Programa de Formação Contínua Complementar (PFCC)
Ano lectivo 2011_2012

2º Semestre

1.      Descrição do Programa

A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-UNL) dispõe de um Programa de Formação Contínua Complementar (PFCC) o qual abre a alunos externos a possibilidade de frequência das suas unidades curriculares integradas no Programa de Unidades Curriculares Opcionais (UCOp) oferecido aos cursos de pós-graduação da ENSP/UNL, nomeadamente aos cursos de mestrado e doutoramento.

O PFCC desenvolve-se em 2 semestres com ofertas específicas para cada um destes, permitindo aos alunos externos escolher um plano pessoal de formação adequado aos seus interesses profissionais, pessoais ou académicos.

De igual forma, esta possibilidade é também dada a nível coletivo, podendo uma instituição interessada, como por exemplo uma unidade de saúde, selecionar um plano de formação, constituído por uma combinação de UCOp em áreas que considere prioritárias para ser dada aos seus recursos humanos.

2.      Requisitos de funcionamento das UCOp

Cada UCOp só abrirá com mínimo de 10 inscrições efetivas, não podendo estas exceder um máximo de 30 participantes, sendo dada prioridade aos discentes dos cursos regulares da ENSP-UNL.

3.      Quadro das UCOp disponíveis no 2º Semestre 2011-2012

Unidades Curriculares do 2º Semestre / Coordenador/a / ECTs*
Prof. Carlos Costa
Prof. Julian Perelman
Profª Ana Escoval
Profª Paula Lobato de Faria
Prof. Vítor Ramos
Profª Ana Escoval
Prof. António Tavares
Profª Isabel Loureiro
Prof. Luís Saboga Nunes
Profª Carla Nunes

ECTS* - European Credit Transfer and Accumulation System, ou seja, Sistema Europeu de Acumulação e Transferência de Créditos

4.      A participação nos módulos do Programa será reconhecida a nível nacional e internacional?

Sim. A aprovação numa determinada UCOp dará lugar à emissão de um certificado, com os respetivos créditos ECTS, ambos reconhecidos no Espaço Europeu de Ensino Superior. Este reconhecimento permitirá, por exemplo, a obtenção de equivalências a unidades curriculares de cursos de mestrado e de pós-graduação, facilitando a mobilidade entre instituições de ensino superior. Por outro lado, as qualificações dadas pela frequência e aproveitamento nas UCOp serão reconhecidas por empregadores quer em Portugal quer no estrangeiro (países aderentes ao sistema).

5.      O que é o Espaço Europeu de Ensino Superior?

Este é o objetivo do Acordo de Bolonha, um espaço onde os sistemas de ensino nacionais são transparentes e encontram-se padronizados; onde existe mobilidade de estudantes e docentes; e onde o reconhecimento de qualificações ocorre facilmente.
O Espaço Europeu de Ensino Superior integra mais de 40 países.

6.      O que são créditos ECTS?

ECTS é a sigla para o European Credit Transfer and Accumulation System, ou seja, Sistema Europeu de Acumulação e Transferência de Créditos.

É um sistema que mede as horas que o estudante tem que trabalhar para alcançar os objetivos do programa de estudos. Estes objetivos são especificados em termos de competências a adquirir e resultados de aprendizagem. As horas de trabalho do estudante incluem as horas letivas, as horas dedicadas ao estudo, à realização de trabalhos, assim como as horas de realização da avaliação.

Este sistema de créditos promove a mobilidade de estudantes, através de procedimentos comuns que garantem o reconhecimento dos títulos académicos e dos estudos efetuados noutros países ou instituições de ensino superior.

7.      Posso participar sem fazer avaliação da aprendizagem?

Sim. Mas neste caso não lhe será possível aceder aos créditos (ECTS), obtendo apenas um certificado de frequência e não tendo classificação.

8.      Há algum pré-requisito para inscrição?

Sim. Os candidatos devem possuir uma licenciatura ou grau equivalente, ou outro requisito específico que esteja inscrito para cada Unidade Curricular em particular.

9.      Qual o horário dos módulos?

Os módulos realizam-se às Quartas-feiras e aos Sábados. Horário do 2º Semestre

Quais os custos da inscrição?

Módulos com 1 ECTS….. ……………………..80€
Módulos com 2 ECTS ………………………. 160€
Módulos com 3 ECTS ………………………. 240€
Módulos com 4 ECTS ………………………. 320€

No caso de inscrições em bloco por parte de instituições (mais de 4 estudantes), a ENSP/UNL oferecerá um desconto sobre as taxas de inscrição.

10. Como posso inscrever-me?

Basta preencher o boletim de inscrição. As candidaturas serão avaliadas pelo Conselho Pedagógico da ENSP/UNL e, no caso de serem aceites, os interessados serão contactados pelos Serviços Académicos. Os candidatos devem fazer prova dos requisitos de inscrição no ato de matrícula, bem como proceder ao pagamento da mesma.

Dado que o número de vagas é limitado, os potenciais candidatos devem fazer a sua inscrição o mais cedo possível. Ressalvamos que as UCOp só ficarão abertas ao exterior se as vagas das mesmas não tiverem sido totalmente preenchidas pelos discentes dos cursos regulares da ENSP-UNL..

Os Serviços Académicos estão disponíveis para prestar os esclarecimentos que sejam necessários:
Telefone: 21 751 21 21; e-mail: academicos@ensp.unl.pt

11. Quais os prazos para inscrição?

As inscrições estão abertas a partir do dia 17 de fevereiro. Para cada módulo serão aceites inscrições até 2 dias antes do seu início, desde que existam vagas.

Boletim de inscrição   (word)   (pdf)