Projectos

Projectos de Investigação

MycoClimaChange – Exposure to mycotoxins in a climate change scenario

Projeto em destaque ENSP

Duração:
2020-2021

Investigadora Responsável:
Susana Viegas

Entidade Financiadora:
EEA Financial Mechanism 2014-2021

Sobre o Projeto:
Este projeto visa identificar a influência que as alterações climáticas podem ter na exposição humana a micotoxinas considerando os diferentes cenários climáticos expectáveis para o Espaço Europeu.

Micotoxinas são toxinas de origem natural produzidas for fungos. A maioria das micotoxinas são citotóxicas sendo estas substâncias que conferem importância aos fungos do ponto de vista toxicológico. São muito estáveis e resistem a temperaturas elevadas o que explica a sua presença em produtos alimentares mesmo após a sua confecção. Efetivamente, a exposição acontece essencialmente através do consumo alimentar embora, em projetos anteriores, o ambiente ocupacional tenha-se apresentado como responsável de uma exposição acentuada a estas toxinas naturais.

A produção de micotoxinas por fungos está muito dependente das condições ambientais em presença nomeadamente, e a título de exemplo, a temperatura, a humidade e a disponibilidade de nutrientes. Deste modo, torna-se relevante equacionar a influência que as alterações climáticas podem ter na exposição humana a estas toxinas naturais.

O envolvimento de dois países Europeus, Portugal e Islândia, com condições climatéricas diferentes poderá dar um contributo relevante para o reconhecimento desta influência.