Cursos Temáticos em Codificação Clínica
A codificação clínica é atualmente uma peça chave do sistema de saúde em Portugal. Desde a sua introdução na década de 1980, a sua utilização tem vindo a disseminar-se, sendo utilizada transversalmente nos mais diversos contextos (público / privado, organismos centrais / prestadores, hospitais / outros níveis de cuidados) para efeitos da caracterização da morbilidade hospitalar.
A revisão regular da ICD-10-CM/PCS constitui-se como uma necessidade de atualização constante do conhecimento. O programa de Cursos Temáticos em Codificação Clínica procura responder a essa necessidade através da realização de cursos de curta duração sobre temas específicos.
OBJETIVOS
No final de cada Curso Temático, e para a área em que este incide, os participantes terão atualizado e aprofundado os conhecimentos relativamente a:
- Aplicar a correta codificação dos episódios e identificar os erros de codificação mais frequentes;
- Aplicar as regras e orientações de codificação mais adequadas;
- Codificar corretamente casos controversos ou complexos;
- Reconhecer, do ponto de vista do sistema de saúde, as implicações da codificação clínica.
O modelo de ensino é participativo e visa dar resposta às questões práticas com que os participantes se defrontam no seu dia-a-dia, reconhecendo a sua experiência prévia e promovendo a discussão informada sobre essas questões.
DESTINATÁRIOS
Os destinatários dos Cursos Temáticos são codificadores clínicos com formação em ICD-10-CM/PCS e conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
COORDENAÇÃO
Vasco Ricoca Peixoto (ENSP NOVA) | Teresa Matias (ACSS – Administração Central do Sistema de Saúde)
- Duração do Curso
- Inferior a 6 meses
- Formato
- Presencial
- Idioma
- Português
Horário tempo integral
- Sessões
- Cada aluno deve providenciar o seu acesso a meios informáticos próprios (portátil ou tablet) durante as sessões do curso, para utilização no decorrer das mesmas;
- A avaliação dos CTCC inclui uma avaliação final (presencial, no final das aulas), sendo que os alunos que optem por não a realizar terão direito a um certificado de presença, quando cumprida a assiduidade mínima definida (100%);
- Se necessário, as datas dos cursos poderão ser revistas, por motivos de força maior;
- No final do curso será aferido o nível de satisfação dos participantes, utilizando-se para o efeito o sistema de avaliação da qualidade do ensino da ENSP NOVA.
Para mais informações:
Secretariado do Curso: ccclinica@ensp.unl.pt
Codificação Clínica ACSS: codificacaoclinica@acss.min-saude.pt
As candidaturas a este curso estão atualmente fechadas.
Selecção
- Cada edição decorre com um mínimo de 15 e um máximo de 25 participantes por curso;
- O critério de seleção é a ordem de inscrição e de validação da documentação entregue.
DOCUMENTAÇÃO
- Cartão de Cidadão;
- Certificado de Codificador à Codificação Clínica;
- Certificado de Habilitações.
Tem alguma dúvida?
Entre em contacto connosco para mais informações