Projectos

Projectos de Investigação

Study supporting the assessment of different options concerning the protection of workers from exposure to hazardous medical products, including cytotoxic medical products

Duração:
2020-2021

Investigadora Responsável:
Susana Viegas

Entidade Financiadora:
Comissão Europeia

Sobre o Projeto:

Este projeto visa identificar a melhor medida regulamentar a aplicar no Espaço Europeu de modo a garantir a protecção dos trabalhadores da área da saúde que manipulam os fármacos antineoplásicos.

Os fármacos antineoplásicos são cada vez mais utilizados quer na terapêutica de doenças malignas quer com intuitos profiláticos (terapêutica adjuvante) e num espetro crescente de patologia benigna (doenças autoimunes, doenças inflamatórias crónicas do foro gastroenterológico ou reumatológico, entre outras). Têm em comum o facto de poderem lesar o genoma celular (efeito genotóxico) de células neoplásicas e normais podendo resultar em efeitos adversos para a saúde dos doentes tratados e dos profissionais de saúde a eles expostos. Assim, para além dos doentes com cancro, expostos a efeitos genotóxicos sobre as células normais por inerência da terapêutica da sua patologia, determinados grupos profissionais estão expostos, designadamente os profissionais de enfermagem, responsáveis pela administração da terapêutica citostática, e os profissionais das farmácias hospitalares, responsáveis pela sua preparação.

Adicionalmente, profissionais de outros contextos podem também estar expostos nomeadamente, os cuidadores (familiares e/ou profissionais de estabelecimentos de apoio) e profissionais de medicina veterinária dada a crescente utilização destes fármacos em saúde animal.

A ENSP-NOVA é a instituição Portuguesa que pretende dinamizar e promover a discussão entre as entidades que representam os grupos profissionais e as entidades reguladoras nacionais.