20º CURSO DE MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA 2017-2019

Acreditação (Processo n.º ACEF/1516/14202 – Acreditado pela A3ES)

1.    Informações gerais

O Mestrado em Saúde Pública (MSP) tem como finalidades o desenvolvimento e aquisição de conhecimentos científicos e competências avançadas para o estudo e investigação no domínio da Saúde Pública.

Os objetivos gerais consistem na aquisição de conhecimentos e aptidões, no plano científico, teórico e prático, que contribuam para a melhoria da saúde das populações e do desempenho dos sistemas e organizações de saúde, tanto a nível nacional como internacional.

Os alunos deverão para tal desenvolver a capacidade para investigar e contribuir para o conhecimento e para a resolução de problemas nas áreas nucleares da Saúde Pública  e em contextos multidisciplinares. Concomitantemente deverão, também, dispor da capacidade de avaliar critica e sistematicamente a sua prática e de produzir e contribuir para o conhecimento através da sua participação em estudos e projetos de investigação, bem como em grupos de trabalho, de natureza científica, no domínio da Saúde Pública.

O Curso de Mestrado em Saúde Pública tem início (sessão de abertura) a 06 de Outubro de 2017 e termina até 31 de Julho de 2019. A parte curricular do Curso é de frequência obrigatória, decorrendo os trabalhos escolares às 5ª e 6ª feiras entre as 16.30 e as 22.10 horas. Poderá haver unidades curriculares que funcionem à 4ª feira (o horário dependerá das unidades curriculares que o aluno escolher, estando as opcionais agendadas para o período entre as 14.30 e as 22.10 horas) ou aos sábados entre as 9.30 e as 13.10 horas. Estão planeadas algumas sessões na modalidade de ensino não presencial.

Os alunos terão que utilizar, durante o curso, leituras em português inglês e, eventualmente, em espanhol, pelo que é importante ter algum domínio destas línguas.

A organização, funcionamento, atividades e demais aspetos relacionados com o MSP, estão definidas no respetivo Regulamento.

Os alunos têm a possibilidade de escolher entre a frequência a tempo Integral ou a tempo parcial.

É Coordenador do Curso de Mestrado em Saúde Pública o Prof. Doutor Paulo Sousa e Coordenadora Adjunta a Prof.ª Doutora Emília Nunes.

2. Candidatura, seleção e matrícula

Quadro resumo MSP - duração e calendário das sessões

2 anos letivos

Início em 06 de Outubro de 2017
Conclusão até 31 de Julho de 2019
1º Ano
Unidades curriculares obrigatórias
5ª feira – 16:30h às 22:10h
6ª feira – 16:30h às 22:10h

Unidades curriculares opcionais
4ª feira à tarde e/ou sábado de manhã
2º Ano
Desenvolvimento da dissertação de Mestrado
Seminários de investigação (aproximadamente 3 sessões por Semestre a ter lugar às 5ªf)

Concretização da candidatura

·        A candidatura é feita online, por preenchimento de impresso próprio e questionário biográfico eletrónicos devendo ser anexada a documentação comprovativa do grau de licenciatura ou equivalente e outros elementos curriculares que o candidato entenda.

·        O prazo de candidatura decorre entre 9 de Maio e 30 de Junho de 2017. Para esclarecimento de dúvidas os Serviços Académicos  da ENSP estão abertos entre as 9h30m e as 12h30m e as 13h30m e as 18h30m (telefone: 21 751 21 00/21; e-mail: academicos@ensp.unl.pt).

·        Excecionalmente, poderão ser admitidas inscrições condicionais aos candidatos que, até ao fim do período de receção de candidaturas, não tenham obtido a licenciatura, ou equiparação, ou não possuam todos os documentos necessários à sua inscrição. Estes candidatos deverão, obrigatoriamente, apresentar todos os elementos em falta, até ao fim do prazo estabelecido para a matrícula.

·        Na eventualidade de existência de vagas, poderá ser aberta uma segunda fase de candidaturas entre 13 julho e 08 de setembro de 2017.

Seleção de candidatos

·        Os candidatos pré-selecionados por análise curricular serão submetidos a prova de seleção (entrevista individual), por um júri constituído para o efeito.

·        As entrevistas serão efetuadas entre os dias 06 e 12 de Julho de 2017.

·        São admitidos à matrícula os candidatos aprovados nas provas de seleção, que constarão de uma relação nominal tornada pública até à data limite de 14 de Julho de 2017.

·        Os candidatos admitidos devem proceder à matrícula (online) no período que decorre entre a publicação da lista de candidatos admitidos, até ao dia 28 de Julho 2017.

·        O Curso funciona com um número mínimo de 10 inscrições e um máximo de 35, incluindo eventuais vagas supranumerárias.

·        No caso de abertura de segunda fase de candidaturas, as entrevistas serão efetuadas entre os dias 11 e 15 de Setembro de 2017. Os candidatos admitidos nesta fase devem proceder à matrícula (online), no período que decorre entre a publicação da lista de candidatos admitidos, até ao dia 27 de Setembro de 2017.

Quadro Resumo  - Candidaturas e processo de seleção do MSP

Resumo de datas *

FASES
1ª FASE
2ª FASE**
Candidatura
9 de maio a 30 de junho
13 de julho a 08 de setembro
06 de julho a 12 de julho
11 de setembro a 15 de setembro
Até 28 de julho e após publicação da lista de candidatos admitidos
Até 29 de setembro e após publicação da lista de candidatos admitidos
* Não dispensa a consulta do texto acima.
** A segunda fase de candidaturas terá lugar apenas se o número total de vagas não for preenchido na primeira fase.

3. Encargos

Propinas e modalidades de pagamento (pdf)

4. Outras informações relevantes

________________________________________________________________________________

[1] Dados do inquérito feito em 2015, aos alunos que fizeram os cursos de 2012-2013.

[2] Mestrado em Gestão da Saúde e Mestrado em Saúde Pública.