Paula Lobato Faria
Direito da Saúde Professora Associada
Professora Associada da ENSP, licenciada e doutorada em Direito, coordena o Departamento de Ciências Sociais em Saúde e a comissão científica do Programa de Doutoramento em Saúde Pública da ENSP. É membro do Conselho Geral da NOVA e da Comissão da Escola Doutoral da mesma universidade.
Integra o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) e é colaboradora do CISP – Centro de Investigação em Saúde Pública.
As suas áreas centrais de interesse académico são o direito e a ética aplicados à saúde, incluindo as políticas legislativas, sociais e económicas na prevenção da doença e promoção de estilos de vida saudáveis e sem violência. Tem ensinado, feito intervenções e publicado a nível nacional e internacional em temas como: direitos humanos, prevenção do suicídio, confidencialidade e proteção de dados de saúde e genéticos, doenças transmissíveis, segurança do doente, direitos e deveres dos doentes, biobancos e edição genómica.
Coordena um protocolo de colaboração académica entre a ENSP-NOVA e o Departamento de Direito da Saúde, Bioética e Direitos Humanos da Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston (2010 até ao presente).
Teses de doutoramento: ≈ 1 aluno por ano desde 2010;
Tutor de doutorandos: ≈ 1 aluno por ano desde 2010;
Comissões de acompanhamento de doutoramentos: atualmente membro de 2;
Teses de doutoramento concluídas das quais foi co-orientadora:
Colaborou em diversos projetos internacionais europeus, distinguindo-se o tema dos aspetos legais, éticos e sociais dos biobancos, mas também nas áreas do direito e saúde mental e do direito da saúde pública, nomeadamente das epidemias.
No âmbito do tema biobancos, integrou uma equipa de investigação multidisciplinar junto da Universidade de Oslo (2003 a 2011) onde co-orientou uma tese de doutoramento (concluída em 2011) e foi co-autora de capítulo de livro sobre biobancos (edições Springer, 2010).
Coordena o projeto internacional Lexbiolab em curso desde 2004 – projeto para o desenvolvimento do direito da saúde e da ética em saúde e em ciência que tem sido financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do qual quatro seminários internacionais foram já realizados em diferentes países, dando lugar a diversas publicações e a duas dissertações de mestrado sobre os temas Obama Care (2013) e Opioid Crisis (2020).
Publicações (principais)
Livros:
Capítulos de livros:
Artigos