Na vanguarda da Saúde Pública há mais de cinco décadas, a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA) tem desempenhado um papel fundamental na formação, investigação e inovação em Saúde Pública, promovendo o conhecimento e a transformação dos sistemas de saúde a nível nacional e global.
O nosso trabalho assenta num modelo colaborativo, que promove um ecossistema de inovação e impacto para responder aos desafios emergentes da sociedade, incorporando na prática diária os novos modelos existentes, nomeadamente em termos de saúde digital.
A nossa marca vai além do ensino. Criamos impacto real, formando profissionais preparados para transformar sistemas de saúde e melhorar o bem-estar das populações. Valorizamos um ensino centrado nos estudantes, integrado com investigação de ponta e uma prática que liga a inovação à ação.
A nossa missão é clara: formar profissionais diferenciados, liderar descobertas científicas e contribuir ativamente para a promoção da saúde das populações. A ENSP NOVA destaca-se, assim, por:
A história da ENSP NOVA é marcada pela evolução e pelo compromisso com o futuro. Desde a sua criação, em 1966, até à integração na Universidade NOVA de Lisboa, em 1994, a Escola tem sabido responder aos desafios da saúde pública moderna, combinando tradição com uma visão de futuro.
Seja no desenvolvimento de competências, na liderança de projetos inovadores ou na construção de redes internacionais, a ENSP NOVA é, hoje, uma referência incontornável e faz parte da construção dos serviços de saúde. Trabalhamos todos os dias para transformar informação em conhecimento com impacto, preparando as próximas gerações de líderes em Saúde Pública.
Ao longo dos seus mais de 50 anos de existência, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP NOVA) tem tido uma atuação preponderante no desenvolvimento da Saúde Pública. O nosso posicionamento e atuação colaborativa, combinando a excelência científica com um conhecimento profundo do terreno, tem permitido formar profissionais, impulsionar a inovação e enfrentar os desafios globais da saúde com determinação.
Através de uma oferta formativa consolidada e diversificada, num ensino centrado no estudante, em estreita articulação com a investigação e com forte ligação à prática, a Escola tem promovido, desde a sua criação, a formação de uma massa crítica de profissionais altamente diferenciados. Estes profissionais distinguem-se pelas competências técnicas, científicas, transversais e capacidade para atuar, em diversos setores, nas questões de saúde pública mais complexas, num contexto global em permanente mudança e em que importa fortalecer a saúde das comunidades, assegurando que a saúde é um eixo central para a coesão social.
Desenvolvemos investigação de qualidade e excelência com relevância nacional e internacional. A Escola lidera e participa em projetos de investigação de âmbito competitivo, numa cultura de investigação orientada pelos desafios atuais e futuros em saúde pública, com enfoque na inovação e no impacto societal. A produção de evidência ao serviço da melhoria da saúde e bem-estar das populações e do reforço dos sistemas de saúde é um traço distintivo da Escola, com a prioridade de traduzir a evidência em soluções adaptadas e replicáveis em diversos contextos reais, do local ao global. A nossa missão é clara: transformar evidência em intervenções reais, adaptáveis e impactantes.
Na ENSP NOVA estamos comprometidos com a missão de serviço à comunidade, através da cooperação institucional e de parcerias intersectoriais, no reforço de competências e aprendizagens ao longo da vida, bem como no desenho, implementação e avaliação de intervenções e políticas em saúde, entre outros. Sabemos que são as pessoas que fazem a diferença e valorizamos a nossa comunidade única, com alunos, alumni, docentes, investigadores, staff e parceiros a construírem e reforçarem todos os dias a marca ENSP NOVA, uma marca que faz parte do DNA do sistema de saúde, tanto a nível nacional como internacional.
Liderar e inovar nas diferentes vertentes da nossa atuação, tão multidisciplinares como a Saúde Pública, sempre foi, e continuará a ser, um desafio. A Saúde Pública encontra-se em franca ascensão, impulsionada pela crescente urbanização, globalização e evolução de doenças crónicas e emergentes. Simultaneamente, a proliferação da tecnologia digital, IA e big data revolucionou o desenvolvimento da sociedade, com impacto sentido no setor da saúde pública.
A ENSP NOVA quer aproveitar os desafios e as oportunidades emergentes para promover mais e melhor saúde, trabalhando assim para manter-se na vanguarda da inovação e fornecer soluções criativas e eficazes a todos os stakeholders.
Contamos com todos para que, juntos, possamos utilizar a ciência, a criatividade, a inovação e a tecnologia para encontrar novas abordagens para a resolução dos complexos desafios do presente e do futuro. Venha fazer parte desta jornada connosco.
Explore, inove e cresça na ENSP NOVA. Juntos, podemos moldar o futuro da saúde pública. Este é o meu convite para se juntar à nossa comunidade!
Prof.ª Doutora Sónia Dias
Diretora da ENSP NOVA