Recursos Digitais

    RECURSOS EM ACESSO ABERTO

     

    O movimento do Acesso Aberto defende a disponibilização dos resultados do trabalho científico a qualquer pessoa, sem quaisquer custos ou barreiras. Por entenderem que o acesso livre ao conhecimento científico acelera o seu impacto e promove o bem comum, instituições académicas e outras organizações científicas de todo o mundo têm vindo a desenvolver repositórios, bases de dados e diretórios de acesso gratuito às suas publicações na Internet.

     

    REPOSITÓRIOS CIENTÍFICOS

     

    O RUN (Repositório da Universidade NOVA) disponibiliza o acesso às publicações científicas e trabalhos académicos de todas as Unidades Orgânicas da NOVA. Para explorar diretamente os documentos da ENSP NOVA e conhecer as diferentes tipologias documentais disponíveis, clique aqui.

     

    O NOVA Research Portal é um portal público que disponibiliza os conteúdos do Sistema de Informação de Investigação (PURE) da NOVA, refletindo os resultados da investigação desenvolvida na nossa universidade. A pesquisa pode ser feita por nome, unidade de investigação, conceito ou texto livre.

    As publicações em acesso aberto estão identificadas pelo respetivo símbolo . Para conhecer a produção científica da ENSP NOVA, clique aqui.

     

    O RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal) é um portal que se constitui como ponto único de pesquisa e acesso às publicações científicas depositadas nos repositórios institucionais das entidades portuguesas de ensino superior e outras organizações de I&D. Desde 2013, passou a ser também o instrumento que garante o depósito legal e o acesso às teses de doutoramento, dissertações de mestrado e outros trabalhos científicos.

     

     

    BASE DE DADOS

     

    A BMC, ou Biomed Central, é uma editora inglesa de revistas científicas em acesso aberto, constituindo um ramo da Springer Nature especializado nas áreas da Biologia, Saúde e Medicina. Aceda à lista completa das revistas editadas aqui.

     

    O índexrmp (Índice de Revistas Médicas Portuguesas) reúne, de forma exaustiva desde 1992, os resumos dos artigos de todas as publicações médicas portuguesas e de áreas relacionadas com a saúde, identificando os seus títulos, autores e locais de trabalho.

     

    A PMC PubMed Central é um motor de busca desenvolvido pela National Library of Medicine (NLM, EUA), que oferece o acesso ao texto integral de artigos científicos nas áreas da Biomedicina e Ciências da Saúde.

     

    A PubMed é uma base de dados referencial gratuita com mais de 35 milhões de citações de artigos publicados nas áreas da Biomedicina e Ciências da Saúde.

     

    A SciELO (Scientific Electronic Library Online) é uma biblioteca eletrónica onde pode pesquisar uma coleção selecionada de revistas científicas ibero-americanas que cumprem exigentes requisitos de qualidade editorial e científica regularmente avaliados.

     

    A SciELO Portugal é o ramo português da SciELO. Para conhecer a lista atual de revistas indexadas clique aqui.

     

     

    DIRETÓRIOS

     

    O DOAJ (Directory of Open Access Journals) é um diretório internacional de revistas em acesso aberto, selecionadas segundo critérios de qualidade científica e integridade editorial por um comité independente.

     

    O DOAB (Directory of Open Access Books) é um diretório internacional de livros em acesso aberto, selecionados segundo critérios de qualidade científica e integridade editorial por um comité independente.

     

     

    RECURSOS SUBSCRITOS *

     

    * O acesso a estas publicações é possível no campus, a partir de qualquer computador ligado à rede da ENSP NOVA, ou remotamente, através do serviço VPN disponibilizado em exclusivo à comunidade académica da Escola. Para configurar o acesso por VPN, clique aqui.

     

    A Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) disponibiliza o acesso ilimitado e permanente às instituições de investigação e do ensino superior aos textos integrais de milhares periódicos científicos e e-books online de alguns dos mais importantes fornecedores de conteúdos, através de assinaturas negociadas a nível nacional.

     

    A Emerald Insight disponibiliza resumos e textos integrais de artigos de revistas académicas que abrangem as áreas de Marketing, Gestão, Economia, Engenharia, Educação, Saúde, Assistência Social, entre outras.

     

    A eLS (conhecida como Encyclopedia of Life Sciences) é uma obra de referência em linha atualizada mensalmente que contém milhares de artigos especialmente encomendados e revistos por pares, no domínio das Ciências da Vida.

     

    A JSTOR é uma base de dados multidisciplinar. Clique nos seguintes hiperlinks para explorar revistas, livros e relatórios nas áreas da Saúde Pública, Políticas de Saúde ou Ciências da Saúde.

     

    A NOVA Discovery é um serviço integrado de pesquisa bibliográfica em todos os recursos físicos e digitais disponibilizados pelas bibliotecas da Universidade NOVA, incluindo o RUN e a b-on, baseado no EBSCO Discovery Service.

     

    A OECD iLibrary disponibiliza todas as publicações e conjuntos de dados divulgados pela OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos), pela Agência de Energia Nuclear (AEN), pelo Centro de Desenvolvimento da OCDE, pelo PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) e pelo Fórum Internacional dos Transportes (FIT) desde 1998.

    A sua secção OECD Health Statistics constitui a fonte de dados estatísticos mais completa para se comparar o desempenho dos sistemas de saúde nos países da OCDE e nos países parceiros.

     

    A Scopus é uma base de dados referencial multidisciplinar, desenvolvida pela editora Elsevier, que inclui revistas científicas, livros e atas de conferências, com a descrição dos documentos indexados e as suas citações no contexto da Scopus, além de outros indicadores bibliométricos de avaliação complementar da ciência.

     

    A Web of Science (WoS) é uma plataforma que permite o acesso integrado a bases de dados referenciais como a Web of Science Core Collection, a MEDLINE, o SciELO Citation Index, ou o Grants Index, com a descrição dos documentos indexados e as suas citações no contexto da WoS, além de outros indicadores bibliométricos de avaliação complementar da ciência.