Projectos

Notícias e Eventos

Conferência “Estado e Sociedade Civil Organizada – Experiências de Colaboração”

Publicado a 31 de Maio de 2018

A Escola Nacional de Saúde Pública apresentou, no dia 30 de maio de 2018, no Auditório António de Almeida Santos da Assembleia da República, os resultados do Projeto SOLIDUS – Solidarity in European Societies: Empowerment, Social Justice and Citizenship, numa conferência intitulada “Estado e Sociedade Civil Organizada – Experiências de Colaboração”.

Desenvolvido por um consórcio de 12 países e financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do Programa Horizonte 2020, o SOLIDUS analisou de forma aprofundada as práticas de solidariedade que vêm sido implementadas na Europa, e que acompanharam o período da crise ou de recuperação face às suas consequências: a forma como emergiram e se desenvolveram, os resultados relacionados e os desenvolvimentos das instituições e das políticas nacionais.

Esta análise foi orientada para os contributos que permitem a construção de sociedades mais inclusivas e prósperas, influenciando-as ao nível das desigualdades sociais e do bem-estar psicológico dos cidadãos.

Programa

 

A sessão na Assembleia da República contou com a apresentação do Projeto pela sua coordenadora em Portugal, Ana Escoval, docente da ENSP-NOVA, seguindo-se uma preleção de Maria de Belém Roseira sobre “Estado e Sociedade Civil Organizada”.

Ana Escoval, Coordenadora do SOLIDOS

Conferência de Maria Belém Roseira

Seguiram-se duas mesas que partilharam com a audiência perspetivas nacionais e locais de projetos de solidariedade que integraram a análise portuguesa do SOLIDUS. As intervenções foram moderadas e comentadas por Carla Nunes, docente da ENSP-NOVA.

Perspetiva Nacional

Perspetiva Local

A sessão terminou com a conferência de Sílvia Ferreira, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, a quem coube a análise do futuro da economia social, enquanto um dos pilares da sociedade portuguesa.

Sílvia Ferreira, FEUC

Plateia

Plateia

Com o projeto a chegar ao fim “os resultados da investigação foram agora entregues à sociedade Portuguesa, para que possa contribuir para a continuidade de um reforço do compromisso social e do exercício dos direitos plenos de cada cidadão, em domínios como a educação, saúde, habitação, participação cívica e proteção social e emprego”, explica a Coordenadora.

Todos os relatórios produzidos no âmbito deste projeto estão disponíveis no website do SOLIDUS.