Curso de Extensão Universitária

- PESOS -

Coordenação Adalberto Campos Fernandes; Carlos Costa; Paulo Sousa

Enquadramento

O objetivo central dos sistemas de saúde é contribuir para manter e melhorar a saúde das populações, promover o acesso, a equidade e a qualidade dos cuidados, bem como garantir a sustentabilidade financeira dos mesmos.
Os principais desafios que hoje se colocam à gestão e planeamento dos serviços de saúde; à definição de estratégias e à implementação de políticas de saúde são condicionados por vários fatores entre os quais se destacam: i) as alterações demográficas, com particular relevo para o aumento da esperança de vida e consequente envelhecimento da população; ii) a crescente complexidade dos cuidados de saúde, decorrentes da inovação tecnológicas e dos desenvolvimentos na investigação biomédica; iii) as profundas transformações, quer do lado da procura (e.g. aumento da incidência de algumas doenças transmissíveis e da prevalência das doenças crónicas; necessidade crescente ao nível dos cuidados continuados) quer da oferta (e.g. novas formas de organização e financiamento dos cuidados de saúde primários e hospitalares, surgimento de novos “players” quer do setor privado, quer social); iv) o aumento das expectativas dos doentes e; v) os constrangimentos associados ao financiamento e sua sustentabilidade.
Neste contexto de mudança e, simultaneamente, oportunidade, consideramos pertinente a apresentação de um curso com esta natureza (curso de extensão universitária destinado a licenciados que exercem funções na área da saúde, preferencialmente, em lugares de chefia/coordenação/direção intermédia) e conteúdos, onde são abordados temas como: a organização e governação dos sistemas de saúde; o financiamento e modelos de gestão, planeamento e gestão estratégica; acesso, equidade e avaliação económica; produção e desempenho das organizações de saúde e; qualidade, segurança do doente e governação clínica.

Estrutura do curso

- O curso de PESOS, tem um total de 15 créditos (ECTS) e é constituído por 6 UC com 2 créditos cada, correspondendo a um total de 16 horas cada UC (com possibilidade de 4 horas serem em modelo de e-learning)e uma UC de Seminários com 3 créditos. Cada módulo é sujeito a avaliação final.
  •  As sessões decorrerão à e 6ª feiras das 16h30 às 22h00 .
  • Como metodologias de ensino serão privilegiadas as sessões teóricas; teórico-práticas, discussão de casos/problema, Seminários e Conferências realizadas por preletores nacionais e estrangeiros.

Nº de participantes /perfil

-  25 participantes -

Este curso destina-se a indivíduos detentores de, pelo menos, o grau de licenciatura, que exerçam funções na área da saúde (cuidados de saúde primários, hospitalares e continuados) ou em áreas afins, do setor público, privado ou social.

Será dada preferência a candidatos que exerçam funções de chefia/coordenação/direção intermédia.

A comissão de curso poderá aceitar outros perfis, mediante análise do CV (máximo 3 páginas). Existirá um processo de seleção  que será oportunamente divulgado.

Data de realização

• 07 de março a 30 de maio de 2014   (interrupção de 11 de abril a 8 de maio, para férias de Páscoa e feriados de 25 de abrile 01 de maio)

As sessões do Cursos realizar-se-ão nas seguintes datas:

Março - 7, 14, 15, 21, 27 e 28

Abril - 4, 10 e 11

Maio - 8, 9, 15, 16, 22, 29 e 30

• 16 de janeiro de 2014 a 3 de março de 2014.

Valor da propina – 980
  • Formas de pagamento – Pago na totalidade no ato da inscrição (5% de desconto)
  • Pago em 3 prestações - inscrição (380€); março (300€); maio (300€).

Finalidades do Curso:

O Curso de PESOS tem como finalidades a aquisição, aprofundamento e desenvolvimento de conhecimentos e de competências avançadas para o estudo e análise de temas e realidades no domínio das políticas e estratégias de saúde; dos modelos de organização e financiamento, da gestão estratégica; da avaliação da produção e desempenho hospitalar; da economia em saúde e da avaliação económica e da qualidade em saúde e governação clínica.

Objetivos:

• Analisar os principais desafios que hoje se colocam aos sistemas e às organizações de saúde;
  •  Aperfeiçoar competências na área da gestão estratégica em saúde;
  • Discutir as implicações do financiamento, da avaliação do desempenho e da produção em saúde;
  •  Relacionar os principais conceitos e métodos da economia da saúde e da avaliação e gestão racional de tecnologias e serviços de saúde;
  • Compreender e relacionar os princípios da qualidade, da segurança e da governação clínica, no atual contexto da prestação de cuidados de saúde.

Estrutura curricular (modular)

• Políticas e sistemas de saúde – (Coordenação) Paulo Sousa/Carlos Costa
  • Modelos de organização e financiamento de serviços de saúde - (Coordenação) Rui Santana/Carlos Costa
  • Gestão estratégica e análise de tendências - (Coordenação) Adalberto Campos Fernandes/Carlos Costa
  • Economia da Saúde e Avaliação Económica - (Coordenação) João Pereira/Julian Perelman
  • Produção e desempenho hospitalar - (Coordenação) Silvia Lopes/Carlos Costa
  • Qualidade em Saúde e Governação Clínica - (Coordenação) Paulo Sousa/Paulo Boto

• Seminários temáticos em Políticas e Estratégias de Saúde - Paulo Sousa/Adalberto Campos Fernandes.

Docentes e Conferencistas que participam no Curso:

Docentes da ENSP-UNL que participarão no Curso

Adalberto Campos Fernandes | Ana Escoval | Carlos Costa | Celeste Gonçalves | Céu Mateus | Francisco George | Francisco Ramos | João Pereira | Julian Perelman | Manuel Delgado |Paulo Boto |  Paulo Moreira | Paulo Sousa | Rui Santana | Sílvia Lopes, entre outros.

Conferencistas  que participaram na edição de 2013

Constantino Sakellarides | Maria de Belém Roseira |Isabel Vaz | Luís Filipe Pereira | Oliver Groene, entre outros.

Cartaz informativo