Curta Duração

Associações de Doentes

ENSP-NOVA

No âmbito da sua missão, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-NOVA) desenvolve programas de formação dirigidos a Associações de Doentes, permitindo que estas tenham acesso a um conjunto de conhecimentos fundamentais à sua atividade, para que exerçam uma participação ativa e significativa no sistema da saúde.

 

O programa de formação Ativos pela Saúde - Academia para a Capacitação de Associações de Doentes é desenvolvido pela ENSP-NOVA, com o apoio da Roche, e tem como principal objetivo capacitar as Associações de Doentes de novas competências e ferramentas de gestão e intervenção social.

Após o sucesso da primeira edição em 2018, a segunda edição da Academia para a Capacitação de Associações de Doentes arranca em fevereiro de 2019 e é composta por 7 módulos de natureza teorico-prática com a duração de 6 horas cada, 2 seminários e um módulo de projeto.

Os conteúdos propostos resultaram de necessidades identificadas pelas próprias associações e por outros atores do sistema.

 

Calendário e Plano de Formação

Consulte o Programa de Formação da 2ª Edição.

 

Admissão e Inscrições

A participação é gratuita e as inscrições estão limitadas a 30 participantes.

Os interessados deverão manifestar o seu interesse através do e-mail rs.ribeiro@ensp.unl.pt.

 

Material de Apoio à Formação

São disponibilizadas aos formandos todas as apresentações decorrentes dos módulos em que participam.

Acesso restrito aqui.

 

Coordenação

Dra. Rute Simões Ribeiro

As Ações de Formação INCLUIR são uma parceria entre a ENSP-NOVA e o Infarmed, dirigidas a pessoas portadoras de doença e os seus representantes, visando capacitá-los para que possam ser envolvidos no âmbito dos processos de Avaliação de Tecnologias de Saúde em curso no INFARMED.

Consulte o website para mais informações.