Mestrados

Promoção da Saúde

ENSP-NOVA

O Curso de Mestrado em Promoção da Saúde assenta no valor da saúde como um direito humano fundamental e tem a equidade, a participação, a promoção da literacia em saúde e a capacitação individual e coletiva como eixos centrais.

Tem como finalidade desenvolver competências a diferentes níveis para melhorar a capacidade de intervenção para a mudança - individual, organizacional, social e política - com vista a uma maior liberdade de escolha informada, capacidade de transformação social e melhor qualidade de vida para todos. Pretende-se, assim, que os alunos desenvolvam os conhecimentos e as competências necessários à ação em promoção da saúde, nomeadamente ao nível do planeamento, facilitação da mudança, advocacia, mediação, comunicação e liderança, assentes numa base de valores éticos e evidência científica. Pretende-se igualmente que desenvolvam a capacidade para investigar e contribuir para o desenvolvimento do conhecimento em promoção da saúde.

Destina-se a licenciados em áreas ligadas à saúde (entendida no seu conceito mais amplo) e com uma forte motivação para vir a ser um promotor de saúde.

Este mestrado foi construído ao longo dos anos de experiência internacional, no âmbito do European Master in Health Promotion, e como ramo de especialização do Mestrado de Saúde Pública da ENSP-NOVA, tendo-se autonomizado. Consiste num investimento coerente e integrador entre formação, prática e investigação.

 

ACREDITAÇÃO

Este curso é acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e pela International Union for health Promotion & Education.

 

Saídas Profissionais

Serviços de saúde | Poder local (nos seus vários domínios de ação, como o trabalho nas autarquias, na Rede Social ou Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, nas iniciativas para um envelhecimento saudável) | Setor da Educação | Ação social, em IPSS, ou outras organizações cívicas |  Conceção de programas, planeamento e desenvolvimento de projetos no domínio da Promoção da Saúde.

Estando reconhecido internacionalmente, o Mestrado em Promoção da Saúde poderá dar acesso a carreiras específicas desta área do conhecimento, nomeadamente em países onde ela existe, como o Reino Unido, Irlanda, Estados Unidos da América, Austrália.

 

Coordenação

Prof.ª Doutora Ana Rita Goes (Coordenadora)

Prof.ª Doutora Isabel Loureiro (Coordenadora Adjunta)

Prof.ª Doutora Sónia Dias (Coordenadora Adjunta)

 

Mensagem do Coordenador

 

 

SECRETARIADO

Manuela Santos
Tel.+351 217 512 169
E-mail mmsantos@ensp.unl.pt

 

Unidade Curricular ECTS
  1º Ano
Fundamentos da Saúde Pública 4
Comunicação em Saúde 3
Epidemiologia 4
Estatística 4
Estratégias de Ação e Planeamento em Saúde 4
Promoção da Saúde Mental 3
Promoção da Saúde e Prevenção da Doença no Ciclo de Vida 3
Direito e Ética em Saúde Pública 4
Métodos de Investigação Social em Saúde 4
Sociedade, Saúde e  Estilos de Vida 4
Poder Local e Promoção da Saúde 4
Princípios e Estratégias em Promoção da Saúde 4
Opções Livres 15
2º Ano
Dissertação 60

 

Duração:  2 anos letivos | outubro 2020 a julho 2022

2 Anos Letivos [out 2020 - jul 2022]
Ano 1
Unidades curriculares obrigatórias
5ª e 6ª feira | 16h30 - 22h10  
Unidades curriculares opcionais
4ª feira (tarde) e/ou sábado (manhã)
Ano 2
Dissertação de Mestrado
3 Seminários de Investigação / semestre | 5º feira

RESUMO DE DATAS

 

2ª Fase de candidaturas

Candidatura: 4 de agosto a 1 de setembro
Seleção: 7 a 10 de setembro

Publicação da lista de admitidos: até 25 de setembro
Matrícula: entre 25 e 29 de setembro

 

Candidatura

A candidatura é feita online, através do preenchimento de formulário eletrónico devendo ser anexados os comprovativos do(s) grau(s) académico(s) e outros elementos curriculares que o candidato considere relevantes.

O Júri pode pedir a apresentação dos documentos originais aquando da realização da prova de entrevista.

 

Requisitos

  • Diploma do 1º ciclo de estudos com um grau académico (licenciatura) em áreas ligadas à saúde, entendida no seu amplo conceito (ex.: enfermagem, medicina, comunicação, psicologia, sociologia, direito, nutrição, motricidade humana, biologia, gestão, economia, ciências políticas, ciências da educação, ação social)
  • Forte motivação para trabalhar em Promoção da Saúde

 

Seleção

As candidaturas serão avaliadas por um júri, com base na documentação submetida e numa prova de entrevista, considerando os seguintes critérios:

  • Classificação da licenciatura (25%)
  • Currículo académico (20%), científico (10%) e profissional (20%)
  • Avaliação global (25%), incluindo​ motivação, capacidade de comunicação, propostas de investigação e condições para progressão no ciclo de estudos.

 

O curso realiza-se com um mínimo de 10 alunos e um máximo de 25 alunos.

 

Encargos

Taxa de candidatura - €51,00

 

Propinas