Teresa Magalhães

 

 
Contactos

Telefone: 217512173

E-mail: Teresa.magalhaes@ensp.unl.pt

 

Áreas de Interesse

Administração Hospitalar
Produção Hospitalar
Avaliação do Desempenho Hospitalar
Sistemas de Informação para a Saúde
Gestão de Informação em Saúde
Business Intelligence

 

Actividade Profissional

·        Vogal Executiva do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Setúbal, EPE desde Maio de 2009.

·        Administradora Hospitalar da Área de Produção de 2005 a 2009.

·        Consultor Sénior na área de Banca e Seguros com funções de Gestão de Projetos e de Equipas na reengenharia de processos, desenho e implementação das aplicações informáticas de suporte na ACCENTURE, de 1997 a 2003.

·        Avaliação e Implementação de Sistemas de Informação na ANA Aeroportos de 1995 a 1997.

 

Graus e títulos académicos

Licenciatura em Informática de Gestão
Pós-Graduação em Administração Hospitalar
Estudante de doutoramento em Saúde Pública, na especialidade de Política, Gestão e Administração da Saúde. Parte curricular concluída em Janeiro de 2012.
 

Ensino 

· Assistente convidada desde 2008, a tempo parcial, na ENSP-UNL, no Grupo de Disciplinas de Gestão das Organizações de Saúde.
· Coordenadora da disciplina de Gestão de Recursos Hospitalares na ENSP-UNL.
· Coordenadora da disciplina opcional de Sistemas e Tecnologias de Informação em Saúde desde 2012 na ENSP-UNL.
· Co-Coordenadora do módulo de “O Novo Mercado da Saúde” pela na ENSP-UNL do Curso de Pós-Graduação de Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde em 2015 da Nova IMS,UNL onde lecciona aulas de Sistemas de Informação em Saúde desde 2012.
· Formadora no Curso pós-graduado de Gestão de Unidades de Saúde em Sistemas de Informação em Saúde na Clínica Sagrada Esperança em Luanda em 2013 e 2015 pela ENSP-UNL.
· Formadora no módulo de gestão da produção integrado no Curso de Gestão em Saúde para chefias no Centro Hospitalar de Lisboa Central em 2009 pela ENSP-UNL.
· Participação no ensino nas Unidades Curriculares de Sistemas de Informação em Saúde, de Gestão da Produção e de Avaliação do Desempenho nos Mestrados e Cursos de Especialização da ENSP-UNL.
· Formadora da disciplina de Sistemas de Informação em Saúde do 3º Curso de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde e Instituições Sociais em 2012 e 2014 no ISAL Madeira.

 

Investigação (Projetos em curso)

·        Desenvolvimento de um modelo de análise de custos e proveitos (Altran, 2013-2015). 

 

Publicações (mais relevantes)

·        Magalhães, T., et al (2015): The Length of Hospital Stay in Acute Myocardial Infarction: A Predictive Model with Laboratory and Administrative Data. In Á. Rocha: New Contributions in Information Systems and Technologies. Advances in Intelligent Systems and Computing 353. Springer International Publishing. Pág. 257-264. Disponível em:
·        Baptista, C.; Magalhães, T.; Chaves, I. (2015) - A Identificação de Desperdício de Medicamentos em Ambiente Hospitalar. Revista de Gestão Hospitalar. Enviada para publicação.
·        Nanclares, J.; Magalhães, T. (2013) – A importância de sistemas de informação no controlo de gestão em organizações de saúde. eSaude – Magazine dos Sistemas de Informação na Saúde. No 3.
·        Costa, C.; Magalhães, T. (2012) – Instalações e Equipamentos e a Gestão Hospitalar – TecnoHospital, Revista de Engenharia e Gestão da Saúde. No 50, 28-31.
·        Magalhães, T., et al (2012) - Póster de Avaliação de um Sistema de Informação para a Gestão (SIG_CHS) aplicado à prestação de cuidados de saúde. XXIII Congresso da Associação Latina para a Análise dos Sistemas de Saúde. Infarmed-Lisboa. 10 e 11 de Setembro de 2012.
·        Magalhães, T, et al (2008) – Gestão e sustentabilidade das Unidades de Dor – Revista da Dor, APED (Associação Portuguesa para o Estudo da Dor). No 16:4, 21-24.
·        Análise da Variação do Consumo de Recursos nos GDH’s (2005) - Projecto de Investigação Aplicada - XXXIII Curso de Especialização em Administração Hospitalar.

 

Comunicações nos seguintes congressos

·        Magalhães, T.; Lopes, S.; Gomes, J.; Seixo F. - The Length of Hospital Stay in Acute Myocardial Infarction: A Predictive Model with Laboratory and Administrative Data. WorldCist 2015 Conference. Ponta Delgada, 01.04.2015.
·        Faria, P.L., Magalhaes, T., Cordeiro, J.V. - The EHR and the “Health Data Platform” in Portugal: e-Health data protection facts and legal challenges. E-health: Grand challenges and Legal Concerns, Erasmus University Rotterdam, the Netherlands, 11 December 2014. http://www.erasmusobservatoryonhealthlaw.nl/e-healthmedia/
·        O Hospital e a RCCI - Qual o papel dos SI?. I Conferência Paralelismos dos Sistemas de Informação em Saúde Portugal-Brasil 2013. Lisboa. ENSP. 25 de Outubro de 2013.
·        A Anestesia em Tempos de Crise: O Impacto da Troika na Anestesiologia. Tertúlias de Anestesia. Viseu - Sociedade Portuguesa de Anestesiologia. 29 de Outubro de 2011.
·        Avaliação do modelo e resultados da implementação das TIC no Centro Hospitalar Setúbal. Workshop “A Saúde na era das TIC” - 12a Conferência Nacional de Economia da Saúde. Lisboa - Associação Portuguesa de Economia da Saúde - 13 de Outubro de 2011.
·        As TICs e a Saúde no Portugal de 2009 – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI) - Controlo de Gestão e Business Intelligence – 25 de Novembro de 2009.
·        Congresso Nacional das Unidades de Dor (APED) - Gestão e Sustentabilidade das Unidades de Dor – workshop 6 – 24 de Outubro de 2008.
·        21th PCSI Conference - Analysis of the Resource Consumption Variation (RCV) within DRGs, Ljubljana, 6 October 2005.

 

Outros dados curriculares (c.v.)

·        Revisora da Revista Portuguesa de Saúde Pública

 

Actualizado em setembro de 2015