1º CURSO DE MESTRADO EM SAÚDE OCUPACIONAL 2017-2019*

Especialidade em Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho

(Aprovado pela A3ES)

1. Informações gerais

1.    O Mestrado em Saúde Ocupacional (MSO) tem como finalidades a aquisição de conhecimentos científicos e competências avançadas para o estudo, a investigação e a intervenção no domínio da Saúde Ocupacional (especialidades em Medicina do Trabalho e em Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho), incluindo o uso de metodologias centradas na recolha, análise e produção de conhecimento nesse âmbito e todas as componentes que as determinam.

Os objetivos gerais consistem em desenvolver a capacidade para identificar novas questões, selecionar, planear e implementar estratégias práticas e/ou de investigação, visando a melhoria contínua da relação trabalho-saúde dos trabalhadores nos locais de trabalho.

Os alunos deverão para tal desenvolver a capacidade de aplicação de uma análise sistémica e integrada nas questões relacionadas com a saúde dos trabalhadores nos locais de trabalho no quadro mais amplo da Saúde Ocupacional,  capacitar para a intervenção, individual ou integrada em equipas multidisciplinares, no sentido de potenciar práticas que visem a melhoria da Saúde Ocupacional e fomentar a capacidade de formação ao longo da vida e a pesquisa sistemática para reforçar um melhor exercício de competências profissionais e científicas no contexto da avaliação e gestão dos riscos ocupacionais e ambientais.

Ø   O 1º Curso de Mestrado em Saúde Ocupacional (2017-2019) apenas aceita, na 1ª fase, candidatos para a Especialidade em Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho (ver plano de estudos), tem início (sessão de abertura) a 03 de Outubro de 2017 às 18:30 e termina até 31 de Julho de 2019. A parte curricular do Curso é de frequência obrigatória, decorrendo os trabalhos escolares às 3ª e 5ª feiras entre as 16.30 e as 22.10 horas. Poderá haver unidades curriculares que funcionem à 4ª feira (o horário dependerá das unidades curriculares que o aluno escolher, estando as opcionais agendadas para o período entre as 14.30 e as 22.10 horas) ou aos sábados entre as 9.30 e as 13.10 horas. Estão planeadas algumas sessões na modalidade de ensino não presencial.

Ø  Os alunos terão que utilizar, durante o curso, leituras em português inglês, pelo que é importante ter domínio destas línguas.

Quadro resumo MSO - duração e calendário das sessões

2 anos letivos

Início em 03 de Outubro de 2017
Conclusão até 31 de Julho de 2019
1º Ano
Unidades curriculares obrigatórias
3ª feira – 16:30h às 22:10h
5ª feira – 16:30h às 22:10h

Unidades curriculares opcionais
4ª feira à tarde e/ou sábado de manhã
2º Ano
Desenvolvimento da dissertação de Mestrado

2. Candidatura, seleção e matrícula

Concretização da candidatura

A candidatura é feita online, por preenchimento de impresso próprio e questionário biográfico eletrónicos devendo ser anexada a documentação comprovativa do grau de licenciatura ou equivalente e outros elementos curriculares que o candidato entenda.

O prazo de candidatura decorre entre 9 de Maio e 30 de Junho de 2017. Para esclarecimento de dúvidas, os Serviços Académicos da ENSP estão abertos entre as 9h30m e as 12h30m e as 13h30m e as 18h30m (telefone: 21 751 21 00/21; e-mail: academicos@ensp.unl.pt) .

Excecionalmente, poderão ser admitidas inscrições condicionais aos candidatos que, até ao fim do período de receção de candidaturas, não tenham obtido a licenciatura, ou equiparação, ou não possuam todos os documentos necessários à sua inscrição. Estes candidatos deverão, obrigatoriamente, apresentar todos os elementos em falta, até ao fim do prazo estabelecido para a matrícula.

Na eventualidade de existência de vagas, poderá ser aberta uma segunda fase de candidaturas entre 20 julho e 08 de setembro de 2017.

Seleção de candidatos

Os candidatos pré-selecionados por análise curricular serão submetidos a prova de seleção (entrevista individual), por um júri constituído para o efeito.

As entrevistas serão efetuadas entre os dias 13 a 18 de Julho de 2017.

São admitidos à matrícula os candidatos aprovados nas provas de seleção, que constarão de uma relação nominal tornada pública até à data limite de 21 de Julho de 2017.

Os candidatos admitidos devem proceder à matrícula (online) no período que decorre entre a publicação da lista de candidatos admitidos e o dia 28 de Julho 2017.

O Curso funciona com um número mínimo de 10 inscrições e um máximo de 25.

No caso de abertura de segunda fase de candidaturas, as entrevistas serão efetuadas entre os dias 13 e 19 de Setembro de 2017. Os candidatos admitidos nesta fase devem proceder à matrícula (online), no período que decorre entre a publicação da lista de candidatos admitido e o dia 27 de Setembro de 2017.

Quadro Resumo  - Candidaturas e processo de seleção do MSP
Resumo de datas *
FASES
1ª FASE
2ª FASE**
Candidatura
9 de maio a 30 de junho
13 de julho a 08 de setembro
13 a 18 de julho
13 a 19 de setembro
Até 28 de julho e após publicação da lista de candidatos admitidos
Até 27 de setembro e após publicação da lista de candidatos admitidos
* Não dispensa a consulta do texto acima.
** A segunda fase de candidaturas terá lugar apenas se o número total de vagas não for preenchido na primeira fase.

3. Encargos

Propinas e modalidades de pagamento (pdf)

4. Outras informações relevantes

[1] Dados do inquérito feito em 2015, aos alunos que fizeram os cursos de 2012-2013.
[2] Mestrado em Gestão da Saúde e Mestrado em Saúde Pública.