Corpo Docente

Professor Associado convidado com doutoramento em Ciências Sociais, na especialidade de Administração da Saúde, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

Mestrado em Saúde Pública, especialidade de Administração dos Serviços de Saúde pela ENSP-NOVA. Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Áreas de interesse - Políticas e Administração de Saúde, Inovação e Desenvolvimento de Sistemas de Saúde, Análise Estratégica e de Tendências no setor da Saúde, Gestão da Mudança em Organizações de Saúde e Qualidade em Saúde.

Ministro da Saúde do XXI Governo Constitucional (2015-2018).

Foi Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santa Maria, EPE tendo levado a cabo a respetiva transformação de entidade do Setor Público Administrativo em Entidade Pública Empresarial.

Em 2007 passou a exercer as funções de Presidente dos Conselhos de Administração do Hospital de Santa Maria, EPE e do Hospital Pulido Valente, EPE tendo sido responsável pelo processo de integração de ambas as entidades numa única Entidade Pública Empresarial que adotou a designação de Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE.

Foi Presidente da Comissão Executiva do SAMS Prestação Integrada de Cuidados de Saúde.

Exerceu as funções de Presidente do Conselho de Administração da HPP Parcerias Saúde da CGD.

Integrou o Working Group 1 - Health Services and Public Health. The Gulbenkian Platform. Future for Health.

Integrou o Grupo Técnico para a Reforma da Organização Interna dos Hospitais.

Coordenador da área transversal “Governação” no âmbito do Plano Nacional de Saúde 2012-2016. Coordenador do Programa de Cuidados de Saúde Hospitalares no âmbito do Plano Nacional de Saúde 2011-2016.

Docente nos cursos de Especialização em Saúde Pública, Administração Hospitalar, Mestrado em Saúde Pública, Mestrado de Gestão da Saúde, e Mestrado em Promoção da Saúde.

Docente no seminário Programa de Doutoramento em Saúde Pública tendo sido coordenador de diversas unidades curriculares como Política de Saúde e Gestão de Unidades Clínicas e participado em várias outras como Gestão Estratégica e Introdução à Saúde Pública.

Integrou o INODES - Associação de Inovação e Desenvolvimento em Saúde.

As áreas de interesse centram-se na sustentabilidade dos sistemas de saúde, efeitos da combinação público-privado em saúde, relações de fronteira, impacto no desempenho do sistema e nos resultados em saúde.

  • Fernandes, A.; Nunes. A. (2016). Hospitals and the Public-Private Combination in the Portuguese Health System. Acta Med Port 2016 Mar;29(3):217-223.
  • Portela, M.; Fernandes, A. (2015). Medicines compliance and reimbursement level in Portugal. Health Services Research and Managerial Epidemiology, 1-5.
  • Portela, M.; Fernandes A (2015). Que soluções para o financiamento da inovação? Acta Med Port, 28.
  • Portela, M.; Fernandes A (2014). Gender and healthcare accessibility in Europe. Journal of Hospital Administration, 2014, Vol. 3, No. 6.
  • Portela, M.; Fernandes A (2014). Does austerity drives healthcare accessibility? Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, Vol. 3, N. 2.

- Integrou o Conselho de Curadores do Centro Académico de Medicina de Lisboa de que fazem parte a Faculdade de Medicina de Lisboa, o Instituto de Medicina Molecular e o Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE

- Foi Presidente do Conselho Fiscal do Instituto de Medicina Molecular

- Membro da Academia Nacional de Medicina de Portugal

- Membro da Fundação para a Saúde - Serviço Nacional de Saúde

- Membro da Sociedade Portuguesa de Gestão de Saúde

- Membro do Júri do Prémio Saúde Sustentável

- Membro do Júri Prémio Hospital do Futuro

- Membro do Conselho Geral da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar

- Integrou o Conselho Geral da Universidade de Évora

- Membro da Direção do Colégio da Competência em Gestão dos Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos