2ª Edição do Curso Internacional Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente 

    

                                                                                                                                                                                                                                       Montagem_Ensp_proqualis-300x300-1.jpg                                                                               

 

           candidatura online                                                                                                     

    

 

Informações sobre o Curso

 
O Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente é um curso de Extensão Universitária que resulta da parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública – Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz e da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.
 
Destinatários 
 
O Curso dirige-se a detentores do grau de licenciatura nas áreas da saúde ou áreas afins, que exerçam ou pretendam exercer funções em instituições de saúde nos diferentes níveis Cuidados de Saúde Primários (Atenção Primária), Cuidados Hospitalares e Cuidados Continuados, do sector público, privado ou social, no Brasil, em Portugal, nos PALOPs (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e em Timor-Leste.
 
Candidaturas
 
A 1ª fase de candidaturas decorre de 6 de Abril a 15 de Maio com, no mínimo, 50 vagas disponíveis, e deverá ser realizada ONLINE, através do preenchimento de formulário próprio e questionário biográfico em suporte electrónico. A documentação comprovativa do grau de licenciatura ou equivalente e quaisquer outros elementos curriculares que o candidato entenda como relevantes serão anexados ao formulário.

A lista de admitidos é divulgada a 16 de Maio e as matrículas decorrem de 17 a 24 Maio.
 

Modalidade de ensino e programa curricular

O Curso é lecionado na modalidade de EAD (ensino à distância) tendo uma parte de ensino presencial (a realizar em dois momentos, no inicio e no final do curso). A abertura oficial é no dia 30 de Maio e o curso tem uma duração aproximada de 38 semanas (período de realização do trabalho final de curso incluído).

 
Durante as sessões de EAD os alunos terão acesso à plataforma que contém todo um conjunto de materiais, ferramentas e recursos pedagógicos de apoio ao curso, bem como aos manuais do mesmo. Paralelamente, terão também apoio tutorial com professores e especialista nos temas abordados.
O Curso tem um total de 20 ECTS (European Credits Transfer System) e é constituído por 25 módulos integrados em 5 Unidades curriculares/aprendizagem:
 
  • Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente: aspetos fundamentais (5 ECTS)
  • Avaliação e Gestão do risco em organizações de saúde (4 ECTS)
  • Governação em Saúde e Segurança do Paciente (4 ECTS)
  • Metodologias de Investigação (2 ECTS)
  • Trabalho conclusão de Curso (5 ECTS)
 
25 módulos: 
  1. Qualidade e Segurança do Paciente.
  2. Perspetiva histórica e principais desenvolvimentos da segurança do paciente
  3. Taxonomia em segurança do paciente
  4. O erro e as violações no cuidado em saúde
  5. Magnitude do problema e os factores contribuintes do erro e dos eventos adversos
  6. Direito e segurança do paciente
  7. Infecções relacionadas aos cuidados de saúde
  8. Erro medicamentoso e segurança do paciente
  9. Cirurgia segura
  10. A segurança do paciente e o diagnóstico
  11. Erros laboratoriais
  12. Gestão do risco de quedas e de úlceras por pressão
  13. Segurança do paciente em serviços de urgências e unidades cuidados intensivos
  14. Gestão do risco não clínico
  15. Maternidade segura
  16. Segurança do paciente nos cuidados primários de saúde
  17. Organizações de saúde seguras e confiáveis;
  18. Consequências económicas dos erros e dos eventos adversos;
  19. Acreditação e segurança do paciente;
  20. Cultura em segurança do paciente;
  21. Indicadores de segurança do paciente;
  22. Saúde e segurança do trabalho, ergonomia e segurança do paciente;
  23. Comunicação entre profissionais de saúde e a segurança do paciente;
  24. Envolvimento do paciente: desafios, estratégias e limites.
  25. Metodologias de Investigação 
 
No final do curso os alunos que concluírem as 5 unidades curriculares/aprendizagem com sucesso obterão um Certificado de Conclusão do Curso de Extensão Universitária com atribuição dos 20 ECTS.
 
 
 
 
Outras informações adicionais
 
  • O primeiro momento presencial decorrerá em duas ocasiões diferentes de acordo com preferência pelos alunos: 

     

    i) Para os alunos de Portugal, decorrerá nos dias 30 e 31 de Maio na ENSP-UNL em Lisboa (programa será disponibilizado em breve).

    ii) Para os alunos de fora de Portugal que não se possam deslocar a Lisboa nessas datas, será agendado, posteriormente. Uma alternativa é o momento presencial ocorrer no dia 01 de Junho na ENSP Fiocruz no Rio de Janeiro, Brasil. Poderá haver uma terceira sessão a ser agendada em data e local a determinar.
         

As despesas com deslocação, alimentação (à exceção dos almoços nos dias da sessão presencial que serão por conta do Curso) e eventual estadia/hospedagem para participar nos momentos presenciais serão de inteira responsabilidade do candidato e não estão incluídos no valor da propina/boleta/guia de pagamento.

 

Encargos

  • Candidatura 15 € (quinze euros)* para os alunos fora de Portugal este valor poderá ser pago aquando a matricula (ou seja integrado numa prestação) 
  • A propina/boleta /guia de pagamento do Curso tem um valor de 1.500 Euros podendo ser pago em três prestações (500 euros no momento da matricula; 500 Euros em Dezembro 2016 e os restantes 500 euros em Março 2017)

 

NOTA:

“Na 1ª Edição teve alunos de Portugal continental, das ilhas dos Açores e da Madeira, do Brasil, de Angola e do Canadá. O grupo da 1ª edição era multidisciplinar havendo Médicos, Enfermeiros, Farmacêuticos; Técnicos Superior de Saúde; entre outros profissionais.”

 

 Testemunhos 

 

Um curso fantástico!
Eu tive a chance de cursar a primeira edição do curso internacional de segurança de paciente e qualidade, curso oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Esperava curso muito bom, mas o curso foi fantástico! O entusiasmo dos nossos tutores, coordenadores de curso e colegas me manteve muito interessado no curso até o final. Recomendo o curso sem nenhuma reserva. Fiquei orgulhoso de ver nosso povo (portugueses organizadores do curso; alunos brasileiros, portugueses e angolanos) poder organizar curso tão fantástico.
O curso estava claramente estruturando e facilmente acessível eletronicamente. Embora os momentos presenciais não fossem obrigatórios, foram altamente proveitosos. Participei dos dois momentos presenciais. Nossos tutores e coordenadores do curso foram muito acolhedores. Já sinto falta das viagens a Lisboa."
Espero poder cursar outros cursos na ENSP no futuro.
Obrigado,
Alexandre Tavares
Médico, Ontario, Canadá
_______________
 
“Enquanto partilhamos visões, métodos, experiências e ignorância, conseguimos neste curso ampliar significativamente a perceção e a capacidade de trabalhar uma área tão vasta. Mas para além disso, ganhamos ainda uma grande saudade pelas gentes que fizeram o percurso connosco.”
Eduardo Oliveira,
Enfermeiro no Centro Hospitalar do Oeste, Hospital das Caldas da Rainha
_______________
 
 
Frequentar o Curso Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente foi para mim, enquanto enfermeira, um grande desafio pessoal e profissional e refletiu um percurso de grande aprendizagem. Tornou visível que a distância não é barreira, e que é possível, pela criatividade e produtividade de todos os envolvidos, ultrapassar momentos de grande tensão e ansiedade em prol do grande objetivo.
A garantia de cuidados de saúde com qualidade passa pela busca de mérito na Segurança do Doente. Esta é a pedra basilar nas instituições de saúde e esse crescimento deve ser proactivo e consciente. É este o nosso dever! Sejamos profissionais conhecedores e envolvidos! OCurso Qualidade em Saúde e Segurança do Pacienteconseguiu uma excelente dicotomia entre a teoria e a prática apontando caminhos, disponibilizando informação científica necessária e perspetivando soluções pela abordagem de diferentes realidades nas diferentes instituições.
É de enaltecer o papel dos organizadores deste curso e todos os seus colaboradores, que, de forma humana e responsável, revelaram um companheirismo sempre pronto. Foi uma experiência congratulante, num ambiente virtual, que apesar da heterogeneidade de participantes possibilitou a dinâmica partilha de experiências transversais inspiradas no lema e grande objetivo: A Segurança do Doente e Criação de Instituições de Saúde Seguras.
Recomendo vivamente à sua participação.
Regina Venâncio
Enfermeira no Hospital da Horta, EPE, Ilha do Faial, Açores
_____________
 
O curso abordou temas bastante úteis para a prática profissional, promovendo momentos de discussão e partilha adequados e benéficos para o grupo diferenciado de alunos, permitindo o aprofundamento de conhecimentos pertinentes e enriquecedores, tanto para profissionais que actuam especificamente na área de Gestão de Riscos e Segurança do Paciente, como para os intervenientes na assistência directa ao paciente.
Destaca-se a disponibilidade dos tutores, bem como de suporte teórico actual e profícuo, bem como a possibilidade de discussão, entre colegas e destes para com os tutores, de temas, dúvidas ou bibliografia em tempo praticamente real no fórum acessível pela plataforma.
Apesar de exigir disponibilidade de tempo, o que para alguns profissionais é escassa, a definição de trabalhos individuais ou colectivos com um intervalo de apresentação sensivelmente bimensal, confere vantagens significativas para a aquisição efectiva de conhecimento e domínio de determinada temática, ajudando a disciplinar o aluno, o que seria mais difícil de conseguir num curso e-learning com uma requisição de trabalhos com flexibilidade temporária maior.
Angelina E. Mulumba
Serviço de Gestão e Análise de Risco
Clínica Girassol - Luanda - Angola
_______________
 
Um curso que consegue reunir e sistematizar de forma interativa e muito atualizada, todos as temáticas estruturantes relativas à qualidade e segurança do utente, adaptável à nossa disponibilidade e ritmo de aprendizagem.
Aborda desde as questões básicas até às mais complexas, abrindo caminhos e fornecendo instrumentos para contruirmos a nossa própria aprendizagem nas áreas de maior interesse pessoal.
Por trás de uma plataforma moodle de elevada qualidade, temos um corpo docente recheado de muito saber, experiência prática e competências pedagógicas demonstradas em termos do processo ensino /aprendizagem .
O Curso é no meu entender um grande contributo para disseminação de uma cultura de segurança essencial na promoção de serviços de saúde cada vez mais confiáveis.
Apesar de ser em bi-learning, não deixa de ser intensivo, sendo difícil a conciliação com múltiplas atividades profissionais, pois implica muita dedicação, mas acreditem vale a pena , pois as matérias são aliciantes e a troca de ideias nos fóruns com a turma e docentes foi fantástica, vale também pelo convívio dos momentos presenciais e pela interação com colegas de outros países, numa perspetiva verdadeiramente internacional.
Com saudades
Ricardo Silva
Enfº Supervisor, Serviço de Saúde da RAM, E.P.E.
_______________
 
O Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente foi uma passagem de extrema importância na minha vida pessoal e profissional. A possibilidade de partilha de conhecimentos e realidades com colegas de diversas nacionalidades e com diferentes experiências profissionais foi extremamente enriquecedor. Apesar do curso realizar-se em sistema de ensino à distância, o sentimento de união e partilha foi uma constante ao longo de todo o curso, mantendo sempre o nível de rigor e qualidade dos ciclos de estudos da ENSP-UNL.
Carla Rocha
Técnica Superior de Saúde, Direcção da Qualidade do Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, E.P.E