Curta Duração

Digital Health Summer Course

ENSP-NOVA

O Digital Health Summer Course tem como missão capacitar os profissionais de saúde para desenvolver a transformação digital nas suas instituições. Nomeadamente através da aquisição de competências para desenvolver a inovação e detetar novas oportunidades de Saúde Digital que permitam novas formas de trabalho.

Focado na melhoria da qualidade e prestação de cuidados de saúde, através da Saúde Digital, o curso explora novas estratégias para a criação e implementação de ambientes de sucesso na Saúde Digital.

Com uma equipa de docentes diversificada de universidades de Portugal e Espanha e instituições relacionadas com a saúde portuguesa e espanhola, destina-se a diferentes origens de profissionais de saúde onde se pretende enriquecer experiências.

Proporcionamos uma visão abrangente do tema Saúde Digital desde como fazer uma transformação organizacional a como desenhar um projeto de Saúde Digital adotando tecnologia e até aspetos éticos e legais, dando a oportunidade de aprender, através de workshops imersivos direcionados para seguir as necessidades de cada participante, da teoria à prática.

Estes workshops de cocriação e co-design abrangem todo o ciclo de vida do desenvolvimento tecnológico que envolve os utilizadores finais, capacitando-os para garantir a usabilidade e utilidade de soluções.

O curso terá duas partes principais, uma primeira mais teórica, que abordará os conceitos necessários para melhor atender aos objetivos do curso, culminando num primeiro workshop prático de design thinking:

  • Este Workshop é liderado pelo Professor Guilherme Vitorino da Nova IMS e terá uma abordagem de aprendizagem presencial e à distância para quem não puder estar presente. O resultado é identificar ideias de oportunidades de inovação na área de saúde digital e medicina de precisão. Os participantes terão uma experiência imersiva no laboratório Health and analytics lab da Nova IMS, equipado com tecnologia digital de apoio ao processo de aprendizagem.

 

E uma segunda parte mais prática, em que se pretende dar uma série de ferramentas para desenhar a ideia potencial de Digital Health, culminando em dois workshops imersivos:

  • Patient innovation: Uma introdução "Science café" com alunos e pacientes e cuidadores convidados, em exercício de grupo para desenvolver uma solução de saúde digital para um verdadeiro problema/necessidade do paciente. O objetivo é partilhar experiências e vantagens/dificuldades associadas ao processo inclusivo do paciente. Com este workshop queremos impactar a inovação, direcionar e precisar de soluções orientadas para o desenvolvimento, porque é que os pacientes são tão valiosos.
  • Digital Health Technology workshop: Sessão de abertura com tecnólogos e palestras convidadas para uma sessão de cocriação com um problema de Saúde Digital, uma para cada grupo. Cada grupo desenvolverá o instrumento de deteção de DH para o seu próprio tópico, utilizando uma caixa de ferramentas modular para criar soluções DH para os problemas propostos.

 

OBJETIVOS

O curso deverá dotar os participantes do conhecimento fundamental para poderem implementar um projeto de Digital Health.

Mais especificamente, no final do curso, os participantes estarão mais capacitados para:

  • Compreender os principais conceitos e alcance global da saúde digital e as principais preocupações na liderança da saúde digital.
  • Compreender o que é a inovação nos cuidados de saúde e as particularidades do sector.
  • Entender como o digital pode impactar a inovação e a transformação dos sistemas de saúde.
  • Compreender o impacto da Digital Health sobre a sustentabilidade dos sistemas de saúde
  • Compreender as várias dimensões da avaliação das tecnologias de Saúde (HTA) e as ferramentas que suportam a tomada de decisões
  • Compreender o processo de adoção de tecnologias de informação
  • Mapear, compreender e discutir as principais questões éticas, legais e sociais da saúde digital
  • Explicar os métodos, processos e aspetos-chave do pensamento do design.
  • Compreender a ligação entre a literacia em saúde, o envolvimento dos consumidores e os canais de comunicação como uma dimensão importante da política de saúde pública, programação e prática
  • Proporcionar uma introdução a digital health ventures do ponto de vista do ecossistema de saúde empreendedor e digital.
  • Introduzir sensores, dispositivos médicos e técnicas de processamento de sinais e análise de dados que permitem soluções de telessaúde para implantar tais sistemas em prática clínica real
  • Introduzir modelos preditivos e prescritivos, e sistemas de apoio à decisão clínica
  • Descrever o fenómeno patient innovation e a importância das soluções dirigidas
  • Capacidade de usar conhecimentos e competências adquiridos para desenhar uma solução de saúde digital precisa através de um Workshop de cocriação.

 

PÚBLICO ALVO

Aluno que procure saber o que é o mundo da saúde digital mas que tenha um espírito empreendedor e que queira inovar na sua organização, fazer diferente e causar impacto dentro e fora da organização.

Foco nos Profissionais de saúde: médicos, gestores e profissionais com responsabilidades de decisão

É organizado por uma Escola com forte tradição ao nível da Saúde Pública e pela NOVA IMS; foi desenhado por um grupo de peritos nacionais e internacionais incluindo da ENSP, a Nova IMS, a SPMS, a Associação Patient Innovation e ligação a escolas como a IESE Business School e a investigação aliada à transferência de conhecimento com o Centro tecnológico da Catalunha - EURECAT.

 

COORDENAÇÃO E MODELO DE ENSINO

Cada módulo do Programa é coordenado por reconhecidos peritos da área respetiva (ver Programa detalhado). Dois Módulos do curso serão dedicados a workshops imersivos, um em Lisboa e outro a partir de Barcelona. Em cada um dos módulos pretende-se um modelo de ensino participativo e imersivo.

DHSC  é online,  com opção presencial nos workshops.

 

 

 

PARA MAIS INFORMAÇÃO

Coordenação: Teresa Magalhães

Co-coordenação:  Guilherme Vitorino | João Cordeiro | Miguel Cabral de Pinho

 

Secretaria do Curso: Ana Sofia Silva

anasofia.silva@ensp.unl.pt

 

 

 

PROGRAMA REDUZIDO

 

1ª Parte

 

M1 - Digital health introduction

M2 - Innovation and value based models

M3 - Innovation and technology adoption models

M4 - Science and technology - ethical, legal and social issues

M5 - Practical design thinking workshops

 

2ª Parte

 

M6 - eHealth digital literacy

M7 - Growing digital health ventures

M8 - Sensors, Data, Analytics and Artificial Intelligence in healthcare

M9 - Practical digital health workshops

M10 - Pitch presentations

 

 

PROGRAMA INTEGRAL

 

 

Teresa Magalhães (ENSP-NOVA) | Coordenadora

 

Guilherme Martins Victorino (NOVA IMS) (Coordenador)

 

Ana Rita Pedro (ENSP-NOVA)

 

Claudia Delgado Simão (EURECAT)

 

Gonçalo Vilaça (NOVA)

 

Helena Canhão (API)

 

João Cordeiro (ENSP-NOVA)

 

Julian Perelman (ENSP-NOVA)

 

Magdalene Rosenmöller (from IESE Business School)

 

Maria João Jacinto (API)

 

Miguel Cabral (ENSP-NOVA)

 

Paul Lacharmoise (EURECAT)

 

Rafael Franco (SPMS)

 

Roberto Henriques (NOVA IMS)

 

Rui Santana (ENSP-NOVA)

 

Tiago Oliveira (NOVA IMS)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As sessões do Digital Health Summer Course decorrem das 16h às 20h entre 22 de junho de 2021 e 5 de julho de 2021 aos dias de semana:

  • 22 - 23 – 24 - 25 – 28 Junho
  • 1 - 2 - 5 Julho

 

Inclui dois sábados:

  • 26 de junho das 9:00 às 13h e das 14:00 às 18:00
  • 3 de julho das 9:00 às 13:00

CRITÉRIOS DE ADMISSÃO

  • São admitidos até 50 alunos por edição.
  • São aceites até 10 inscrições suplentes por edição.
  • O número mínimo de participantes será 10.
  • O critério de seleção é a ordem de inscrição

 

EFETIVAÇÃO DO PAGAMENTO

A propina do Digital Health Summer Course é €2000.

Prazo: Após a confirmação de inscrição pela ENSP-NOVA (através de email) o comprovativo de pagamento do curso deve ser enviado até 3 dias úteis, através do link disponibilizado no e-mail.
Método de envio do comprovativo: exclusivamente online através do formulário de efetivação do pagamento (ver informações no email automático enviado após inscrição).

 

RESUMO DAS DATAS RELEVANTES

Inscrições: até 17 de junho 2021*
Início do Curso: 22 de junho 2021
Fim do Curso: 5 de julho 2021

 

* A data limite para inscrições será antecipada, caso as vagas disponíveis sejam totalmente preenchidas.