Corpo Docente

Staff

Alexandre Abrantes

Politicas e Administração de Saúde Professor Associado com Agregação

aabrantes@ensp.unl.pt

 

 

 

Professor Associado com Agregação da área disciplinar de Polítias e Administração de Saúde, licenciado em Medicina e Doutor em Saúde Pública. Apaixonado pela Saúde Global, e detentor de uma uma longa carreira internacional na Comissão Europeia e no Banco Mundial, onde liderou projetos nas áreas da educação, proteção social e saúde.

  • Abrantes A. “Políticas y prioridades do Banco Mundial em Proyectos de Salud en Africa.” Salud y Desarrollo, Retos para el Siglo XXI. (Barcelona, Fundacion Salud, Inovacion y Sociedad, 2005)
  • Abrantes A., “Contracting Public Health Care Services in Latin America”, in Innovations in Health Service Delivery. The Corporatization of Public Hospitals (Washington, DC: The World Bank, 2003)
  • Akhavan D., Musgrove P., Abrantes A., Gusmão R., “Cost Effective malaria control in Brazil: Cost-effectiveness of a malaria control program in the Amazon Basin of Brazil”, 1988-1996. Social Science and Medicine, 49 (1999) 1385-1399
  • Líder de projetos de saúde em diferentes países da América Latina e de África, onde se destaca mais recentemente um projeto de controlo do HIV-SIDA no Uganda em 2001 (preparação).
  • Especialista de saúde na supervisão de projetos de saúde em diversos países da América Latina de que é exemplo o projeto de monitorização da saúde pública e controlo de doença na Argentina em 2000.