Cursos Temáticos em Codificação Clínica

    Cursos Temáticos em Codificação Clínica

    Apresentação

    A codificação clínica é atualmente uma peça chave do sistema de saúde em Portugal. Desde a sua introdução na década de 1980, a sua utilização tem vindo a disseminar-se, sendo utilizada transversalmente nos mais diversos contextos (público / privado, organismos centrais / prestadores, hospitais / outros níveis de cuidados) para efeitos da caracterização da morbilidade hospitalar.

     

    A revisão regular da ICD-10-CM/PCS constitui-se como uma necessidade de atualização constante do conhecimento. O programa de Cursos Temáticos em Codificação Clínica procura responder a essa necessidade através da realização de cursos de curta duração sobre temas específicos.

     

    OBJETIVOS

     

    No final de cada Curso Temático, e para a área em que este incide, os participantes terão atualizado e aprofundado os conhecimentos relativamente a:

    • Aplicar a correta codificação dos episódios e identificar os erros de codificação mais frequentes;
    • Aplicar as regras e orientações de codificação mais adequadas;
    • Codificar corretamente casos controversos ou complexos;
    • Reconhecer, do ponto de vista do sistema de saúde, as implicações da codificação clínica.

     

    O modelo de ensino é participativo e visa dar resposta às questões práticas com que os participantes se defrontam no seu dia-a-dia, reconhecendo a sua experiência prévia e promovendo a discussão informada sobre essas questões.

     

    DESTINATÁRIOS

     

    Os destinatários dos Cursos Temáticos são codificadores clínicos com formação em ICD-10-CM/PCS e conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

     

    COORDENAÇÃO

     

    Vasco Ricoca Peixoto (ENSP NOVA) | Teresa Matias (ACSS – Administração Central do Sistema de Saúde)

     

    DATAS

     

    • 13 e 14 de janeiro: Curso Temático de Codificação Clínica Médica/Cirúrgica
    • 17 e 18 de março: Curso Temático de Atualização de Auditoria à Codificação Clínica
    Próxima Edição
     -
    Coordenação
    VASCO RICOTA PEIXOTO

    Coordenador

    Vasco Ricoca Peixoto

    Professor Auxiliar Convidado

    Mais informações

    Tem alguma dúvida?

    Entre em contacto connosco para mais informações