Teresa Magalhães

 

 
Contactos

Telefone: 217512173

E-mail: Teresa.magalhaes@ensp.unl.pt

 

 

 

Áreas de Interesse
Administração Hospitalar
Sistemas de Informação para a Saúde
Gestão de Informação em Saúde
Saúde digital
Modelos de eficiência
Modelos preditivos
Business Intelligence
Produção Hospitalar
Avaliação do Desempenho Hospitalar
 
 
Atividade Profissional
Administradora Hospitalar do Departamento de Coração e Vasos do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, EPE, desde Julho de 2016.
Assessora do Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, EPE, para a área da inovação e tecnologias de informação, desde Fevereiro de 2017.
Administradora Hospitalar do Departamento de Pediatria do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, EPE, de maio de 2016 a fevereio de 2017.
Vogal Executiva do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Setúbal, EPE desde Maio de 2009.
Administradora Hospitalar da Área de Produção de 2005 a 2009.
Consultor Sénior na área de Banca e Seguros com funções de Gestão de Projetos e de Equipas na reengenharia de processos, desenho e implementação das aplicações informáticas de suporte na ACCENTURE, de 1997 a 2003.
Avaliação e Implementação de Sistemas de Informação na ANA Aeroportos de 1995 a 1997.
 
Graus e títulos académicos
Doutoramento em Saúde Pública na especialidade de Política, Gestão e Administração da Saúde
Licenciatura em Informática de Gestão
Pós-Graduação em Administração Hospitalar
 
Ensino 
Professora Auxiliar convidada desde maio de 2017, a tempo parcial, na ENSP-UNL, no Grupo de Disciplinas de Gestão das Organizações de Saúde.
Assistente convidada de 2008 a abril de 2017, a tempo parcial, na ENSP-UNL, no Grupo de Disciplinas de Gestão das Organizações de Saúde.
Coordenadora da disciplina de Gestão de Recursos Hospitalares do Curso de Especialização em Administração Hospitalar na ENSP-UNL.
Coordenadora da disciplina de Sistemas de informação Usados em Saúde do Curso de Especialização em Saúde Pública na ENSP-UNL.
Coordenadora da disciplina opcional de Tecnologias e Equipamentos Hospitalares desde 2016.
Participação no ensino nas Unidades Curriculares de Gestão da Produção, de Avaliação do Desempenho, de Qualidade em Saúde e de Gestão de Organizações de Saúde nos Mestrados e Cursos de Especialização da ENSP-UNL.
Foi coordenadora da disciplina opcional de Sistemas e Tecnologias de Informação em Saúde de 2012 a 2015 na ENSP-UNL.
Foi co-coordenadora do módulo de “O Novo Mercado da Saúde” pela na ENSP-UNL do Curso de Pós-Graduação de Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde em 2015 da Nova IMS,UNL onde lecciona aulas de Sistemas de Informação em Saúde desde 2012.
Formadora no Curso pós-graduado de Gestão de Unidades de Saúde em Sistemas de Informação em Saúde na Clínica Sagrada Esperança em Luanda em 2013 e 2015 pela ENSP-UNL.
Formadora no módulo de gestão da produção integrado no Curso de Gestão em Saúde para chefias no Centro Hospitalar de Lisboa Central em 2009 pela ENSP-UNL.
Formadora da disciplina de Sistemas de Informação em Saúde do 3º Curso de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde e Instituições Sociais em 2012 e 2014 no ISAL Madeira.
 
Investigação (Projetos)
Modelos de eficiência
Modelos Preditivos
Colaborou no desenvolvimento de um modelo de análise de custos e proveitos (Altran, 2013-2015). 
 
Publicações (mais relevantes)
Magalhães, T.; Lopes, S.; Seixo F.; Pinto, F.J.; Gomes, J. (2017) - Avoidable mortality in acute myocardial infarction at hospital level: where to look for answers? European Heart Journal . 38 ( Supplement ), 63.
Magalhães, T., Lopes, S., Gomes, J., & Seixo, F. (2015) - The Predictive Factors on Extended Hospital Length of Stay in Patients with AMI: Laboratory and Administrative Data. Journal of Medical Systems, 40(1), 1–7. doi:10.1007/s10916-015-0363-7.
Magalhães, T., et al (2015): The Length of Hospital Stay in Acute Myocardial Infarction: A Predictive Model with Laboratory and Administrative Data. In Á. Rocha: New Contributions in Information Systems and Technologies. Advances in Intelligent Systems and Computing 353. Springer International Publishing. Pág. 257-264. Disponível em: http://www.springer.com/gp/book/9783319164854.
Baptista, C.; Magalhães, T.; Chaves, I. (2015) - A Identificação de Desperdício de Medicamentos em Ambiente Hospitalar. Revista de Gestão Hospitalar. Enviada para publicação.
Nanclares, J.; Magalhães, T. (2013) – A importância de sistemas de informação no controlo de gestão em organizações de saúde. eSaude – Magazine dos Sistemas de Informação na Saúde. No 3.
Costa, C.; Magalhães, T. (2012) – Instalações e Equipamentos e a Gestão Hospitalar – TecnoHospital, Revista de Engenharia e Gestão da Saúde. No 50, 28-31.
Magalhães, T., et al (2012) - Póster de Avaliação de um Sistema de Informação para a Gestão (SIG_CHS) aplicado à prestação de cuidados de saúde. XXIII Congresso da Associação Latina para a Análise dos Sistemas de Saúde. Infarmed-Lisboa. 10 e 11 de Setembro de 2012.
Magalhães, T, et al (2008) – Gestão e sustentabilidade das Unidades de Dor – Revista da Dor, APED (Associação Portuguesa para o Estudo da Dor). No 16:4, 21-24.
Análise da Variação do Consumo de Recursos nos GDH’s (2005) - Projecto de Investigação Aplicada - XXXIII Curso de Especialização em Administração Hospitalar.
 
Comunicações nos seguintes congressos
Magalhães, T.; Lopes, S.; Seixo F.; Pinto, F.J.; Gomes, J. - Avoidable mortality in acute myocardial infarction at hospital level: where to look for answers? Congress of the European Society of Cardiology. Barcelona. Aug 2017.
Magalhães, T.; Lopes, S.; Gomes, J.; Seixo F. – Acute Coronary Syndromes in Portugal. Economical perspective. Gender differences in mortality and length of hospital stay in acute myocardial infarction (AMI). Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC). Reunião anual. Figueira da Foz. 4.11.2016.
Magalhães, T.; Lopes, S.; Gomes, J.; Seixo F. - The Length of Hospital Stay in Acute Myocardial Infarction: A Predictive Model with Laboratory and Administrative Data. WorldCist 2015 Conference. Ponta Delgada, 01.04.2015.
Faria, P.L., Magalhaes, T., Cordeiro, J.V. - The EHR and the “Health Data Platform” in Portugal: e-Health data protection facts and legal challenges. E-health: Grand challenges and Legal Concerns, Erasmus University Rotterdam, the Netherlands, 11 December 2014. http://www.erasmusobservatoryonhealthlaw.nl/e-healthmedia/
O Hospital e a RCCI - Qual o papel dos SI?. I Conferência Paralelismos dos Sistemas de Informação em Saúde Portugal-Brasil 2013. Lisboa. ENSP. 25 de Outubro de 2013.
A Anestesia em Tempos de Crise: O Impacto da Troika na Anestesiologia. Tertúlias de Anestesia. Viseu - Sociedade Portuguesa de Anestesiologia. 29 de Outubro de 2011.
Avaliação do modelo e resultados da implementação das TIC no Centro Hospitalar Setúbal. Workshop “A Saúde na era das TIC” - 12a Conferência Nacional de Economia da Saúde. Lisboa - Associação Portuguesa de Economia da Saúde - 13 de Outubro de 2011.
As TICs e a Saúde no Portugal de 2009 – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI) - Controlo de Gestão e Business Intelligence – 25 de Novembro de 2009.
Congresso Nacional das Unidades de Dor (APED) - Gestão e Sustentabilidade das Unidades de Dor – workshop 6 – 24 de Outubro de 2008.
21th PCSI Conference - Analysis of the Resource Consumption Variation (RCV) within DRGs, Ljubljana, 6 October 2005.
 
Prémios
Best poster in Public Health at the 2017 Congress of the European Society of Cardiology. Barcelona. Aug 2017. Avoidable mortality in acute myocardial infarction at hospital level: where to look for answers?
Prémio de melhor poster na 31ª conferência PCSI em Haia que decorreu entre os dias 14 e 17 de outubro de 2015 entitulado de “Estimating cost per patient using a top down approach: inpatient services adjustment”.
Prémio do Hospital do Futuro 2011 na categoria “Gestão e Economia da Saúde” – 2º lugar do Centro Hospitalar de Setúbal no Projecto de Sistema de Informação para a Gestão sob a minha coordenação.
 
Outras Atividades
Revisora da Revista Portuguesa de Saúde Pública.
Membro do Advisory Board da Glintt desde 2017.
Associada ao Centro de Investigação em Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública.
Membro do Centro de Matemática e Aplicações Fundamentais, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Membro do Júri do Desafio Hackathon da IBM em Setembro de 2017.
Participação como comentadora nas Conferências de Valor da APAH na sessão “Oportunidade: A era digital e da informação em saúde. Ílhavo, 25 de Março de 2017.
Organização científica de seminários temáticos de Sistemas e Tecnologias de Informação nos Hospitais: entre a oferta e a procura na ENSP/UNL em Maio e Junho de 2015.
 
 
 
Afiliações profissionais

Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares.

Atualizado em outubro de 2017