Uma formação desenhada para o desenvolvimento de competências para analisar e abordar desigualdades em saúde, utilizando ferramentas de medição e estratégias eficazes para promover a equidade nos resultados e na prestação de cuidados de saúde, com foco em contextos locais e globais.
OBJETIVOS/BENEFÍCIOS
No final da formação, os participantes terão adquirido uma visão abrangente dos conceitos de equidade e desigualdade em saúde, aplicando-os à análise e formulação de políticas de saúde e desenvolvendo competências práticas para utilizar instrumentos de medição, como índices de concentração e desigualdade, para avaliar disparidades nos resultados de saúde.
Destinatários
- Gestores e Administradores de Serviços de Saúde;
- Profissionais de Saúde Pública e Políticas de Saúde;
- Economistas da Saúde e Consultores;
- Investigadores e Académicos em Saúde e Ciências Sociais;
- Profissionais e Técnicos de Planeamento e Avaliação de Saúde;
- Organizações Não-Governamentais.
Coordenação
Conteúdo Programático
Equidade horizontal e vertical, o maximin de Rawls e outros conceitos de equidade, bem como legislação e estratégias nacionais e internacionais;
Curvas e índices de concentração e índices relativos e absolutos de desigualdade, bem como métodos para a medição do rendimento e outros atributos;
Medição da desigualdade na mortalidade e na doença;
Determinantes sociais da saúde e a política social;
O acesso;
Equidade na prestação de cuidados;
Equidade no financiamento dos sistemas de saúde.
Duração, Formato e Idioma
24 horas | 100% online síncrono | Português
Datas Importantes
Início: 14 de maio de 2025
Término: 25 de junho de 2025
(aulas às 4as feiras à tarde | 14 sessões)
INVESTIMENTO
480€
(Alunos da ENSP NOVA têm condições preferenciais – por favor contacte os Serviços Académicos ou o Secretariado dos Cursos)
(Sócios da AAA ENSP NOVA beneficiam de 10% de desconto)
INSCRIÇÕES
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Contacto
Serviços Académicos:
academicos@ensp.unl.pt
Secretariado:
Tiago Quinta-Feira | +351 217 512 169
tiago.quintafeira@ensp.unl.pt
Certificação
A atribuição de 4 ECTS pressupõe resultado positivo em avaliação final.