Projectos

Notícias e Eventos

Sessão de homenagem a Augusto Mantas, João Urbano e Margarida Bentes

Publicado a 18 de Janeiro de 2018

A Sociedade Portuguesa da História dos Hospitais, a Escola Nacional de Saúde Pública, e a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares organizaram, no dia 17 de janeiro de 2018, uma homenagem a Augusto Mantas, João Urbano e Margarida Bentes, personalidades incontornáveis da História dos Hospitais.

A sessão evocou a obra do Professor Augusto Mantas e dos projetos de inovação da gestão hospitalar, nos anos 80, com apoio dos Estados Unidos da América, sob a liderança dos Drs. João Urbano e Margarida Bentes. Tratam-se de três vultos da Administração em Saúde em Portugal, que marcaram a evolução do sistema de saúde português nas últimas três décadas do Século XX.

Perante uma sala repleta de familiares, amigos, colegas e alunos, recordaram-se aos homenageados com estórias de cariz profissional, académico, mas também com pormenores da vida privada que fizeram destas pessoas personalidades únicas.

O programa contemplou ainda sessões sobre diversos temas da área hospitalar inovadores à época, como sistemas de financiamento, codificação clínica, formação ou planeamento de altas.