Duração:
2020-2021
Investigadora Responsável:
Susana Viegas
Entidade Financiadora:
EEA Financial Mechanism 2014-2021
Sobre o Projeto:
Este projeto visa identificar a influência que as alterações climáticas podem ter na exposição humana a micotoxinas considerando os diferentes cenários climáticos expectáveis para o Espaço Europeu.
Micotoxinas são toxinas de origem natural produzidas for fungos. A maioria das micotoxinas são citotóxicas sendo estas substâncias que conferem importância aos fungos do ponto de vista toxicológico. São muito estáveis e resistem a temperaturas elevadas o que explica a sua presença em produtos alimentares mesmo após a sua confecção. Efetivamente, a exposição acontece essencialmente através do consumo alimentar embora, em projetos anteriores, o ambiente ocupacional tenha-se apresentado como responsável de uma exposição acentuada a estas toxinas naturais.
A produção de micotoxinas por fungos está muito dependente das condições ambientais em presença nomeadamente, e a título de exemplo, a temperatura, a humidade e a disponibilidade de nutrientes. Deste modo, torna-se relevante equacionar a influência que as alterações climáticas podem ter na exposição humana a estas toxinas naturais.
O envolvimento de dois países Europeus, Portugal e Islândia, com condições climatéricas diferentes poderá dar um contributo relevante para o reconhecimento desta influência.