57º CURSO DE MEDICINA DO TRABALHO (2017/2019)

banner candidatura

1. Informações gerais

O 57º Curso de Medicina do Trabalho (CMT) tem a duração de dois anos letivos e terá início a 3 de outubro de 2017 (sessão inicial) e conclusão até final de julho de 2019.
O 1º ano (período de sessões letivas) decorre de 3 de outubro de 2017 (às 16:30) a meados de julho de 2018. O 2º ano (período de estágios) inicia-se no final de setembro de 2018 e conclui-se até julho de 2019.

A parte curricular do CMT é de frequência obrigatória, decorrendo as unidades curriculares obrigatórias às terças e quintas-feiras, entre as 16.30 e as 22.10 horas.

O CMT funcionará com um número mínimo de 10 inscrições e um número máximo de 30, incluindo eventuais vagas supranumerárias.

A organização, funcionamento, atividades e demais aspetos relacionados com o CMT estão definidos no respetivo Regulamento.

O CMT é professado na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade Nova de Lisboa. Certas atividades, nomeadamente estágios e visitas de estudo, podem ser realizados em empresas e serviços que, nesse contexto, funcionam como extensão da Escola.

A bibliografia a utilizar pelos alunos encontra-se em português e inglês, pelo que é indispensável o domínio suficiente destes idiomas.

2. Candidatura, seleção e matrícula

A candidatura deverá ser realizada ONLINE, por preenchimento de formulário próprio e questionário biográfico em suporte eletrónico. A documentação comprovativa do grau de licenciatura ou mestrado integrado, da habilitação para o exercício de medicina não tutelada e quaisquer outros elementos curriculares que o candidato entenda como relevantes serão anexados ao formulário.

Os candidatos serão submetidos a prova de seleção eliminatória (entrevista individual), por um júri constituído para o efeito (a nomear brevemente).

Caso o número máximo de vagas não seja atingido durante a 1ª fase de candidatura, poderá haver uma 2ª fase de candidaturas.

Os prazos a serem atendidos nos processos de candidatura, seleção e matrícula do CMT são os seguintes:

Fases
1ª fase
2º fase*
candidatura
9 de maio a 30 de junho de 2017
13 de julho a 8 de setembro de 2017
seleção
10 a 14 de julho de 2017
11 a 15 de setembro de 2017
matrícula
Até 28 de julho e após publicação de lista de candidatos admitidos à matrícula
Até 29 de setembro e após publicação de lista de candidatos admitidos à matrícula

* a 2ª fase de candidaturas terá lugar apenas se o número total de vagas não for preenchido na 1ª fase.

É Coordenador do Curso de Medicina do Trabalho o Prof. Antonio de Sousa Uva e o Coordenador Adjunto é o Prof. Florentino Serranheira.

Para esclarecimento de dúvidas, os Serviços Académicos da ENSP estão abertos entre as 9h30m e as 12h30m e as 13h30m e as 18h30m (telefone: 21 751 21 00/21; e-mail: academicos@ensp.unl.pt)

3. Encargos

Propinas e modalidades de pagamento (pdf)