Guião para apoio à candidatura (pdf)
Para mais informações contacte os Serviços Académicos da ENSP: academicos@ensp.unl.pt
Guião para apoio à candidatura (pdf)
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O Mestrado em Saúde Pública tem como finalidades o desenvolvimento e aquisição de conhecimentos científicos e competências avançadas para o estudo e investigação no domínio da Saúde Pública.
Para tal, pretende-se que os alunos:
Potenciais saídas profissionais:
- Instituições nacionais e internacionais, Departamentos e Serviços, públicos, privados e do setor social, onde poderão desenvolver atividades no âmbito das diferentes áreas da saúde pública, nomeadamente de epidemiologia, das políticas e administração de saúde, da saúde ambiental e ocupacional, da economia da saúde, do planeamento em saúde, da promoção da saúde entre outras;
- Carreira académica em instituições de ensino superior, centros de investigação e empresas que atuem nas áreas da saúde pública, nomeadamente de epidemiologia, das políticas e administração de saúde, da saúde ambiental e ocupacional, da economia da saúde, do planeamento em saúde, da promoção da saúde entre outras;
- Atuar na área da Saúde global, em agências internacionais, bilaterais ou multilaterais, organizações não governamentais e empresas de consultoria do setor.
Este curso é acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.
De acordo com os últimos dados disponíveis do Observatório para a inserção profissional da Universidade Nova de Lisboa[1], a taxa de emprego dos alunos mestres pela ENSP-NOVA[2], um ano após a conclusão do seu programa educacional, é de 96%.
Cerca de 93% dos Mestres pela ENSP-NOVA voltariam a escolher o mesmo estabelecimento de ensino para realizar as suas formações e cerca de 93% voltariam a escolher o mesmo curso.
[1] Dados do inquérito feito em 2015, aos alunos que fizeram os cursos de 2012-2013.
[2] Mestrado em Gestão da Saúde e Mestrado em Saúde Pública.
Prof. Doutor Paulo Sousa (Coordenador)
(Consulte a Mensagem Coordenador)
Prof.ª Doutora Andreia Leite (Coordenadora Adjunta)
Manuela Santos
Tel.+351 217 512 169
E-mail mmsantos@ensp.unl.pt
Unidade Curricular | ECTS |
1º Ano | |
Fundamentos da Saúde Pública | 4 |
Estatística | 4 |
Estratégias de Ação e Planeamento em Saúde | 4 |
Economia da Saúde | 4 |
Princípios e Estratégias de Promoção da Saúde | 4 |
Programas de Saúde Baseados na Evidência | 4 |
Epidemiologia | 4 |
Direito e Ética em Saúde | 4 |
Métodos de Investigação Social em Saúde | 4 |
Saúde Ocupacional e Ambiental | 4 |
Políticas e Gestão em Saúde | 4 |
Opções Livres | 16 |
2º Ano | |
Dissertação | 60 |
Total | 120 |
Consulte aqui os objetivos e programa das unidades curriculares
2 Anos Letivos [out 2021 - jul 2023] |
Ano 1 |
Unidades curriculares obrigatórias 5ª e 6ª feira | 16h00 - 21h40 |
Unidades curriculares opcionais 4ª feira (tarde) e/ou sábado (manhã) |
Ano 2 |
Dissertação de Mestrado 3 Seminários de Investigação / semestre | 5º feira |
3 Anos Letivos [out 2021 - jul 2024] |
Ano 1 e 2 |
Unidades curriculares obrigatórias 5ª e 6ª feira | 16h00 - 21h40 |
Unidades curriculares opcionais 4ª feira (tarde) e/ou sábado (manhã) |
Ano 3 |
Dissertação de Mestrado 3 Seminários de Investigação / semestre | 5º feira |
Nota 1: a carga horária do tempo parcial depende das Unidades Curriculares escolhidas em cada ano letivo.
Nota 2: Estão planeadas algumas sessões na modalidade de ensino não presencial.
1ª Fase de candidatura
Candidatura: 7 de abril a 30 de junho
Seleção: 6 a 14 de julho
Publicação das lista provisórias: 14 de julho
Matrícula: entre 2 a 5 de agosto
2ª Fase de candidatura
[Só terá lugar se o nº total de vagas não for preenchido na 1ª fase]
Candidatura: 2 de agosto a 1 de setembro
Seleção: 6 a 10 de setembro
Publicação da lista provisórias: 10 de setembro
Matrícula: entre 28 e 30 de setembro
A candidatura ao Mestrado em Saúde Pública é feita online, através do preenchimento de formulário próprio. Deve ser anexada a documentação comprovativa do grau de licenciatura ou equivalente.
Outros elementos curriculares que o candidato entenda relevantes deverão ser anexados ao formulário.
Guião para candidatura (pdf)
Os candidatos são selecionados por análise curricular e poderão ser submetidos a prova de seleção eliminatória (entrevista individual), por um júri constituído para o efeito. Serão admitidos a entrevista os candidatos que obtenham nota igual ou superior a 12 com base na apreciação curricular (considerando para tal 60% no mérito académico e a 40% na experiência profissional).
Após entrevista os candidatos serão selecionados de acordo com a classificação final obtida pelos critérios abaixo. Serão admitidos os candidatos com classificação final de 14 ou superior, em condições excecionais poderão ser admitidos os candidatos com nota de 12 (inclusive) a 14.
Critério de avaliação
Mérito Académico (40%) | Peso |
Percurso académico do candidato e graus académicos adquiridos | 50% |
Atividade científica | 30% |
Outra formação e estágios | 20% |
Experiência Profissional (20%) | |
Avaliação global do percurso do candidato atendendo à sua formação e faixa etária | 75% |
Outras competências (domínio lingua inglesa, conhecimentos informática, atividades de valor social) | 25% |
Entrevista (40%) | |
Capacidade de comunicação verbal | 40% |
Motivação do candidato | 30% |
Perspetivas futuras | 30% |
Classificação final da entrevista (média aritmética) na escala de 0-20 |
Nota: Serão considerados como critérios de desempate a classificação de mérito académico, seguida de classificação da experiência profissional e por último da classificação da motivação.
Taxa de candidatura - € 51,00
Miguel Peralta
Foi com muito agrado que realizei o Mestrado em Saúde Pública na ENSP. Na minha vida académica e profissional, focada na investigação, tinha interesse em abordar temas da saúde pública. Assim, procurei por cursos que me permitissem aprofundar os meus conhecimentos. No topo das minhas pesquisas estava o Mestrado em Saúde Pública na ENSP, pelo prestígio da instituição e por recomendações de alumni decidi candidatar-me. Na ENSP encontrei um corpo docente muito qualificado e com experiência profissional e científica, mas acima de tudo com grande responsabilidade pelo ensino e disponibilidade para debater qualquer tema ou dúvida. O clima de partilha de conhecimento que existe na ENSP foi uma das principais razões para o meu desenvolvimento durante o curso e satisfação com o curso. Esta foi uma experiência gratificante a nível pessoal e académico, que recomendo a quem tenha interesse na área da saúde pública.
Sónia Rodrigues
O Mestrado em Saúde Pública da ENSP, com um currículo tão amplo e diversificado, prima sem dúvida pela qualidade e empenho dos profissionais envolvidos, que contribuíram fortemente para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Adicionalmente, frequentar uma escola tão orientada para a investigação científica mas na qual impera um ambiente tão familiar, constituiu uma grande experiência, que recomendo vivamente.
Adilson Marques
Fiz o mestrado em saúde pública na ENSP. Depois de procurar um curso em epidemiologia ou saúde pública em várias instituições escolhi a ENSP. Os motivos que pautaram a minha escolha foram o reconhecimento público da instituição, a qualidade do ensino e do corpo docente. Durante a minha passagem pela ENSP pude comprovar que é uma instituição de elevada qualidade, com um corpo docente muito qualificado e com experiência profissional e científica. Paralelamente a isso, enfatizo também a qualidade do ensino, que, através de diferentes metodologias, potenciam a aprendizagem dos alunos durante as atividade letivas. Saliento ainda a relação entre professores e alunos, que é uma das caraterísticas da escola que mais me marcou, porque a escola tem um ethos escolar caraterizado pela proximidade e informalidade, permitindo que os alunos abordem facilmente os professores para esclarecimentos de dúvidas, partilha de experiências, realização de projetos científicos e mesmo para o tratamento de questões burocráicas. Entrei com grande expetativa na ENSP e saí muito satisfeito, com vontade de preservar a ligação com a instituição.
Sonia Roque
O CMSP é um curso com toda a abrangência da Saúde Pública que permite aos seus alunos tomar contacto com conhecimentos fundamentais para o exercício,desenvolvimento e investigação na área. Além do interesse e oportunidade dos conteúdos e das temáticas do curso, só enaltecida pela riqueza de recursos disponíveis na ENSP, é indispensável referir que pela interação com outros profissionais o CMSP permite um grande crescimento pessoal e profissional.
Ana Marta Moniz
O CMSP é um mestrado bastante completo e versátil. O plano curricular permite que os alunos escolham a área com a qual se identificam, tanto pelo tronco comum, como através da vasta escolha de unidades curriculares opcionais. Pessoalmente direccionei o meu plano de estudos para a área das Políticas e Gestão em Saúde, tendo tido a possibilidade de escolher disciplinas como, Financiamento e Análise Financeira, Economia e Políticas em Saúde e International Health, com as quais pude conhecer o estado de arte da Saúde em Portugal e pelo Mundo. Uma vez que, as aulas são leccionadas por docentes que têm igualmente experiência profissional na temática que abordam, são sempre expostas de uma forma muito prática e objectiva, o que ajuda bastante a compreender o que nos é transmitido e o que se passa na realidade, como também a trilhar o nosso caminhoindividual de futuro . Nesta escola encontrei um espírito de entreajuda muito grande entre os colegas quer do mesmo curso, quer de outros que ocorrem em paralelo. O corpo docente, exigente e dedicado, sempre se mostrou muito disponível para nos ajudar nos trabalhos a realizar, apresentando uma imensa abertura a novas ideias e na concretização das mesmas.
Diana Fernandes da Terra
O mestrado de saúde pública foi uma escolha individual dentro das necessidades sentidas nas funções que cumpria, mas acima de tudo constitui-se como um complemento essencial à minha formação de especialista hospitalar na área das doenças infecciosas. Com o esforço inerente a manter a atividade clínica em junção com a atividade de discente do ensino pós-graduado, foi sentido como uma lufada de ar fresco. As novas áreas impulsionaram a pesquisa de conhecimento e estimularam novos projetos de trabalho e investigação, constituindo-se como um desafio para abandonar a área de conforto da minha formação de base. Do ponto de vista humano, a turma com elementos com formações diversificadas e experiências de vida muito díspares, funcionou como um elo essencial de motivação e apoio mútuo, que à partida não estaria à espera.