Curta Duração

Workshops W-COD

ENSP-NOVA

W-COD | Programa de Workshops de Codificação Clínica

A codificação clínica é atualmente uma peça chave do sistema de saúde em Portugal. Desde a sua introdução na década de 1980, a sua utilização tem vindo a disseminar-se, sendo utilizada transversalmente nos mais diversos contextos (público / privado, organismos centrais / prestadores, hospitais / outros níveis de cuidados) para efeitos da caracterização da morbilidade hospitalar.

A introdução da ICD-10-CM/PCS em 2016 constitui-se como um marco importante na área da codificação clinica sendo que, dadas as diferenças assinaláveis face à versão anterior, trouxe a necessidade de atualização dos conhecimentos.

Neste contexto, o W-COD | Programa de Workshops de Codificação Clínica visa aprofundar e atualizar os conhecimentos dos participantes acerca dos métodos e implicações da codificação segundo a ICD-10-CM/PCS.

 

Responsáveis

O Programa é uma iniciativa conjunta da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-NOVA) e da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), fazendo parte do plano nacional de formação em ICD-10-CM/PCS.

A Coordenação do W-COD é realizada de forma conjunta entre a ENSP-NOVA e a ACSS, respetivamente pela Prof.ª Sílvia Lopes e pela Dra.Teresa Matias.

Os workshops serão lecionados por peritos em cada uma das áreas, com um modelo de ensino participativo que visa dar resposta às questões práticas com que os participantes se defrontam no seu dia-a-dia, reconhecendo a sua experiência prévia e promovendo a discussão informada sobre essas questões.

Utilização da codificação clínica na gestão em saúde

ENSP-NOVA, datas em 2019 a definir.

Este workshop visa dotar os participantes dos conhecimentos teóricos e práticos sobre a utilização da codificação clínica para a descrição da morbilidade hospitalar e construção de indicadores, bem como sobre a sua informação de suporte.

Dessa forma, contribui para consolidar a utilização da codificação clínica como fundamento da tomada de decisão, bem como para a melhoria da sua informação de base, na perspectiva da gestão em saúde.

Caso pretenda receber a informação sobre edições futuras, por favor contacte ccclinica@ensp.unl.pt.

 

 

Destinatários

O W-COD | Programa de Workshops de Codificação Clínica destina-se a todos os interessados em aprofundar os seus conhecimentos sobre a codificação clínica.

Em cada workshop, poderão ser definidos destinatários específicos em função do respetivo tema, a constar da informação detalhada de cada workshop em particular.

 

Requisitos

Grau de licenciatura (ou equivalente), podendo ser definidos requisitos adicionais, a constar da informação detalhada do workshop.

Cada workshop funciona com um mínimo de 10 e um máximo de 25 alunos. Caso exista necessidade de aplicação, os critérios de seleção serão baseados em carta de motivação para frequência do workshop e análise curricular.

 

Inscrições e encargos

As inscrições no W-COD são feitas exclusivamente online na página da ENSP-NOVA através de formulário próprio e questionário biográfico, devendo ser anexados ao formulário os elementos relevantes.

Os prazos de inscrição e encargos de cada workshop,  serão disponibilizados brevemente.

 

  • Será entregue um certificado de participação pela ACSS e ENSP-NOVA aos participantes que tenham assistido a pelo menos 75% da carga horária prevista em cada workshop.
  • No final de cada workshop será aferido o nível de satisfação dos participantes, utilizando-se para o efeito o sistema de avaliação da qualidade do ensino da ENSP-NOVA.


Para mais informações

ENSP-NOVA | ccclinica@ensp.unl.pt
ACSS | codificacaoclinica@acss.min-saude.pt