Uma formação que prepara os profissionais para analisar e influenciar as políticas de saúde, utilizando ferramentas económicas para promover sistemas de saúde mais eficientes e equitativos.
Área do conhecimento: Economia da Saúde
No final da formação, os participantes serão capazes de aplicar conceitos económicos aos cuidados de saúde, analisar o desempenho do SNS sob uma perspectiva económica e política, identificar lacunas e alternativas para melhoria, e desenvolver competências para implementar mudanças eficazes. Além disso, deverão reconhecer o papel dos stakeholders, suas motivações e barreiras, e propor ações para alinhar esforços com o interesse público.
Após a apresentação dos principais conceitos, esta formação irá aprofundar aspetos centrais da economia política da saúde, nomeadamente a envolvente macroeconómica, o perfil de morbilidade da população, articulação entre público e privado no financiamento e prestação, o papel das associações de doentes. Estes conhecimentos enquadram aspetos fundamentais da política de saúde e irão permitir uma melhor compreensão e leitura crítica dos contributos científicos nesta área aos mesmo tempo que facilitarão a aquisição de uma maior capacidade de reflexão e de ação em termos de políticas de saúde, em Portugal e no mundo.
A atribuição de 4 ECTS pressupõe resultado positivo em avaliação final.
-
Sessões (28 horas)
2ª feira | 9h30 - 13h10
As candidaturas a este curso estão atualmente fechadas.
(Alunos da ENSP NOVA têm condições preferenciais – por favor contacte os Serviços Académicos ou o Secretariado dos Cursos).
(Sócios da AAA ENSP NOVA beneficiam de 10% de desconto sobre o valor de referência).
Entre em contacto connosco para mais informações