
NEMESIS – “Novel Effect biomarkers for MEtabolic disruptorS: evidence on health Impacts to answer science and policy needS”

O consórcio NEMESIS enfrenta os desafios regulatórios dos disruptores endócrinos (EDCs), que interferem no metabolismo de lipídios e glicose, contribuindo para a obesidade, aterosclerose e diabetes tipo 2. Os EDCs podem ter efeitos duradouros, mas seus impactos metabólicos ainda são pouco compreendidos devido à falta de dados.
Reunindo especialistas de diversas áreas, o NEMESIS coletará dados abrangentes por meio de estudos in silico, in vitro, in vivo e epidemiológicos para avaliar como os EDCs afetam as funções metabólicas no fígado, pâncreas e microbiota intestinal. O projeto busca identificar biomarcadores de disrupção metabólica e desenvolver Caminhos de Resultados Adversos (AOPs) e Abordagens Integradas de Testes e Avaliação (IATA) para melhorar a avaliação de riscos.
Além disso, o NEMESIS enfatiza o envolvimento dos cidadãos para aprimorar a comunicação sobre os riscos dos EDCs e garantir que os resultados influenciem efetivamente as políticas públicas.
(Grant agreement number ID: 101137405)

Para mais informações sobre este projeto, clique aqui.
