomeadamente nas infeções sexualmente transmissíveis, doença mental e problemas relacionados com a utilização de algumas substâncias.
A vulnerabilidade é exacerbada pelas condições de trabalho, estigma social e, muitas vezes, a ausência de proteção legal, impedindo que muitas trabalhadoras procurem e recebam cuidados adequados. A discriminação pode ocorrer em ambientes de saúde, onde essas mulheres são julgadas e tratadas de maneira inadequada, levando à desconfiança e evitamento de serviços médicos essenciais. A sensibilização e a capacitação dos profissionais de saúde são fundamentais para mitigar esses preconceitos e garantir um atendimento digno.
O evento é organizado pela Fundação Nacional para a Saúde, com o apoio de várias instituições, nomeadamente a ENSP NOVA. A abertura será feita pela presidente da Fundação, Patrícia Barbosa, e a mediação cabe a José Luiz Telles, professor da ENSP NOVA. Do programa fazem parte instituições e profissionais de saúde, bem como organizações não governamentais. A sessão conta ainda com um testemunho de uma trabalhadora.
Consulte o programa aqui.
Assista ao webinar aqui.