Centros Colaboradores da OMS

Centro Colaborador da OMS para a Gestão da Saúde

ENSP-NOVA
Quem somos?

O Centro Colaborador da OMS para a Gestão em Saúde está comprometido com uma investigação abrangente, a geração de conhecimento e a disseminação das melhores práticas em gestão de saúde. O seu objetivo é capacitar líderes e profissionais de saúde a nível global através do desenvolvimento de produtos, incluindo orientações e metodologias, bem como iniciativas robustas de formação e educação.

 

Esses esforços irão informar os programas estratégicos da OMS, promover práticas de gestão baseadas em evidências e, em última instância, melhorar os serviços de saúde em todo o mundo.

Pesquisa, Projetos e Atividades

European Health Management Survey (EHMS) – 2024-2028 (de dois em dois anos) – para fornecer dados e informações sobre o estado atual da gestão de saúde em toda a Europa.

 

Comprehensive Hospital Transformation Toolkit (CHTT) – 2024-2027 – para apoiar os hospitais na transição de estruturas organizacionais e de governação tradicionais e hierárquicas para modelos mais flexíveis, adaptativos, eficientes e centrados no paciente, especialmente para populações com condições crónicas múltiplas. Elementos do CHTT:

  • Módulos de formação;
  • Estudos de caso de gestão e simulações;
  • Ferramentas de monitorização e avaliação;
  • Publicações - Resumos de políticas / Resumos técnicos.
Equipa

Alexandre Lourenço

Doutorado em Gestão pela Nova School of Business & Economics. Especialista em Administração Hospitalar, pós-graduado em Gestão de Cuidados de Saúde Primários e Mestre em Gestão da Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).

Foi Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (2016-2022) e é dirigente das associações European Association of Hospital Managers e European Health Management Association.

Administrador hospitalar no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, tendo exercido funções públicas em várias instituições do Ministério da Saúde. Consultor da Organização Mundial de Saúde (OMS) para as áreas de financiamento, e prestação de cuidados de saúde.

Mais informação aqui.

 

 

Rui Santana

Professor Catedrático e Diretor do Departamento de Políticas e Gestão do Sistema de Saúde.

Desempenha atualmente as funções de Sub-Director da ENSP-NOVA e pertence ao Conselho Pedagógico, Conselho Científico e Conselho de Gestão.

É membro do Board of Directors da European Health Management Association (EHMA).

É investigador no Centro de Investigação em Saúde Pública (CISP) e no Comprehensive Health Research Centre (CHRC). As áreas de interesse de investigação são a gestão e o financiamento de organizações de saúde.

Para além da atividade académica desenvolvida, exerceu funções de Administrador Hospitalar e trabalhou na empresa Arthur Andersen.

Mais informação aqui.

 

Joana Seringa

Estudante de Doutoramento na ENSP NOVA. Mestre em Gestão de Saúde, pós-graduada em Controlo de Gestão e Finanças Empresariais pelo ISEG, em Saúde Digital pela ENSP NOVA, e em Inteligência Artificial pela FCT-NOVA.

Atualmente, desempenha funções como Gestora de Projetos Internacionais na ENSP NOVA e como Gestora de Projeto do TEF-Health na Unidade Local de Saúde de Coimbra.

Leciona nas áreas de Inteligência Artificial, Saúde Digital e Cuidados Integrados. Possui experiência em gestão hospitalar em serviços de internamento, consultas externas, blocos operatórios e no Centro de Responsabilidade de Traumatologia Ortopédica.

As suas principais áreas de interesse são saúde digital, inteligência artificial, inovação em saúde e modelos organizacionais.