Aqui encontra uma seleção de guias e tutoriais para a utilização das principais bases de dados e ferramentas de apoio à publicação científica e à citação.
Para obter uma ajuda mais personalizada, pode sempre entrar em contacto com a equipa da Biblioteca e pedir para agendar uma sessão presencial ou por Zoom através do endereço docinfo@ensp.unl.pt.
A PubMed é uma base de dados de referência gratuita com mais de 35 milhões de citações de artigos publicados nas áreas da Biomedicina e da Saúde.
A Scopus é uma base de dados referencial multidisciplinar, desenvolvida pela editora Elsevier, que inclui revistas científicas, livros e atas de conferências, com a descrição dos documentos indexados e as suas citações no contexto da Scopus, além de outros indicadores bibliométricos de avaliação complementar da ciência.
Tutoriais oficiais da Elsevier para pesquisar na Scopus.
A Web of Science (WoS) é uma plataforma que permite o acesso integrado a bases de dados referenciais como a Web of Science Core Collection, a MEDLINE, o SciELO Citation Index ou o Grants Index, com a descrição dos documentos indexados e as suas citações, além de outros indicadores bibliométricos de avaliação complementar da ciência.
A escolha de uma revista para a publicação de resultados de investigação deve ser criteriosa, tendo em conta a qualidade científica, editorial e ética asseguradas por cada título, a audiência pretendida e o seu grau de abertura ao público em geral, isto é, a sua política de acesso aberto.
Para além destes cuidados prévios fundamentais, existem também indicadores bibliométricos de avaliação complementar das revistas científicas, nomeadamente os indicadores de impacto, atualizados anualmente – a meio do ano civil -, que se baseiam na contagem de citações em determinado intervalo temporal e no contexto restrito das bases de dados que os disponibilizam, como sejam o CiteScore e o SJR, para as revistas indexadas na Scopus, e o Fator de Impacto, para as revistas indexadas na Web of Science, entre outros.
Dada a importância da publicação em acesso aberto no panorama científico internacional e nacional, as ferramentas bibliométricas de avaliação das revistas também permitem filtrar a pesquisa pelo tipo de acesso.
Tutoriais oficiais da Elsevier sobre os resultados da pesquisa na Scopus Sources e o CiteScore.
Tutoriais oficiais da Clarivate sobre o JCR.
O Scimago Journal & Country Rank é um portal de acesso gratuito que disponibiliza alguns indicadores de impacto aplicados a revistas científicas e a países, a partir da informação contida na base de dados Scopus. Este projeto é desenvolvido pelo SCImago, um grupo de investigação interuniversitário espanhol.
A equipa da Biblioteca recomenda o uso de gestores de referências bibliográficas, uma vez que permitem importar, guardar e organizar as referências recuperadas nas pesquisas feitas em bases de dados e catálogos, criar bibliografias em diferentes estilos e escrever e inserir citações no texto dos artigos ou trabalhos em curso, de forma automatizada. A sua utilização não dispensa a correção cuidada dos registos importados.
GESTORES GRATUITOS
O Mendeley é um gestor de referências bibliográficas gratuito desenvolvido pela editora holandesa Elsevier.
Para fazer o download do Mendeley, clique aqui.
O Zotero é um gestor de referências bibliográficas gratuito criado pelo Roy Rosenzweig Center for History and New Media da George Mason University e desenvolvido pela Digital Scholar, uma organização tecnológica americana sem fins lucrativos.
Para fazer o download do Zotero, clique aqui.
GESTORES SUBSCRITOS
O EndNote é um gestor de referências bibliográficas cujo acesso depende da subscrição da plataforma Web of Science da Clarivate, apenas garantida enquanto se pertencer à comunidade académica ENSP NOVA, através dos dados da conta institucional.
Na ENSP NOVA os trabalhos devem seguir as recomendações do Guia de Orientação para a Elaboração de Trabalhos Académicos, onde existe uma secção expressamente dedicada às referências bibliográficas e aos estilos de citação, com exemplos práticos.
Na área da Saúde Pública, os estilos de citação mais utilizados nas publicações científicas são os seguintes:
- O estilo Vancouver: Pode consultar exemplos nos guias oficiais do estilo Vancouver aqui e aqui. Para pesquisar a abreviação dos títulos da National Library of Medicine, clique aqui.
- O estilo APA: Guias oficiais do APA Style.
No contexto da promoção da Ciência Aberta e com o propósito de tornar os resultados científicos cada vez mais transparentes e replicáveis, as agências de financiamento europeias e nacionais têm vindo a implementar boas práticas de Gestão de Dados de Investigação (GDI), concretizadas na construção de Planos de Gestão de Dados e na promoção do depósito de dados de investigação em repositórios abertos fidedignos, seguindo-se os princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable).
A equipa da Biblioteca recomenda a consulta dos seguintes guias, desenvolvidos pelo Fórum de Gestão de Dados de Investigação* :
- 10 razões para depositar dados de investigação em repositórios;
- Como preparar dados para depositar e publicar no repositório;
- Como identificar um repositório confiável: Dicas práticas para investigadores, gestores de dados e de ciência.
* O Fórum GDI resultou do desenvolvimento de projetos e infraestruturas de informação e dados científicos, no âmbito da FCT-FCCN, do projeto RCAAP e de várias instituições de investigação e ensino superior e no contexto da construção da Política Nacional de Ciência Aberta.