Corpo Docente

Apresentação

Professor Associado Convidado na Escola Nacional de Saúde Pública - NOVA. A sua área de investigação e de trabalho foca-se na Saúde Ambiental, Planeamento da Saúde, Investigação em Saúde e Vigilância Epidemiológica que podem potenciar a minimização de fatores de risco nas áreas geodemográficas em Portugal. Debruça-se sobre a melhoria do desenho e implementação de programas que potenciam a prestação de serviços a grupos populacionais.

António Manuel Barata Tavares foi Chefe de Divisão de Saúde Ambiental da Direção Geral da saúde, Coordenador do Departamento de Saúde Ocupacional e Ambiental do Instituto Nacional de saúde Dr. Ricardo Jorge, Diretor de Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e Delegado de Saúde do Concelho da Amadora.

Doutorado em Saúde Pública, no ramo de Saúde Ambiental e Ocupacional, pela Escola Nacional de Saúde Pública-NOVA, Pós-graduou-se em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública-NOVA e licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Clássica de Lisboa.

Docência

Coordenação Pedagógica e Docência

  • Saúde Ambiental
  • Estratégias de Ação
  • Avaliação e Planeamento da Saúde
  • Gestão de Projetos em Saúde
  • Vigilância Epidemiológica e Gestão do Risco
  • Metodologia da Investigação em Saúde e Fundamentos de Saúde Pública.

 

Colabora também nas Unidades Opcionais de Saúde Ocupacional e Ambiental

Investigação

As linhas de investigação a que se dedica são em duas áreas:

  • Metodologia do Planeamento em Saúde: Investigação sobre as Técnicas, os Métodos e as repercussões na Saúde;
  • Saúde Ambiental: Influência das Alterações Climáticas na Saúde, Resíduos Hospitalares, Repercussão das Matrizes Ambientais na Saúde Pública, Ambiente, Saúde e Medicina.
Ação externa

Coordenador da Direção de Serviços de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde de Lisboa (1990-1993).

Nomeado Autoridade de Saúde Distrital Substituto do Distrito de Lisboa em 1991.

Chefe de Divisão das Doenças Transmissíveis (1993-1996), Chefe de Divisão de Saúde Ambiental (2006-2007) da Direção-Geral da Saúde.

Delegado de Saúde Concelhio da Amadora (1996-2006).

Coordenador do Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (2007-2009).

Delegado de Saúde Regional da Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e Diretor do Departamento de Saúde Pública (2009 - 2017).

É atualmente Médico Assistente Graduado Sénior de Saúde Pública do ACES Amadora.

Pertenceu também a numerosos Grupos de Trabalho e Comissões na área da Saúde, designadamente na Direcção-Geral da Saúde e como representante do Ministério da Saúde, nas questões relacionadas com as Influências na Saúde dos Campos Electromagnéticos e Doenças Transmissíveis.