LOCUS: LOng Covid – Understanding Symptoms, events and use of services in Portugal

ENSP-NOVA

 

O que é o estudo LOCUS?

O estudo LOCUS (LOng Covid – Understanding Symptoms, events and use of services in Portugal) pretende contribuir para a compreensão da COVID longa (condição pós-COVID-19) em Portugal, considerando vários contextos e vários métodos.

O nosso objetivo geral é saber quantas pessoas sofrem de COVID longa em Portugal e quais as suas características, incluindo em pacientes que foram hospitalizados por COVID-19 e/ou acompanhados na comunidade, bem como compreender as experiências relacionadas com a COVID longa. Para atingir este objetivo, iremos incluir três componentes:

  • Eventos graves em pacientes hospitalizados por COVID-19;
  • Sintomas ligeiros entre casos comunitários de COVID-19;
  • Experiências de pacientes a viver com COVID longa e de profissionais que seguem estes pacientes.

 

Os dados recolhidos neste estudo, são processados e analisados em concordância rigorosa com a lei europeia da privacidade e segurança de dados, do Regulamento Geral de Proteção de Dados. Para mais detalhes poderá consulta a Política de Privacidade do estudo.

Caso pretenda informações adicionais pode contactar-nos através de locus@ensp.unl.pt.

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________

Parceiros:

    

______________________________________________________________________________________________________________________________________

Com o apoio:

______________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

O que é a condição pós-COVID-19?

A condição pós-COVID-19, também conhecida por COVID longa, ocorre em pessoas que tiveram COVID-19, habitualmente 3 meses após início da fase aguda e com, pelo menos, 2 meses de duração. Os sintomas podem desenvolver-se durante ou após a infeção aguda da COVID-19, apresentam impacto na qualidade de vida da pessoa afetada e não são explicados por um diagnóstico alternativo. Encontram-se descritos mais de 50 sintomas ligados a esta condição. Os mais frequentes são o cansaço, dificuldades respiratórias, alterações do olfato e paladar, cefaleias, dor torácica, alterações da concentração e memória.

 

Como posso participar neste estudo?
Os indivíduos a incluir neste estudo foram identificados a partir de registos clínicos ou de sistemas mantidos a nível nacional para assegurar a vigilância da COVID-19. Não é possível participar por sua iniciativa. Caso tenha sido selecionado com base nestes registos irá ser convidado a participar telefonicamente pela nossa equipa de inquiridores na componente 2 e 3 do nosso projeto.

 

Fui contactado para participar, o que vai acontecer?
Caso tenha sido selecionado irá ser contactado telefonicamente. Numa primeira fase ser-lhe-á explicado o estudo e o seu funcionamento. Caso aceite participar será novamente contactado para a aplicação de um primeiro questionário, numa data e horário que seja conveniente para si, e será aplicado um questionário que demora no máximo 30 minutos a responder. O questionário engloba algumas questões gerais, sobre os sintomas que sentiu quando realizou o teste e sobre o seu estado de saúde atual. Passados três meses, caso aceite, voltaremos a contactar para aplicar um questionário mais curto focado nos sintomas que sente nesse momento, que demorará cerca de 15 minutos a responder.
Poderá optar por não participar ou não responder a algumas das perguntas do questionário. Também poderá deixar de participar em qualquer momento, sem que daí advenham quaisquer desvantagens, ou limitação de quaisquer direitos. Para tal apenas terá de informar a nossa equipa ou contactar-nos através de locus@ensp.unl.pt.

 

Porque fui selecionado?
Foi selecionado por ter realizado um teste à COVID-19 em agosto de 2022. De modo a conhecer frequência, as características e as experiências das pessoas com COVID longa na população residente na região de Lisboa e Vale do Tejo foram identificados dois grupos de pessoas – um com teste positivo e outro com teste negativo em agosto de 2022. Aquando do contacto inicial não temos conhecimento do resultado do seu teste nem de qualquer outro dado de saúde. Caso concorde em participar, obteremos essa informação através do sistema de informação da Direção-Geral da Saúde (DGS). Aceitando participar e sendo elegível, a DGS irá enviar-nos a informação sobre o resultado do teste que efetuou em agosto de 2022 e, se aplicável, a data do diagnóstico, ou se teve algum diagnóstico posterior. Este procedimento foi aprovado pela Comissão de Ética para a Saúde da Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo.

 

Fui contactado para uma entrevista individual, o que tenho de fazer?

Após o seu envolvimento nos questionários telefónicos, se tiver dado o seu consentimento, e apresentar algum sintoma suspeito de condição pós-COVID-19, poderá ser novamente contactado para participar em entrevistas individuais. Esta fase corresponde à componente 3 do projeto que tem como objetivo compreender as experiências e necessidades dos pacientes com condição pós-COVID-19, nomeadamente em relação à gestão da sua vida diária, e experiência de utilização de serviços de saúde e de outros recursos. As entrevistas decorrerão preferencialmente de forma remota (plataforma Zoom) com um dos nossos investigadores, terão uma duração esperada de 60 minutos e serão gravadas, mantendo-se a confidencialidade dos seus dados.

 

Como serão tratados os meus dados?
Os seus dados serão recolhidos, processados e analisados em concordância rigorosa com a lei europeia da privacidade e segurança de dados, o Regulamento Geral de Proteção de Dados. Para mais detalhes poderá consulta nossa Política de Privacidade.

 

Como saberei os resultados do estudo?
As publicações associadas ao nosso estudo estarão disponíveis através deste site. Caso pretenda informações adicionais pode contactar-nos através de locus@ensp.unl.pt.

 

Política de Privacidade

Investigadora responsável:

Andreia Leite (ENSP-NOVA)

 

 ENSP NOVA

Ana Rita Goes
Carolina Ruivinho
João Sarmento
João Víctor Rocha
José Pedro Teixeira
Mário Santos
Marta Moniz
Sónia Dias
Patrícia Barbosa
Patrícia Soares
Victor Ramos

 

 

Núcleo de Estudos de Urgência e do Doente Agudo (NEUrgMI)

Maria da Luz Brazão
Andreia Vilas Boas
Maria João Lobão
Narciso Oliveira
Nuno Vieira
Luísa Guimarães
Sofia Nóbrega

 

NMS

Marta Fonseca

 

ARS LVT

António Carlos Silva

____________________________________________________________________________________________________________

 

com o apoio da

 

 

Endereço:

Escola Nacional de Saúde Pública da Univesidade Nova de Lisboa

Av. Padre Cruz

1600-560 Lisboa

E-maillocus@ensp.unl.pt

telefone: 217512100

 

Caso necessite de apoio emocional ou psicológico:

 

SOS VOZ AMIGA - Linha de apoio emocional e prevenção ao suicídio

Horário de funcionamento: Das 15.30 às 00.30, todos os dias

21 354 45 45

91 280 26 69

96 352 46 60

 

Voz de apoio - Linha de apoio emocional

Horário de funcionamento: Das 21h às 00h, todos os dias

225 50 60 70 ou via Skype em vozdeapoio.pt

 

SNS24 - Linha de apoio psicológico

Horário de funcionamento: 24h por dia, todos os dias

808 24 24 24 e depois deve selecionar a opção 4 (aconselhamento psicológico).

 

Caso necessite de apoio psicossocial e resida no município de Lisboa

Atendimento psicossocial da Câmara Municipal de Lisboa

Horário de funcionamento: 24h por dia, todos os dias

800 916 800

 

Caso pretenda deixar de fumar

Linha SOS – Deixar de fumar

Horário de funcionamento: Das 13.00 às 21.00, dias úteis

808 20 88 88

 

Caso se encontre em situação de sem-abrigo ou seja vítima de violência doméstica

Linha Nacional de Emergência Social

Horário de funcionamento: 24h por dia, todos os dias - 144