Projectos

Projectos de Investigação

NOVA PSOA – Avaliação do Projeto de Prescrição Social em Unidades de Saúde na região de Lisboa e Vale do Tejo

Duração: 2019 – 2023

Investigador Responsável: Sónia Dias

Entidade Financiadora: Câmara Municipal de Lisboa

Sobre o Projeto:

A Prescrição Social é uma intervenção complexa e intersetorial que possibilita aos Cuidados de Saúde Primários encaminharem utentes com necessidades sociais e emocionais para uma variedade de serviços providos pelos setores voluntário e social. É uma abordagem inovadora que visa dar resposta aos determinantes sociais que em muito influenciam a saúde dos indivíduos e comunidades, como os fatores socioeconómicos e ambientais, hábitos de vida e comportamentos. Nas últimas décadas, serviços em diversos países, como Inglaterra, Estados Unidos e Canadá, implementaram e avaliaram a Prescrição Social. Em Portugal tem vindo a ser implementada desde 2018 em Unidades de Saúde Familiar de Lisboa.

Este projeto, desenvolvido em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa Central e com a Câmara Municipal de Lisboa, pretende avaliar e monitorizar o processo de implementação do projeto de Prescrição Social que está a decorrer em Unidades de Saúde na região de Lisboa e Vale do Tejo (o projeto piloto incluiu as Unidades de Saúde Familiar da Baixa e Almirante).

O projeto envolve um estudo de métodos mistos composto por três grandes componentes. Mais especificamente, pretende-se avaliar os níveis de qualidade de vida, de bem-estar e de ativação em saúde dos utentes referenciados à Prescrição Social, conhecer as perceções destes utentes sobre a experiência vivenciada, avaliar o impacto da Prescrição Social ao nível da colaboração entre o setor saúde e o setor social, bem como o seu impacto ao nível dos serviços de saúde.

Adicionalmente pretende-se compreender e monitorizar o processo de implementação desta iniciativa, numa ótica de melhoria contínua, incorporando a perspetiva dos utentes, profissionais de saúde, assistentes sociais e parceiros sociais.

Os resultados têm permitido gerar evidências sobre o potencial impacto desta intervenção ao nível dos utentes, da colaboração entre setor saúde e social, e dos serviços de saúde. As evidências produzidas, neste projeto de ciência da implementação, poderão ainda contribuir para melhorias nas práticas implementadas, além de apoiar a transferência deste modelo de intervenção para outros contextos e unidades de saúde.