Estudantes

UC Opcionais

ENSP-NOVA

Programa de Unidades Curriculares Opcionais  2017/2018

 

Princípios Gerais

Para assegurar que todos os alunos tenham acesso a Unidades Curriculares (UC) que permitam perfazer as exigências em créditos (ECTS) de UC Opcionais dos respetivos Planos de Estudo, a ENSP concretiza anualmente um Programa de Unidades Curriculares Opcionais (PUC-OP).

O PUC-OP é coordenado por um docente, doutorado, nomeado pelo Diretor da Escola, ouvido o Conselho Científico. O coordenador do PUC-OP poderá ser coadjuvado por um coordenador adjunto, igualmente doutorado, indicado por ele de entre os docentes da Escola.

O horário do PUC-OP é concentrado preferencialmente nas tardes de quarta-feira e nas manhãs de Sábado. As UC inseridas no PUC-OP poderão, no entanto, desenvolver-se noutros períodos da semana, mesmo que concorrendo, nesses casos, com outras atividades de ensino.

A integração de uma Unidade Curricular no PUC-OP implica a expressa aprovação em Conselho Científico.

Na generalidade as UC integradas no PUC-OP estão disponíveis para todos os alunos de todos os Cursos ministrados na ENSP, sem prejuízo da observância do definido nos respetivos Regulamentos ou qualquer situação de exceção expressamente assinalada.

Poderão existir exceções a esta regra, designadamente nas seguintes situações: a) quando o ciclo de estudos em que o curso estiver inserido o aconselhar (p. ex. UC opcionais introdutórias não devem, genericamente, estar disponíveis para o Curso de Doutoramento); b) quando determinada UC fizer parte, em todo ou em parte, do conjunto de unidades curriculares obrigatórias de determinado curso; c) quando o docente responsável indicar expressamente que a UC não deve ser disponibilizada para determinado curso.

A utilização, para efeitos de UC Opcionais, de outras UC da ENSP, quer isoladas quer obrigatórias para cursos da ENSP diferentes daqueles que está a frequentar, implica o acordo dos respetivos Coordenadores (da UC e do Curso a que ela pertence se for este o caso). A validade destes créditos para efeitos do Curso que o aluno frequenta depende da prévia aceitação pelo Coordenador do Curso.

 

O Coordenador do PUC-OP e do PFCC

Prof. Doutor João Miguel Valente Cordeiro

Plano Curricular

Início: 28 de Fevereiro – Fim: 21 de Julho de 2018

 

Unidade Curricular Coordenador ECTS TL
AES – Avaliação Económica em Saúde / Economic Evaluation in Health (1) Prof. João Pereira

Profª Cláudia Furtado

4 14
AHE – Applied Health Economics
Prof. Julian Perelman

 

4 14
AHVI – Aquisição de Hábitos de Vida Saudáveis na Infância Profª Isabel loureiro

Profª Ana Rita Goes

4 12
FAF - Financiamento e Análise Financeira Prof. Rui Santana 5 17
GC – Gestão Clínica Prof. Fernando Leal da Costa 3 10
CSP – Cuidados de Saúde Primários Prof. Victor Ramos

 

4 14
GPS – Gestão de Projetos de Saúde

Prof. António Tavares

(Drª Carolina Santos)

4 14
MPSD – Medicina Personalizada e Saúde Digital Prof. João Valente Cordeiro

 

4 12
SDGR – Segurança do Doente e Gestão do Risco (2)
Prof. Paulo Sousa

 

4 14
TEH – Tecnologias e Equipamentos Hospitalares (3)
Profª Teresa Magalhães

 

4 14

(1) - Os alunos do CEAH não poderão inscrever-se nesta UC, por se encontrar contemplada no seu Plano de Estudos.

(2) - Esta UC contempla dois Tempos Letivos em formato de e-learning, assíncrono (a agendar na 1ª sessão).

(3) - Limite máximo de 20 inscrições.

  • Restantes Unidades Curriculares: Mínimo inscrições -- 10 / Limite inscrições -- 25
  • Dada a extensa oferta de UCOp para o 2º Semestre, chamamos a atenção dos discentes para a situação de conflito de horário, pelo que não deverão escolher UCOp em sobreposição.

 

Horário 2º Semestre
RESUMO DAS UNIDADES CURRICULARES

2º Semestre 2017/2018

Regras a observar na inscrição no 2º Semestre

 

  • Para os alunos dos cursos de pós-graduação, mestrados (exceto Mestrado em Fisioterapia) e programa de doutoramento a inscrição nas unidades curriculares opcionais (UCOp) é feita individualmente no sistema BLIP.
  • No caso de alunos externos e alunos do Mestrado em Fisioterapia a inscrição deve ser feita através dos Serviços Académicos.
  • Cada aluno deverá inscrever-se em UCOp cuja soma de créditos (ECTS) seja a necessária para completar as exigências do seu Plano de Estudos. Se as UCop excederem esta soma, os discentes deverão consultar as normas da ENSP para as condições a observar neste caso.
  • Se numa determinada UCOp se verificarem mais inscrições que o número de vagas, esta poderá realizar-se, excecionalmente, após autorização do respetivo docente coordenador, caso a caso.
  • As UCOps funcionarão com um mínimo de 10 e um limite máximo de 25 discentes inscritos.
  • As inscrições estarão abertas a partir das 10 horas do dia 14 de Fevereiro (quarta-feira) até às 14.00 horas do dia 20 de Fevereiro (3ª feira) de 2018.
  • As aulas das UCOp terão início a 28 de Fevereiro de 2018.

 

Mais informações sobre o PUC-OP devem ser obtidas:

Serviços Académicos (academicos@ensp.unl.pt); Tel.: 21 751 21 00)