Carlos Silva Santos 

 

Contactos

Telefone: 21 751 21 45
E-mail: silvasantos@ensp.unl.pt

 

Áreas de Interesse

Políticas e Administração em Saúde Ocupacional (SO)

Planeamento e avaliação das actividades de SO

Informatização dos serviços e actividades em SO

Participação dos trabalhadores

Vigilância epidemiológica dos fenómenos de saúde/doença relacionados com o trabalho

Legislação e normalização em SO

Ética profissionalem SO  

 

Ensino

É professor auxiliar convidado desde 2004 e faz parte do Grupo de Disciplinas de Saúde Ambiental e Ocupacional.

É responsável pedagógico pelo ensino da área disciplinar de Organização e Administração em Saúde Ocupacional, pelo Estágio 1 de contacto com a realidade empresarial e pelo Seminário sobre Ética e Deontologia em Saúde Ocupacional no Curso de Especialização em Medicina do Trabalho

Co-responsável com o Prof. A. Sousa Uva pelo módulo de Introdução à Saúde Ocupacional nos Cursos de Especialização em Medicina do Trabalho e em Saúde Pública (opcional para os Cursos de Mestrado em Saúde Pública e Gestão de Saúde e Curso de Administração Hospitalar)

Responsável pedagógico pelo módulo de Introdução à Saúde Pública ao Curso de Especialização de Medicina do Trabalho (por delegação do Prof. Constantino Sakellarides).

Responsável pedagógico pelo Módulo Opcional Qualidade na Gestão de Serviços de Saúde Ocupacional nos Cursos de Mestrado da ENSP.

  

Investigação (projectos em curso)

Tem centrado a sua actividade de investigação na ENSP no conhecimento actualizado da prática profissional dos médicos do trabalho diplomados pela ENSP e dos factores que a influenciam. Para tal já aplicou dois inquéritos por questionário nos anos de 1993 e 2000 e planeia nova avaliação alargada a todos os médicos habilitados em Medicina do Trabalho a nível nacional, a realizar em 2009.

Integra como investigador dois projectos interinstitucionais, um sobre a exposição profissional a fungos nas piscinas e outro sobre impacto na saúde da exposição ambiental a poeiras inaláveis na região de Lisboa.

 

Publicações (mais relevantes)

FARIA, M.; SANTOS, C. S.; SALES, A.A.; ROSÁRIO, M.D.P. -  A saúde ocupacional em Portugal: situação actual e perspectivas para o futuro. Lisboa: Caixa Nacional de Seguros de Doenças Profissionais,1985. (col. “Segurança Social Saúde Prevenção Trabalho”. série “Estudos”: 2)

FARIA, M.; SANTOS, C. S. -  Alguns dados estatísticos com interesse em saúde ocupacional. Lisboa:Ed. SO, 1989.

SANTOS, C. S. -  Enquadramento técnico-legal do exercício da Medicina do Trabalho: análise crítica. Jornal das Ciências Médicas.154: 7(1990) 381-386.

SANTOS; C. S. -  Estratégias inovadoras em saúde ocupacional: perspectivas dos centros de saúde. Revista Portuguesa de Saúde Pública. 16: 1 (Janeiro / Março 1998) 5 – 11.

COMISSÃO DO LIVRO BRANCO DOS SERVIÇOS DE PREVENÇÃO. IDICT - Livro branco dos serviços de prevenção das empresas. 2ª ed. .Lisboa: Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho, 2001. ( Membro da CLBSP e co-autor )

SANTOS, C.S. -  Occupational health and the ageing workers. In 18th CEIES SEMINAR on Actives ageing statistics. Hague, May 2002. Hague: Eurostat News, 2002.

SERRANHEIRA, F.; PEREIRA, M.; SANTOS; C. S.; CABRITA, M. - Auto-referência de sintomas de lesões músculo-esqueléticas ligadas ao trabalho (LEMELT) numa grande empresa em Portugal. Revista Portuguesa de Saúde Pública. 2 (2003) 37-48.

SANTOS, C.S.: Desenvolvimento da saúde ocupacional em Portugal e a prática profissional dos médicos do trabalho. Lisboa: Escola Nacional de Saúde Pública/ Universidade Nova de Lisboa, 2004. (tese de doutoramento).

CASTRO, M.; MOREIRA, S.; SANTOS, C.S. -  Doenças profissionais na Região de Lisboa e Vale do Tejo no ano 2003: um contributo para o diagnóstico e prevenção. Rev. Segurança.  40: 166 (2205) 33-38.

SANTOS, C.S. co-authored for the Lisbon campaign in FIELD, R.A. et al - Population exposure to air pollutants in Europe (People): methodological strategy and basic results: Joint Research Centre, Ispra. European Commission 2005.

SANTOS, C.S. co-autor - Relatório de investigação: Diagnóstico e metodologia para o estudo dos efeitos das partículas finas na cidade de Lisboa. Projecto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa 2006.

SANTOS, C.S.; UVA, A.S. - Os médicos do trabalho e a nova organização da Saúde e segurança do Trabalho: quais as consequências na prática profissional. Revista Portugiuesa de Saúde Pública. Volume temático: 6 (2006) 67-74.

MOREIRA, S.; CASTRO, M.; SANTOS, C..S .- Saúde ocupacional nos hospitais: evolução recente na Região de Lisboa e Vale do Tejo. Lisboa: Centro Regional de Saúde Pública LVT, 2006. (aceite para publicação na Revista Saúde & Trabalho)

 

Outros Dados Curriculares

Médico de Saúde Pública e Ocupacional colocado na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo IP, responsável pelas áreas da saúde ocupacional e da investigação e desenvolvimento em saúde pública.

Membro eleito das Assembleias da Universidade Nova de Lisboa e de Representantes da Escola Nacional de Saúde Pública.

Membro eleito do Conselho Pedagógico da ENSP.