Projectos

Projectos de Investigação

Designação: Indoor Air Quality and Public Health – the Health implications of fungi and mycotoxins contamination of HVAC systems.”

Entidades Parceira: Uniwersytet Kazimierza

Investigador Responsável: Susana Viegas

Entidade Financiadora: FCT | Programa de Cooperação Transnacional entre Portugal e a Polónia

Project Summary / Breve Descrição do Projeto:

A influência da qualidade do ar interior na saúde dos ocupantes dos edifícios tem sido alvo de preocupação da comunidade científica, devido à sua elevada permanência em ambientes interiores, como se tem verificado nos últimos tempos. Se não ocorrer o controlo adequado das fontes emissoras de poluentes presentes no interior e se não existir um sistema de ventilação e climatização (AVAC) adequado às necessidades e com uma manutenção correta poderá implicar risco para a saúde dos ocupantes. Eventualmente o próprio sistema AVAC poderá ser responsável pela degradação da qualidade do ar interior por permitir a proliferação microbiana nos seus constituintes. Face a isto pretende-se conhecer a influência que o sistema AVAC, em particular os seus filtros, pode apresentar no suporte e proliferação da contaminação fúngica (fungos e micotoxinas) do ar interior, as variáveis que influenciam essa contaminação e como pode ser controlada.