A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA) deu início ao Advanced Healthcare and Leadership Program, uma formação de excelência que visa capacitar as lideranças para os desafios do setor da saúde. A sessão inaugural, que decorreu no dia 22 de março, contou com a presença da diretora da ENSP NOVA, Sónia Dias, do subdiretor, Rui Santana, de Adalberto Campos Fernandes, docente da ENSP NOVA e coordenador do curso, que destacaram a relevância desta iniciativa e a sua ligação com a missão da Escola. Seguiu-se uma primeira palestra de Josep Figueras, diretor emérito European Observatory on Health Systems and Policies
Na abertura da sessão, Sónia Dias reforçou o compromisso da ENSP NOVA com a inovação na formação e investigação em saúde, sublinhando a importância do desenvolvimento de competências estratégicas e de uma liderança transformadora para responder às crescentes complexidades dos sistemas de saúde. A diretora aproveitou ainda para agradecer aos coordenadores do curso, Adalberto Campos Fernandes e Ricardo Mestre, pelo programa de excelência que desenvolveram.
Sónia Dias recordou que este programa surge numa altura de grandes desafios para toda a sociedade, em particular na área da saúde, que vão desde as emergências em saúde pública, até ao envelhecimento, passando pela sustentabilidade e pela integração de cuidados.
“O Advanced Healthcare Management and Leadership Program foi desenhado para capacitar profissionais que querem liderar a transformação da saúde. O objetivo é proporcionar um espaço de reflexão, aprendizagem e inovação, onde possam adquirir ferramentas essenciais para a gestão estratégica, tomada de decisão e liderança num setor em rápida evolução”, disse a diretora. “Nenhuma mudança acontece sem uma liderança forte e estratégica. E hoje, mais do que nunca, precisamos de líderes capazes de antecipar tendências, tomar decisões baseadas em evidência e mobilizar equipas para a mudança”, acrescentou Sónia Dias.
Também Adalberto Campos Fernandes destacou que este programa representa um marco na formação executiva em Portugal, alinhando-se com as melhores práticas internacionais. Segundo o coordenador, o curso promove uma fusão entre teoria e prática, proporcionando aos participantes uma experiência imersiva que combina conhecimento técnico, visão estratégica e uma forte componente de networking e partilha de experiências.
“Este curso não é apenas sobre adquirir conhecimento, mas sobre transformar a forma como pensamos a gestão e liderança na saúde. Aqui, não há apenas teóricos ou práticos – há um compromisso conjunto para construir soluções inovadoras para o futuro do setor”, afirmou Adalberto Campos Fernandes na sessão de abertura.
O Advanced Healthcare and Leadership Program tem um formato dinâmico, estruturado ao longo dos vários meses de programa, e integra uma abordagem interdisciplinar que combina aulas interativas com especialistas de renome, sessões de trabalho colaborativo e estudos de caso e perspetivas internacionais sobre liderança e inovação em saúde. A presença de líderes de referência e de especialistas nacionais e internacionais garante um diálogo enriquecedor entre os participantes e uma visão abrangente sobre os desafios e oportunidades na área da saúde.