CISP

VO(i)CES – Promover a Saúde das Populações Migrantes em Tempo de Pandemia

ENSP-NOVA

Título: Vo(i)ces: Promoção da Saúde de Populações Migrantes em Tempos de Pandemia

Investigadora Responsável: Sónia Dias

Equipa de Investigação: Maria João Marques, Ana Gama, Marisa Viegas, Sousan Al Hamwi, Ayshe Seyfulayeva, Louíse Viecili Hoffmeister

Duração: 30 meses  [ jul 2021 – dez 2023 ]

Entidade Financiadora: Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) | Acordo de subvenção [PT/2021/FAMI/693]

 

O projeto "Vo(i)ces: Promoção da Saúde de Populações Migrantes em Tempos de Pandemia " [PT/2021/FAMI/693] tem como objetivo geral contribuir para a promoção da saúde, melhoria do acesso e utilização dos serviços de saúde por Nacionais de Países Terceiros (NPT) 1 e mitigação das desigualdades acentuadas pela pandemia Covid-19.

O projeto multimétodos, com uma duração de 30 meses (julho de 2021-dezembro de 2023), contou com o cofinanciamento do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI).

 

O projeto incluiu um inquérito nacional a 1070 Nacionais de Países Terceiros (NPT) e entrevistas semiestruturadas.

Estes dados foram complementados pela implementação de uma metodologia colaborativa, Photovoice, que permitiu potenciar a inclusão e a participação de NPT.

Foram ainda realizados workshops, com diversos stakeholders, incluindo NPT, para codesenhar um conjunto de recomendações para políticas públicas e estratégias de ação operacionalizáveis que traduzam uma resposta integrada às diferentes necessidades dos NPT, atendendo à sua heterogeneidade, com vista a melhorar os resultados em saúde (incluindo um melhor acesso e utilização dos serviços de saúde) e reduzir as desigualdades, principalmente dos grupos mais vulneráveis.

Figura 1- Componentes do estudo “Vo(i)ces: Promoção da Saúde de Populações Migrantes em Tempos de Pandemia" [PT/2021/FAMI/693]

Bem-vindo à exposição virtual coletiva “Amplificar as vozes dos migrantes: narrativas sobre saúde e resiliência”, um percurso de 360 graus pelas fotografias e narrativas de imigrantes em Portugal sobre o impacto da pandemia na saúde e bem-estar.

Com recurso à metodologia Photovoice, esta exposição pretende amplificar as vozes das comunidades migrantes, frequentemente sub-representadas na investigação e na intervenção, particularmente em crises de saúde pública.

 

Sobre o Photovoice

O Photovoice é uma metodologia de investigação participativa que envolve os participantes na partilha das perspectivas e vivências sobre um determinado tema através de fotografias e narrativas.

 

A nossa abordagem

A implementação da metodologia Photovoice envolveu várias etapas, realizadas em colaboração com organizações da sociedade civil, próximas das comunidades migrantes.

Num primeiro momento os participantes foram informados sobre o objetivo do estudo, a metodologia e aspetos éticos (e.g. preservar a identidade e manter o anonimato nas fotografias tiradas). Os migrantes captaram fotografias sobre o impacto da pandemia no seu dia a dia, na saúde e bem-estar. Numa segunda fase, foram realizadas entrevistas individuais e sessões de grupo em que foram discutidas, analisadas e validadas com a equipa de investigação as fotografias e os temas identificados.

Numa terceira etapa, as entrevistas foram transcritas, sujeitas a análise temática e os resultados devolvidos e discutidos com os participantes.

Os participantes

O estudo envolveu 18 migrantes Nacionais de Pais Terceiros2 residentes em Portugal, com idades compreendidas entre os 22 e os 57 anos.

Procurou-se envolver participantes com características sociodemográficas e origens diversas. A maioria dos participantes chegou a Portugal há menos de cinco anos.

A sua viagem através da exposição

Ao explorar esta exposição, irá encontrar 35 fotografias, cada uma acompanhada por uma citação da entrevista em texto e áudio.

Convidamo-lo a:

  • Explorar: percorrer os elementos visuais e ouvir os excertos áudio
  • Refletir: considerar as experiências reveladas em cada foto e narrativa
  • Agir: Dialogar, partilhar a exposição e a sua perspectiva sobre o potencial de métodos participativos e de cocriação para influenciar estratégias e políticas de promoção da saúde e equidade.

LINK: https://www.artsteps.com/view/655cc069dd31e3078fe1b066