Centros de Investigação

    A ENSP NOVA trabalha no sentido de promover a investigação em Saúde Pública que possa trazer conhecimento e soluções ao serviço da melhoria da saúde da Comunidade.

    A nossa área de investigação tem décadas de experiência no desenvolvimento de projetos inspirados e motivados pelo esforço de compreensão dos desafios mais emergentes, atuais e complexos da Saúde Pública, respondendo não apenas com a ciência que produz, mas também com o estabelecimento de pontes com a sociedade e os serviços de saúde, bem como com o envolvimento no apoio aos decisores políticos e ao desenho de políticas de saúde, de acordo com as melhores práticas, a nível nacional e internacional.

    Centro de Investigação em Saúde Pública (CISP)
    Comprehensive Health Research Centre (CHRC)
    Centro de Investigação em Saúde Pública (CISP)

     

    À semelhança das atividades da ENSP NOVA, a investigação realizada no CISP – um centro próprio da escola – é multi, inter e transdisciplinar, e resulta do trabalho de especialistas em áreas tão diversas como a promoção da saúde e redução das desigualdades, ciências socio-comportamentais, saúde ocupacional e ambiental, gestão e economia da saúde, epidemiologia e estatística, direito e ética, inovação, tecnologias e políticas públicas, em concreto na área da saúde.

    O CISP colabora com diversos centros de investigação nacionais e internacionais e é aberto a todos os investigadores que desejem contribuir para o objetivo comum de uma investigação em Saúde Pública de elevada qualidade, alinhada com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável e reconhecida em Portugal e no mundo.

     

    Comprehensive Health Research Centre (CHRC)

     

    Comprehensive Health Research Centre (CHRC) é um centro de excelência para a investigação, formação e inovação, na promoção da saúde, prevenção, reabilitação e serviços de saúde. Com sede em Portugal, este consórcio é composto por profissionais de saúde, investigadores, académicos, docentes e empresários que trabalham em conjunto para um objetivo comum. O CHRC proporciona um ambiente unificador para a investigação, inovação e educação em saúde nos domínios da saúde pública, estilos de vida, enfermagem, reabilitação e investigação clínica.

    É um consórcio coordenado pela NOVA Medical School e gerido pela Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade de Évora, Instituto de Saúde Mental Global de Lisboa e Fraunhofer. No período de 2025-2029, o CHRC está a investir num crescimento transformador, capitalizando as recentes melhorias organizacionais, reforçando a sua liderança na investigação translacional, na promoção da saúde pública e na inovação tecnológica através de colaborações estratégicas com o meio académico, entidades de saúde, partes interessadas da indústria e agências governamentais.

    Mais informações, clique aqui.