Projectos

Notícias e Eventos

Lançamento da Prescrição Social em Cascais

Publicado a 09/11/2024

A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA) e a Câmara Municipal de Cascais lançaram hoje, oficialmente, uma parceria entre as duas instituições que vai permitir implementar um projeto piloto de Prescrição Social no Município de Cascais. Este projeto inovador vai melhorar a saúde neste concelho, nomeadamente a saúde mental, através da prestação de cuidados de saúde e sociais mais individualizados e centrados nas necessidades de cada pessoa, promovendo-se uma maior integração social e autonomia de todos os envolvidos.

 

A Prescrição Social é uma intervenção inovadora de integração de cuidados de saúde e sociais, centrados na pessoa, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar, otimizar a utilização dos serviços e reduzir as desigualdades em saúde. Esta intervenção pretende dar resposta a necessidades não clínicas (necessidades sociais, emocionais e quotidianas com efeitos na saúde, como o isolamento e solidão, vulnerabilidades sociais e económicas, estilos de vida, ou integração social).

Nesta primeira fase, a ENSP NOVA está a apoiar a Câmara de Cascais na identificação e formação das instituições e equipas que vão tornar o projeto possível no terreno, nomeadamente profissionais de saúde e profissionais do setor social, apoiando ainda campanhas de comunicação centradas neste tema e nos seus benefícios.

A segunda fase do projeto passará pela implementação do piloto e sua monitorização nas diferentes unidades incluídas, nomeadamente na Unidade de Saúde Familiar Emergir, e, pela primeira vez, numa unidade dedicada a pessoas sem médico de família: a Unidade Bata Branca da Santa Casa de Misericórdia de Cascais.

 

“A implementação deste projeto em Cascais é mais um marco significativo na missão da ENSP NOVA de promover a saúde pública e o bem-estar das comunidades. O alargamento do projeto a mais um município demonstra o seu impacto positivo e a sua capacidade de transformar o papel que os cuidados de saúde e outros parceiros podem ter na vida das populações que acompanham. As autarquias, como a Câmara de Cascais, desempenham um papel fundamental na união de esforços com as instituições académicas, de saúde e sociais para criar soluções que respondam às necessidades das suas populações, promovendo a inclusão e o desenvolvimento social”, afirma a Diretora da ENSP NOVA, Sónia Dias.

“A Prescrição Social em Cascais representa o compromisso com o bem-estar e a inclusão dos nossos munícipes, colocando a saúde e o apoio social no centro da nossa ação. Este projeto é um exemplo de como a colaboração entre a autarquia, as instituições de saúde e os parceiros sociais pode criar soluções inovadoras que vão ao encontro das reais necessidades da população. Ao adotar este modelo pioneiro e transformador, Cascais reforça a coesão social, a solidariedade e promoção da saúde, onde todos têm acesso aos recursos necessários para a melhoria da qualidade de vida. Em conjunto, estamos a construir um futuro mais saudável e inclusivo para todos, todos, todos”, destaca o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

 

Sabe-se hoje que 80% da saúde está dependente de determinantes sociais e que cerca de 20% do tempo de consulta nos cuidados de saúde primários acaba por ser dedicado a necessidades sociais. Com a Prescrição Social é possível contribuir de forma positiva para estes indicadores, reduzindo o isolamento social, a dependência funcional e melhorando a saúde mental através da participação em múltiplas atividades, como a atividade física, atividades culturais e voluntariado, e da promoção da motivação, da autonomia e da capacidade dos utentes para a gestão da sua saúde. Estas intervenções têm reflexo na redução, por exemplo, do número de consultas ou recurso a serviços de urgência de forma desadequada.

A Prescrição Social é uma intervenção já consolidada em mais de 20 países. Em Portugal, a ENSP NOVA tem vindo a apoiar várias organizações e municípios no desenho, implementação, monitorização e avaliação desta iniciativa, tendo fundado a rede Prescrição Social em abril deste ano.

 

A rede Prescrição Social Portugal, que está integrada no Centro de Conhecimento em Prescrição Social da ENSP NOVA, tem o propósito de impulsionar a Prescrição Social em Portugal. Integra profissionais multidisciplinares, utilizadores de serviços, gestores, decisores políticos e investigadores, e pretende, numa abordagem colaborativa, potenciar competências, partilhar experiências e disseminar estratégias para a implementação efetiva e sustentável da Prescrição Social em Portugal.