Corpo Docente

Professor Associado convidado na ENSP-NOVA, As sua áreas de interesse  e especialização são as Políticas e Administração dos Sistemas de Saúde, as Estratégias em Saúde e a Gestão das Organizações de Saúde. Doutorado em Administração da Saúde pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Mestre em Saúde Pública na especialidade de Administração dos Serviços de Saúde pela ENSP-NOVA. Competências em Medicina Farmacêutica e Gestão em Saúde pela Ordem dos Médicos. Especialista em Saúde Pública.  Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Ministro da Saúde do XXI Governo Constitucional (2015-2018).

Foi Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santa Maria, do Hospital Pulido Valente e do Centro Hospitalar de Lisboa Norte.

Foi Presidente da Comissão Executiva do SAMS Prestação Integrada de Cuidados de Saúde.

Exerceu as funções de Presidente do Conselho de Administração da HPP Parcerias Saúde , Hospital de Cascais.

Coordenador do  Curso de Especialização em Saúde Pública,

Coordenação e docência em diversas unidades curriculares: Políticas de Saúde e Gestão de Unidades de Clínicas, Gestão Estratégica e Introdução à Saúde Pública, Fundamentos de Saúde Pública e Gestão de Organizações de Saúde I e II.

 

Integrou o INODES - Associação de Inovação e Desenvolvimento em Saúde.

As áreas de interesse centram-se na sustentabilidade dos sistemas de saúde, combinação público-privado em saúde,  relações de fronteira entre os setores, gestão das organizações de saúde.

  • Morais Nunes, A., Cunha Ferreira, D., & Campos Fernandes, A. (2019). Financial crisis in Portugal: effects in the health care sector. International Journal of Health Services, 49(2), 237-259.
  • Rafael, M. S., Portela, S., Sousa, P., & Fernandes, A. (2017). Utilização do serviço de urgência pediátrica: a experiência de um centro português. Utilização do serviço de urgência pediátrica: a experiência de um centro português, (1), 1-8.
  • Fernandes, A.; Nunes. A. (2016). Hospitals and the Public-Private Combination in the Portuguese Health System. Acta Med Port 2016 Mar;29(3):217-223.
  • Portela, M.; Fernandes, A. (2015). Medicines compliance and reimbursement level in Portugal. Health Services Research and Managerial Epidemiology, 1-5.
  • Portela, M.; Fernandes A (2015). Que soluções para o financiamento da inovação? Acta Med Port, 28.
  • Portela, M.; Fernandes A (2014). Gender and healthcare accessibility in Europe. Journal of Hospital Administration, 2014, Vol. 3, No. 6.
  • Portela, M.; Fernandes A (2014). Does austerity drives healthcare accessibility? Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, Vol. 3, N. 2.

Presidente da Assembleia Geral do Instituto de Saúde Baseada na Evidência. Consultor estratégico na área da Saúde da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Integrou o Conselho de Curadores do Centro Académico de Medicina de Lisboa de que fazem parte a Faculdade de Medicina de Lisboa, o Instituto de Medicina Molecular e o Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE. Foi Presidente do Conselho Fiscal do Instituto de Medicina Molecular. Membro da Academia Nacional de Medicina de Portugal. Membro da Fundação para a Saúde - Serviço Nacional de Saúde. Membro da Sociedade Portuguesa de Gestão de Saúde. Membro do Júri do Prémio Saúde Sustentável. Membro do Júri Prémio Hospital do Futuro. Membro do Conselho Geral da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar. Integrou o Conselho Geral da Universidade de Évora. Integrou o Working Group 1 - Health Services and Public Health. The Gulbenkian Platform. Future for Health. Integrou o Grupo Técnico para a Reforma da Organização Interna dos Hospitais. Coordenador da área transversal “Governação” no âmbito do Plano Nacional de Saúde 2012-2016. Integrou a Direção do INODES Associação para a Inovação e Investigação em Saúde. Coordenador do Programa de Cuidados de Saúde Hospitalares no âmbito do Plano Nacional de Saúde 2011-2016. Membro da Direção do Colégio da Competência em Gestão dos Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos.