O Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente (CIQSSP) é um curso de extensão universitária que resulta da parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública – Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Brasil e a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.
Destina-se a profissionais de saúde que exerçam, ou pretendam exercer, funções em instituições de saúde nos diferentes níveis de cuidados de saúde: Primários (Atenção Primária), Secundários (Hospitalares) ou Terciário (Cuidados Continuados), do sector público, privado ou social, em Portugal, no Brasil, nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs) e em Timor-Leste.
O CIQSSP é leccionado na modalidade de EAD (ensino à distância), existindo contudo uma parte de ensino presencial, a realizar no início e a meio do curso.
Durante o curso os alunos terão acesso à plataforma MOODLE, que contém um conjunto de materiais, ferramentas e recursos pedagógicos de apoio ao curso, bem como os manuais do mesmo. Paralelamente, existirá apoio tutorial com professores e especialistas nos diferentes temas abordados.
No âmbito de cada módulo serão ainda disponibilizadas sessões dedicadas aos temas em discussão, realizadas por peritos nacionais e internacionais. Essas sessões decorrerão por vídeo-conferência, podendo ser acompanhadas pelos alunos em directo, promovendo a participação activa, ou posteriormente, uma vez que ficarão disponíveis para consulta.
Conheça os livros “Segurança do Doente”
Livro 1 (clique aqui)
Livro 2 (clique aqui)
O curso tem um total de 30 ECTS (European Credits Transfer System) e é constituído por 25 módulos integrados em 5 unidades curriculares/aprendizagem.
Módulos
No final do curso os alunos que concluírem as 5 unidades curriculares/aprendizagem com sucesso obterão um Certificado de Conclusão do Curso de Extensão Universitária, com atribuição dos 30 ECTS.
O Prémio Walter Mendes, no valor de 1.500€, é atribuído pela ENSP NOVA e visa distinguir o(s) melhor(es) aluno(s) de cada edição do Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente.
O valor do prémio deverá ser utilizado para apoio à divulgação de trabalho científico, participação em congresso internacional e/ou a publicação em revista cientifica com open access.
Conheça o regulamento aqui.
Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente: Aspetos Fundamentais
6
Avaliação e Gestão do Risco em Organizações de Saúde
5
Governação em Saúde e Segurança do Paciente
6
Metodologias de Investigação
2
Trabalho Conclusão de Curso
10
As candidaturas a este curso estão atualmente fechadas.
Para mais informações, contacte: gcimagem@ensp.unl.pt ou CIQSSP.secretariado@ensp.unl.pt.
A participação no CIQSSP da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa deu-me as ferramentas para aplicação prática do meu mestrado em Gestão da Qualidade. O curso está muito bem estruturado e a tutoria teve um papel primordial tanto no acompanhamento como na estimulação da participação dos integrantes. O valor acrescentado foi entender a “globalização” da problemática da Segurança do Paciente.
Internal Medicine Specialist & Occupational Health Adviser, Clínica Sagrada Esperança, Luanda
Para os profissionais com especial interesse pelos temas relacionados com a Qualidade em Saúde e Segurança dos Pacientes, o Curso da ENSP NOVA apresenta-se como uma oportunidade que não devemos perder. Ao longo do Curso são abordados, de forma aprofundada, os principais temas relacionados com as dimensões da Qualidade e com as estratégias para reforçar a Segurança dos Cuidados. Esta discussão é enriquecida pelos fóruns em que os alunos, de diversos setores, partilham a sua experiência profissional sobre cada um dos assuntos abordados.
Para além dos fóruns, tanto os trabalhos individuais ou de grupo, como os momentos presenciais, conferem ao curso uma dinâmica excelente e facilitadora na consolidação dos conceitos abordados.
Pela sua estrutura curricular e pela qualidade da organização, este curso é uma mais valia mesmo para profissionais já com experiência nesta área.
Enfermeiro | Departamento de Qualidade e Segurança do Cliente do Hospital Lusíadas Lisboa
Frequentar a 3ª Edição do Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente (CIQSSP) da Escola Nacional de Saúde Publica foi uma experiência muito agradável e extremamente enriquecedora quer a nível profissional como pessoal. Congratulo a iniciativa da escola por possibilitar que profissionais de saúde de diferentes setores e de diversas partes do mundo, tenham a oportunidade de frequentar um curso de elevada qualidade no conforto de sua casa ou de qualquer outro lugar.
As unidades curriculares e conteúdos estavam muito bem estruturados, e os temas abordados foram muito interessantes e atuais. Todos os trabalhos realizados exigiram uma profunda reflexão critica da nossa prática diária. Os fóruns foram um excelente momento de troca de experiências e de aprendizagem, adorei esta partilha com colegas de diferentes países e com realidades distintas.
As tutoras partilharam com a turma o seu conhecimento profundo no âmbito da qualidade e segurança do paciente, estiveram sempre presentes em todos os momentos para nos apoiarem com uma atitude muito positiva e construtiva.
Curso exigente e muito estimulante!
Enfermeira – Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos | Unidade Local de Saúde do Nordeste, Portugal
Chamo-me Cláudia Mello, sou médica, do Rio de Janeiro/Brasil. Atualmente Subsecretária de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Minha introdução a temática da Segurança do Paciente vem desde 2010, quando nosso ícone nacional Dr. Walter Mendes visitou nossa Organização e nos despertou para a grandiosidade e importância do movimento mundial que se ampliava, a época. Desde então, segui um caminho institucional e pessoal na militância por propagar o tema. Sou tutora pela ENSP/FIOCRUZ Rio de janeiro, nos cursos de especialização em EAD de Qualidade e Segurança do Paciente, desde a primeira versão em 2014.
Neste contexto, percebi e necessidade de ampliar minha qualificação e me tornar especialista em Segurança do Paciente, optei por um curso internacional em busca da revisão dos conceitos fundamentais da temática e que, para além do conhecimento técnico, me trouxesse a possibilidade de interlocução com outras realidades e países. Assim, declaro que o resultado ao que busquei foi para além de minhas expectativas. Toda a estruturação do curso foi de meu agrado, mas há pontos ímpares que desejo ainda elencar: os Fóruns de discussão durante as atividades, as trocas em trabalhos de grupo com colegas de outros países, a convivência durante o presencial em Lisboa e as visitas aos Hospitais locais de Portugal!
Enfim, UMA EXPERIÊNCIA GRANDIOSA E QUE JÁ DEIXOU SAUDADE!
“Não podemos modificar a condição humana, porém, podemos modificar as condições em que nós humanos trabalhamos”. James Reason BMJ/2000.
Médica, Superintendente de Vigilância Sanitária, Rio de Janeiro, Brasil
A participação no Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente veio dar-me ferramentas teóricas e práticas para as diversas temáticas acerca da Segurança do doente, principalmente em contexto hospitalar. O curso está muito bem estruturado, oferecendo uma grande diversidade de conteúdos científicos, sendo fundamental a partilha das diferentes realidades profissionais nos vários fóruns propostos.
Um curso com ritmo acelerado, onde a constante submissão de trabalhos nos proporciona o contato com as mais diversas temáticas e a sensibilização para as suas fragilidades. A nível pessoal, permitiu-me abrir horizontes e acreditar que é possível, com pequenas melhorias e método de trabalho alcançar-se constantes patamares de melhoria nos nossos locais de trabalho. Uma alavanca para a melhoria continua e para possibilitar aos nossos doentes uma prestação de cuidados de saúde SEGUROS.
Acredito que esta próxima edição continuará de extrema qualidade e completamente em sintonia com o próximo desafio global da OMS, “Towards eliminating avoidable harm in Heath CARE” (2021-2030). Aproveitem.
Técnica Superior nas áreas de Diagnóstico e Terapêutica de Farmácia no CHLO, Hospital de Santa Cruz
Entre em contacto connosco para mais informações