Projectos

Notícias e Eventos

Antigo Diretor da ENSP-NOVA distinguido com Medalha de Mérito da Universidade NOVA

Publicado a 26/07/2019

O Colégio de Diretores da Universidade NOVA decidiu atribuir ao Professor José Caldeira da Silva a Medalha de Mérito da Universidade NOVA, uma distinção concedida para tornar patente e público o reconhecimento a pessoas que se tenham destacado por relevantes serviços prestados à Universidade.

O Prof. Caldeira da Silva teve uma longa e distinta carreira profissional e académica, distinguindo-se em vários cargos e atividades quer no âmbito nacional quer internacional.

Médico de formação, concluiu graus académicos e profissionais em Administração de Saúde e Saúde Pública na Universidade de Lisboa, no King’s Fund College de Londres, na Escola Nacional de Saúde Pública e Medicina Tropical e na Escola Nacional de Saúde Pública.

No âmbito do Ministério da Saúde foi Diretor-Geral dos Hospitais e agraciado com a Medalha de Serviços Distintos do Ministério (grau ouro) em 2007.

Foi Diretor da Revista Portuguesa de Saúde Pública, integrando também várias sociedades científicas nacionais e estrangeiras, e nessa atividade contribuiu significativamente para o enriquecimento da saúde pública e sua divulgação.

O Prof. Caldeira da Silva teve um contributo fundamental para o crescimento da Universidade Nova de Lisboa, liderando o processo de integração da Escola Nacional de Saúde Pública na Universidade em 1994.

A entrega da Medalha de Mérito ao Prof. Caldeira da Silva terá lugar na Cerimónia do Dia da Universidade NOVA de Lisboa, em outubro de 2019.