XLVII CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR

candidatura online

 

1. Informações gerais

 

 
O Curso de Especialização em Administração Hospitalar (CEAH) da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade Nova de Lisboa (UNL) tem como finalidade propiciar conhecimentos científicos, técnicos e competências especializadas que habilitem os seus diplomados ao exercício da gestão em organizações de natureza hospitalar. Desde 1980, é o único curso que habilita ao ingresso na carreira de administração hospitalar, criada pelo Decreto-Lei 48 357 de 27 de Abril de 1968.

 

 

Duração do curso e dias de aulas

O CEAH é de frequência obrigatória, com a possibilidade de os alunos escolherem entre a frequência a tempo integral ou a tempo parcial.  

 

 
Frequência a tempo integral
Frequência a tempo parcial
Duração
Dois anos letivos
 
Início em 3 de outubro de 2017
Conclusão até 31 de outubro de 2019
Três anos letivos
 
Início em 3 de outubro de 2017
Conclusão até 31 de outubro de 2020
Ano 1
Unidades curriculares obrigatórias
3ª feira – 9:30h às 20:10h
4ª feira – 9:30h às 13:10h
 
Unidades curriculares opcionais
4ª feira à tarde e sábado de manhã
Unidades curriculares obrigatórias
3ª feira – 9:30h às 20:10h
Ano 2
Carga horária será a mesma do Ano 1.
 
Durante o trabalho de campo e o estágio estão previstas sessões presenciais na ENSP, sendo a forma de concretização do tempo restante acordada com o orientador do trabalho de campo ou com o orientador de estágio, respetivamente.
Unidades curriculares obrigatórias
4ª feira – 9:30h às 13:10h
 
Unidades curriculares opcionais
4ª feira à tarde e sábado de manhã
Ano 3
Não aplicável
Igual ao Ano 2 da frequência
a tempo integral

 

Estágio

Todos os alunos frequentam um estágio na fase final do curso, com vista a completar a formação teórica.

 

Idioma das aulas e da bibliografia

Durante o CEAH, os alunos terão de utilizar leituras em português e inglês e poderão ter aulas em inglês, pelo que é indispensável um domínio suficiente destas línguas.

 

Coordenação do curso

É Coordenadora do Curso de Especialização em Administração Hospitalar a Prof.ª Sílvia Lopes.

 

2. Candidatura, seleção e matrícula

 

Quadro resumo de datas* 

Fases
1ª fase
2ª fase**
Candidatura
9 de maio a 30 de junho
13 de julho a 8 de setembro
Selecção
6 de julho a 12 de julho
11 de setembro a 15 de setembro
Matrícula
Até 28 de julho e após publicação da lista de candidatos admitidos
Até 29 de setembro e após publicação da lista de candidatos admitidos

* Não dispensa a consulta do texto abaixo.
** A segunda fase de candidaturas terá lugar apenas se o número total de vagas não for preenchido na primeira fase.
 

Número de vagas  

O CEAH funciona com um número mínimo de 10 inscrições e um máximo de 30, excluindo as eventuais vagas supranumerárias.

 

Elementos da candidatura

A candidatura é feita na página da ENSP, por preenchimento de formulário electrónico, devendo ser anexada a carta de candidatura, a documentação comprovativa do grau de licenciatura ou equivalente e outros elementos curriculares que o candidato entenda.

 

Requisitos

A candidatura ao CEAH implica o grau de licenciatura (ou equivalente legal).

A admissão de alunos nacionais ou estrangeiros com licenciatura obtida fora do país processa-se de acordo com a legislação em vigor, designadamente em matéria de equivalências e com as regras especiais vigentes na ENSP.

 

Descrição do processo de seleção

A seleção das candidaturas da 1ª fase decorrerá nos seguintes moldes:

  • Os candidatos pré-selecionados (por análise da carta de candidatura e CV) serão submetidos a prova de seleção eliminatória (entrevista individual), por júri designado para o efeito.

  • O calendário final de entrevistas será tornado público até à data limite de 4 de julho de 2017 (disponibilizado na página da ENSP e afixado nas suas instalações).

  • As entrevistas individuais estão previstas entre os dias 7 e 11 de julho de 2017.

  • São admitidos à matrícula os candidatos aprovados nas provas de seleção, que constarão de uma relação nominal tornada pública até à data limite de 12 de julho de 2017 (disponibilizada na página da ENSP e afixada nas suas instalações).

  • Os candidatos admitidos devem proceder à matrícula na página da ENSP no período que decorre entre a publicação da lista dos admitidos e o dia 28 de julho de 2017.

 

Abertura de 2ª fase

Caso o número total de vagas não seja preenchido na primeira fase, decorrerá uma segunda fase de candidaturas nos seguintes moldes:
  • Os candidatos pré-selecionados (por análise da carta de candidatura e CV) serão submetidos a prova de seleção eliminatória (entrevista individual), por júri designado para o efeito.
  • O calendário final de entrevistas será tornado público até à data limite de 12 de setembro de 2017 (disponibilizado na página da ENSP e afixado nas suas instalações).
  • As entrevistas individuais estão previstas entre os dias 12 e 14 de setembro de 2017.
  • São admitidos à matrícula os candidatos aprovados nas provas de seleção, que constarão de uma relação nominal tornada pública até à data limite de 15 de setembro de 2017 (disponibilizada na página da ENSP e afixada nas suas instalações).
  • Os candidatos admitidos devem proceder à matrícula na página da ENSP no período que decorre entre a publicação da lista dos admitidos e o dia 29 de setembro de 2017.

 

Admissão condicional de alunos

Excepcionalmente, poderão ser admitidas inscrições condicionais aos candidatos que, até ao fim do período de recepção de candidaturas, não tenham obtido a licenciatura, ou equiparação, ou não possuam todos os documentos necessários à sua inscrição. Em caso de admissão, estes candidatos deverão, obrigatoriamente, apresentar todos os elementos em falta até ao fim do prazo estabelecido para a matrícula.

 

Horário e contactos dos Serviços Académicos

Para esclarecimento de dúvidas, os Serviços Académicos da ENSP estão abertos entre as 9h30m e as 12h30m e as 13h30m e as 18h30m (telefone: 21 751 21 00/21; e-mail: academicos@ensp.unl.pt)

 

3. Encargos

Propinas e modalidades de pagamento (pdf)

Nota: As propinas de estudantes em tempo parcial nos Anos 1 e 2 equivalem a 50% das propinas dos estudantes a tempo integral.

4. Outras informações

 

  • A organização, funcionamento, atividades e demais aspetos relacionados com o CEAH estão definidos no respetivo Regulamento de Curso.
  • Os candidatos que necessitem de autorização para frequência do CEAH por parte das instituições ou serviços em que trabalham devem obtê-la por iniciativa própria sem qualquer intervenção da ENSP.