SAFEST

    SAFEST – Improving quality and patient SAFEty in surgical care through STandardisation and harmonisation of perioperative care in Europe

    O projeto SAFEST tem como objetivo melhorar a segurança perioperatória dos pacientes na UE, abordando os 8% a 12% de pacientes hospitalizados que sofrem eventos adversos, os quais representam um custo de cerca de 21 mil milhões de euros. Focando-se em todo o percurso perioperatório, o projeto enfatiza a continuidade dos cuidados e inclui os pacientes como parceiros em igualdade na definição de práticas padronizadas.

    Estas práticas serão implementadas em 10 hospitais de cinco países da UE através de uma Colaboração de Aprendizagem para a Melhoria da Qualidade Perioperatória (PQILC). A avaliação do projeto analisará o impacto nos resultados clínicos e identificará barreiras e facilitadores em diferentes níveis.

    Além disso, 100 hospitais serão convidados a participar numa autoavaliação e num processo de benchmarking internacional. O SAFEST pretende criar uma plataforma de benchmarking de acesso aberto e uma rede internacional para os cuidados perioperatórios, garantindo um impacto duradouro para além da duração do projeto.

    (Grant agreement number ID: 101057825)

    Investigadores
    Paulo Sousa
     | Coordenador

    Professor Associado com Agregação

    Entidade Proponente
    La Fundación Avedis Donabedian (FAD)
    nhidalgo@fadq.org